O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora

Questões de Concursos

Foram encontradas 183 questões

Q945127 Comunicação Social

Numere, por ordem cronológica, as fases do processo de construção de uma notícia, a começar pelo que seria o ponto de partida, de acordo com estudos sobre a produção de textos jornalísticos.


( ) Pauta.

( ) Edição.

( ) Redação.

( ) Apuração.


A sequência correta dessa ordenação é

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q945126 Comunicação Social

Leia a tirinha a seguir.



A respeito dessa tirinha, é correto afirmar que ela ilustra um dos aspectos concernentes às características técnicas de pauta, apuração, redação e edição de textos jornalísticos informativos, que é

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q945125 Comunicação Social

Sobre as características éticas da linguagem e da atividade jornalística, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir.


( ) Entre o fato e a versão jornalística que se divulga, há todo um processo de percepção e de interpretação que é secundário na atividade dos jornalistas.

( ) Muitos dos problemas éticos levantados na relação com as fontes referem-se à distinção entre o que é público e o que é privado.

( ) O jornalista tem uma delegação ou representação tácita que o autoriza a ser o ouvido e o olho remotos do público, a selecionar e lhe transmitir o que possa ser interessante.

( ) O jornalista deve conjugar sua atividade com seu compromisso com o empregador: desempenhar a tarefa com inteligência, o que significa gerir conflitos de interesse que sempre cercam a administração da informação.


De acordo com as afirmações, a sequência correta é

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q945124 Comunicação Social

Sobre as características técnicas e teóricas da notícia e da reportagem, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir.


( ) A notícia ganhou sua forma moderna copiando o relato oral dos fatos singulares.

( ) O relato dos fatos na notícia baseia-se não na narrativa em sequência temporal, mas na valorização do aspecto mais importante de um evento.

( ) No caso do texto publicado, essa informação principal deve ser a primeira, na forma de lead - proposição completa, isto é, com as circunstâncias de tempo, lugar, modo, causa, finalidade e instrumento.

( ) Deflagrou-se uma campanha permanente a favor da linguagem retórica e destacou-se a inobservância da ética como fator de regulação da linguagem jornalística na notícia.


De acordo com as afirmações, a sequência correta é

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q945123 Comunicação Social

Sabe-se que a reportagem de ciência e tecnologia, ao informar, complementa e atualiza conhecimentos, e, nesse sentido, educa e atua sobre a sociedade e a cultura.


A esse respeito, avalie as afirmações acerca das características técnicas e teóricas da pauta, apuração, redação e edição de textos jornalísticos informativos, interpretativos e opinativos na especificidade da divulgação científica.


I. A tarefa da reportagem especializada em ciência e tecnologia é transformar conhecimento científico-tecnológico em informação jornalística.

II. O fundamental num texto de informação jornalística científica é fazer compreender e aproximar o universo da ciência do universo em que vive e pensa o consumidor da informação.

III. A reportagem de ciência e tecnologia cumpre algumas funções básicas como educar ao socializar o conhecimento pela transmissão da informação jornalística científica.

IV. As relações entre o público a que se destina o cientista e entre o público a que se destina o jornalista, no que se refere ao acontecimento científico, são semelhantes.


Está correto apenas o que se afirma em

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Respostas
1: B
2: D
3: A
4: B
5: D