Questões de Concurso Sobre serviço social para if-sc

Foram encontradas 20 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Ano: 2017 Banca: IF-SC Órgão: IF-SC Prova: IF-SC - 2017 - IF-SC - Assistente Social |
Q870620 Serviço Social

Conforme o estabelecido pelo Código de Ética Profissional do Assistente Social de 1993, associe a segunda coluna com a primeira:


I. Princípios fundamentais

II. Direitos do assistente social

III. Deveres do assistente social na relação com os usuários

IV. Direitos do assistente social na relação com as instituições empregadoras e outras

V. Deveres do assistente social na relação com as instituições empregadoras e outras


( ) Participação na elaboração e gerenciamento das políticas sociais, e na formulação e implementação de programas sociais.

( ) Contribuir para a correlação de forças institucionais, apoiando as legítimas demandas de interesse da população usuária.

( ) Democratizar as informações e o acesso aos programas disponíveis no espaço institucional, como um dos mecanismos indispensáveis à participação dos/as usuários/as.

( ) Ter livre acesso à população usuária.

( ) Exercício do serviço social sem ser discriminado/a, nem discriminar, por questões de inserção de classe social, gênero, etnia, religião, nacionalidade, orientação sexual, identidade de gênero, idade e condição física.


Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de associação, de cima para baixo.

Alternativas
Ano: 2017 Banca: IF-SC Órgão: IF-SC Prova: IF-SC - 2017 - IF-SC - Assistente Social |
Q870618 Serviço Social

Sobre o que dispõe a Lei Orgânica da Assistência Social coloque (V) para verdadeiro e (F) para falso.


( ) O financiamento dos benefícios, serviços, programas e projetos estabelecidos nesta lei poderá ser realizado com os recursos da União, dos Estados, do Distrito Federal, dos Municípios, do empregador, da empresa e da entidade a ela equiparada na forma da lei, incidentes sobre a folha de salários e demais rendimentos do trabalho pagos ou creditados à pessoa física que lhe preste serviço.

( ) O financiamento da assistência social no SUAS deve ser efetuado mediante cofinanciamento de pelo menos dois entes federados, devendo os recursos alocados nos fundos de assistência social ser voltados à operacionalização, prestação, aprimoramento e viabilização dos serviços, programas, projetos e benefícios desta política.

( ) Entendem-se por benefícios eventuais as provisões suplementares e provisórias que integram organicamente as garantias do SUAS e são prestadas aos cidadãos e às famílias em virtude de nascimento, morte, situações de vulnerabilidade temporária e de calamidade pública. Por isso, O CNAS, ouvidas as respectivas representações de Estados e Municípios dele participantes, poderá propor, na medida das disponibilidades orçamentárias das três esferas de governo, a instituição de benefícios subsidiários no valor de até vinte por cento do salário-mínimo para cada criança de até 6 seis anos de idade.

( ) A utilização dos recursos federais descentralizados para os fundos de assistência social dos Estados, dos Municípios e do Distrito Federal será declarada pelos entes recebedores ao ente transferidor, anualmente, mediante parecer técnico submetido à apreciação do respectivo órgão, que comprove a execução das ações na forma de regulamento.

( ) O benefício de prestação continuada é a garantia de um salário-mínimo mensal à pessoa com deficiência e ao idoso com sessenta e cinco anos ou mais que comprovem não possuir meios de prover a própria manutenção nem de tê-la provida por sua família. Entretanto, mediante proposta ao Poder Executivo, o Conselho Nacional de Assistência Social, por decisão da maioria simples de seus membros, poderá propor a alteração dos limites de renda mensal per capita, respeitados o orçamento da seguridade social e a disponibilidade do Fundo Nacional de Assistência Social.


