Questões de Concurso Sobre veterinária para ufmt

Foram encontradas 24 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Ano: 2019 Banca: UFMT Órgão: Prefeitura de Sobral - CE
Q1228348 Veterinária
Em relação à Leishmaniose Visceral (LV) uma das ações de vigilância do reservatório canino é o monitoramento através do inquérito sorológico, que poderá ser realizado em todo o município ou em parte dele, dependendo do seu tamanho e da distribuição do vetor. Em municípios classificados como silenciosos e receptivos para a leishmaniose visceral, e que ainda não tenham estimativa de prevalência conhecida, o estabelecimento do número de cães que devem ser examinados em um inquérito sorológico é de
Alternativas
Ano: 2019 Banca: UFMT Órgão: Prefeitura de Sobral - CE
Q1228115 Veterinária
O Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose Animal (PNCEBT) tem como objetivo baixar a prevalência e a incidência da brucelose e da tuberculose, visando à erradicação. A estratégia de atuação do Programa é baseada na classificação das Unidades da Federação quanto ao grau de risco para brucelose e tuberculose, e na definição de procedimentos de defesa sanitária animal a serem adotados de acordo com essa classificação. As medidas sanitárias do Programa são aplicadas à população de bovinos e bubalinos. No que concerne ao PNCEBT, assinale a afirmação verdadeira.
Alternativas
Ano: 2019 Banca: UFMT Órgão: Prefeitura de Sobral - CE
Q1209461 Veterinária
O conceito de Saúde Única surgiu para traduzir a união indissociável entre a saúde animal, humana e ambiental. A interligação das três áreas da saúde é reconhecida por organizações internacionais como a Organização Mundial da Saúde Animal (OIE) e a Organização Mundial da Saúde (OMS). As interações ecológicas entre os seres humanos e animais acontecem em diversos ambientes e de diferentes maneiras. Essas interações podem ser responsáveis pela transmissão de doenças entre homens e animais, as conhecidas zoonoses. Atente para o que se diz a seguir sobre zoonoses e assinale com V o que for verdadeiro e com F o que for falso.
(    ) As zoonoses podem ser transmitidas diretamente pelos animais ou indiretamente pelo consumo de produtos de origem animal contaminados, por meio de picadas do inseto vetor ou através de resíduos da produção, que podem contaminar o meio ambiente. (    ) De acordo com estudos filogenéticos de agentes zoonóticos, ocorre tanto a transmissão de origem animal para humanos, quanto de origem humana para animais; exemplos de transmissão doméstica de origem animal incluem casos de tuberculose e de teníases. (    ) Já é sabido que o aquecimento climático, a exploração de novas fronteiras agrícolas e a introdução de vetores como roedores e mosquitos em áreas urbanas alteram a dinâmica de transmissão das zoonoses. (    ) Prever o surgimento ou a volta de epidemias é difícil, mas o ponto chave da prevenção de zoonoses emergentes é realizar a identificação precoce de agentes patogênicos em animais e responder rapidamente antes que a doença se torne uma ameaça para a população humana. (    ) Um bom plano de controle de epidemias abrange vigilância; investigação e treinamento de resposta a surtos; rede de laboratórios; formulação de estratégias para conter as ameaças de doenças ao avaliar seu comportamento; e o preparo para desastres e pandemias, de acordo com cada situação.
Aa sequência correta, de cima para baixo, é:
Alternativas
Ano: 2019 Banca: UFMT Órgão: Prefeitura de Sobral - CE
Q1195959 Veterinária
O abandono e os maus-tratos de animais são crime e, por isso, devem ser denunciados e punidos. O ataque a qualquer animal é um ato de covardia, e, diante disso, a pessoa que toma conhecimento deve ir até a delegacia de polícia mais próxima para lavrar o respectivo boletim de ocorrência. A denúncia de maus-tratos é legitimada pela Lei Federal Nº 9605/98, que considera crime passível de pena, os maus-tratos e abusos contra animais. Sobre o que dispõe esta Lei, são feitas as afirmações a seguir:
I. Considera essas práticas como crime ambiental. II. É crime contra a fauna praticar atos de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais domésticos ou domesticados e, no caso de animais silvestres, nativos ou exóticos, esta Lei não prevê pena alguma, deixando isso a cargo do IBAMA, que tem legislação própria nesse sentido. III. Incorre nas mesmas penas quem realizar experiência dolorosa ou cruel em animal vivo, a não ser que seja para fins didáticos ou científicos. IV. A pena prevista é de 6 meses a 1 ano de detenção.
É correto o que se afirma em
Alternativas
Ano: 2014 Banca: UFMT Órgão: UFMT Prova: UFMT - 2014 - UFMT - Médico Veterinário |
Q860355 Veterinária

Considerando que é obrigação do Médico Veterinário preservar e promover o bem-estar animal e que os procedimentos cirúrgicos em animais são tratados pela Resolução do CFMV N.º 877, de 15 de fevereiro de 2008, analise as afirmativas.


I - A castração utilizando anéis de borracha em ruminantes é uma prática permitida, desde que se utilize anestesia local.

II - A caudectomia em ruminantes, sem indicação clínica, é permitida apenas em ovinos de raças lanadas, desde que previamente submetidos à anestesia e analgesia.

III - A cordectomia em cães, sem indicação clínica, é permitida, desde que previamente submetidos à anestesia e analgesia.

IV - A onicectomia em felinos, sem indicação clínica, é considerada procedimento proibido na prática médico-veterinária.

V - Não é obrigatório o uso de sedação e anestesia local na descorna de bovinos acima de seis meses de idade.


Estão corretas as afirmativas

Alternativas
Respostas
1: A
2: D
3: C
4: B
5: C