O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora

Questões de Concursos

Foram encontradas 624 questões

Q988643 Pedagogia

Segundo os Parâmetros e Indicadores de Qualidade para os Centros Municipais de Educação Infantil de Curitiba, as crianças têm direito ao desenvolvimento da curiosidade, imaginação e capacidade expressiva. Com relação à oralidade, à leitura e à escrita, considere os seguintes objetivos:


1. Proporcionar um ambiente educativo com diferentes vivências e situações de interação entre crianças e profissionais, para que possam expressar desejos, necessidades e sentimentos por meio da linguagem oral e escrita.

2. Oportunizar diferentes práticas educativas voltadas ao desenvolvimento da oralidade infantil.

3. Possibilitar às crianças o uso da linguagem escrita, através de diferentes portadores de texto, favorecendo seu processo de inserção no mundo letrado.

4. Promover o hábito da discussão, da leitura, do registro e da reflexão no CMEI.


Assinale a alternativa que corresponde aos objetivos contemplados no referido documento:

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q988642 Pedagogia
Tendo como base as Diretrizes Municipais da Educação Infantil (CURITIBA, 2016), acerca dos princípios e fundamentos que orientam a prática pedagógica nas instituições da rede municipal de ensino, é correto afirmar:
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q988641 Pedagogia

As Diretrizes Municipais da Educação Infantil (CURITIBA, 2016) afirmam que o currículo da Educação Infantil precisa ser aberto e vivo, pois “a integralidade da criança requer dos(as) professores(as) que com ela atuam um alargamento de suas ações, assim como uma maneira própria de ser professor(a), considerando a especificidade dessa faixa etária”, a fim de promover práticas educativas que propiciem às crianças:


1. compor uma identidade em relação à cultura que lhes é apresentada e com a qual poderão estabelecer semelhanças e diferenças.

2. constituir-se em sujeitos capazes de se apropriar, de forma crítica e autônoma, de linguagens, conhecimentos, instrumentos, procedimentos, atitudes, valores e costumes da cultura em que estão inseridos.

3. construir a atitude, quando desafiadas, de busca por compreender o mundo.


Assinale a alternativa correta.

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q988640 Pedagogia

O binômio cuidar e educar, entendido como um processo único, evidencia nessas ações dimensões profundamente imbricadas que se complementam, exigindo do profissional que atua com a criança pequena a compreensão de que, ao cuidar se educa e, educando se cuida. Levando em consideração essa afirmação e tendo como parâmetro as indicações no documento “Sinais de Alerta: a educação e o cuidado permanente das crianças” (SME Curitiba), para observá-las em seu desenvolvimento pleno e integral, com atenção às suas especificidades e necessidades individuais, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F):


( ) Na organização do tempo para os momentos de atenção pessoal, a professora precisa garantir a possibilidade de realizar um ritual que envolva a criança pequena nas ações de cuidado, despertando-a para a consciência de si, pela nomeação do corpo, dos sentimentos e da necessidade do asseio para o seu bem-estar.

( ) O cuidado do bebê pelo adulto exige disponibilidade emocional, o que implica certa empatia que lhe permite desenvolver afeto e interesse por introduzir o bebê no mundo da cultura, pela palavra que antecipa, acalma e envolve, enquanto o gesto acolhe e dirige a ação para atendê-lo em sua necessidade.

( ) Alguns sinais que devem preocupar os professores acerca da visão de bebês: não brinca com as mãos na frente dos olhos, deixa de explorar partes do corpo (ex.: levar o pé à boca) e de interagir com as pessoas pelo contato visual.

( ) Num ambiente preparado para crianças de 3 anos realizarem desafios de movimentação com objetos diversos dispostos em suportes – tablados e mesas –, a professora deve estar alerta quanto a alguns desajustes ou disfunções no desenvolvimento neuropsicomotor delas que podem se manifestar: esbarrar em muitos obstáculos, derrubar objetos e não conseguir agarrá-los, não brincar de encaixar, rosquear ou empilhar.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q988639 Pedagogia

Segundo o que as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI) estabelecem em suas propostas pedagógicas, a criança é o centro do planejamento curricular. Assim, as práticas cotidianas devem propiciar que as crianças interajam, brinquem, vivenciem situações diversas de aprendizagem e construam saberes significativos em relação aos seus interesses, necessidades e demandas. Nesse sentido, considere as seguintes situações:


1. Numa sala de crianças de 20 meses, duas delas se aproximam de uma pequena estante onde há uma cestinha com bonecas e paninhos. Uma das crianças pega a cesta e se senta no tapete; a outra emite a palavra “neneim” e se senta junto, pegando um paninho. Elas se olham e uma observa a outra enquanto manifestam gestos de ninar a boneca.

2. Em uma turma de crianças de 5 anos, todos os dias a professora escreve no quadro a data e o nome do CMEI, enquanto as crianças observam atentas. Em seguida, a professora lê o que escreveu para despertar o interesse das crianças pela linguagem escrita e propõe que elas copiem, em um pequeno caderno de desenho, e depois desenhem como está o dia, se tem sol, se está nublado ou se chove.

3. Numa tarde ensolarada, uma turma de crianças de 3 anos está no parque. A professora percebe pequenos grupos de crianças em diferentes brinquedos e que uma delas está próxima ao muro, agachada. Aproximando-se dela, a professora lhe pergunta o que está acontecendo, ao que ela responde: “Uma passeata de formigas, elas estão indo salvar a rainha, eu vi no desenho”, então a professora continua "E o que acontece depois?".

4. Uma turma de crianças de 4 anos está muito envolvida em observar uma lagarta que apareceu no galho da pequena árvore próxima à janela. A professora então propõe ao grupo fazerem um registro todos os dias para acompanhar o que acontece. As crianças fazem desenhos e a professora registra com a escrita o que elas perceberam ao observar a lagarta.


Correspondem a exemplos pertinentes à prática educativa em acordo com as DCNEI:

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Respostas
1: C
2: B
3: E
4: E
5: D