Marque a opção que contenha a sequência CORRETA, de cima para baixo:

Alternativas
Ano: 2017 Banca: IF-SC Órgão: IF-SC Prova: IF-SC - 2017 - IF-SC - Assistente Social |
Q870616 Serviço Social

A divisão sexual do trabalho é categoria fundamental para analisar as relações de trabalho na contemporaneidade. Mirla Cisne informa que “Essa divisão segmenta os trabalhos de homens e mulheres e hierarquiza tais trabalhos de forma a subalternizar os considerados naturalmente femininos em relação aos considerados naturalmente masculinos. O acesso das mulheres às profissões adequadas ao sexo feminino, todavia, não se desenvolve naturalmente (CISNE, 2012, p. 109). Analise as alternativas abaixo e responda se estão verdadeiras ou falsas.


( ) A divisão sexual do trabalho resulta de um sistema patriarcal capitalista e confere posições diferentes para homens e mulheres no mercado de trabalho.

( ) A divisão sexual do trabalho foi construída socialmente no bojo das relações capitalistas de produção mas foi superada com a inserção das mulheres no mercado de trabalho.

( ) A divisão sexual do trabalho muitas vezes não é percebida e nem problematizada devido à naturalização da subalternidade das mulheres, dos papéis por elas desempenhados e das relações de exploração a que são submetidas.

( ) A ampla inserção das mulheres no mercado de trabalho, principalmente aquelas residentes das áreas urbanas, não alterou as responsabilidades que lhes foram conferidas historicamente na realização do trabalho domésticos e pelos cuidados familiares.


Marque a opção que contenha a sequência CORRETA, de cima para baixo:

Alternativas
Ano: 2017 Banca: IF-SC Órgão: IF-SC Prova: IF-SC - 2017 - IF-SC - Assistente Social |
Q870615 Serviço Social

José Paulo Netto, uma das principais referências teóricas na área do Serviço Social, escreveu um texto tratando sobre a crise do capital e as consequências societárias. Ele afirma: “Estas transformações estão vinculadas às formidáveis mudanças que ocorreram no chamado “mundo do trabalho” e que chegaram a produzir as equivocadas teses do “fim da sociedade do trabalho” e do “desaparecimento” do proletariado como classe, mudanças que certamente se conectam aos impactos causados circuitos produtivos pela revolução científica e tecnológica em curso desde meados do século XX [...]” (NETTO, 2012).


Considerando as alterações no “mundo do trabalho” e nos escritos do autor acerca desta temática, assinale a alternativa verdadeira:

Alternativas
Ano: 2017 Banca: IF-SC Órgão: IF-SC Prova: IF-SC - 2017 - IF-SC - Assistente Social |
Q870613 Serviço Social

Segundo Maria da Gloria Gohn (2013), a educação contribui para a criação de uma cultura universal dos direitos humanos, para o fortalecimento dos direitos e liberdades fundamentais do ser humano. Nessa direção, avalie as afirmações adiante e marque com V as verdadeiras e com F as falsas:


I. O Código de Ética do/a Assistente Social, Lei n° 8.662/1993, prevê entre os princípios fundamentais da profissão a defesa intransigente dos direitos humanos e recusa do arbítrio e do autoritarismo.

II. Entre os desafios para a atuação dos/as assistentes sociais na política de educação está aprofundar o debate e a garantia do respeito à diversidade humana, como direitos humanos, considerando a livre orientação e expressão sexual, livre identidade de gênero na perspectiva de uma educação não sexista, não racista, não homofóbica/lesbofóbica/transfóbica.

III. O Plano de Desenvolvimento Institucional do IFSC, PDI 2015-2019, prevê na organização política, pedagógica e administrativa para o seu funcionamento, a diretriz de promover ações inclusivas que visem ao acesso, à permanência e ao êxito do aluno, respeitando os direitos humanos baseados nos princípios de justiça, igualdade, cooperação e compreensão.

IV. Na Política de Educação, o conjunto das competências específicas dos/as assistentes sociais se expressam em ações e abordagens profissionais exclusivamente individuais, frente aos processos de ampliação dos direitos sociais.


Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmativas VERDADEIRAS.

Alternativas
Respostas
1: B
2: C
3: E
4: A
5: C