O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora

Questões de Concursos

Foram encontradas 17 questões

Q909420 Sociologia
O desenvolvimento da sociologia no Brasil é dividido em quatro períodos pela maioria dos estudiosos do assunto. O sociólogo e filósofo Nildo Viana, em seu livro Introdução à Sociologia (2006), estabelece os quatro períodos da seguinte maneira: 1) Do final do século XIX até a década de 1930: a fase de elaboração. 2) De 1930 até 1945: o início da institucionalização. 3) O período da consolidação: a partir de 1945. 4) O pleno desenvolvimento da ciência, com aprofundamento dos temas: aproximadamente entre os fins dos anos 1950 e início dos anos 1960. (Disponível em: http://ricardorose.blogspot.com.br/2011/12/o-desenvolvimento-da-sociologia-no.html.)
Sobre esses períodos e suas respectivas características e acontecimentos, assinale a afirmativa a correta.
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q909419 Sociologia
“No Brasil e no mundo, a crise econômica e política, a falta de perspectiva e as distâncias culturais e sociais abrem espaço para discursos extremistas e impulsionam manifestações de intolerância como racismo, homofobia, xenofobia e preconceito religioso. Impulsionados pelas redes sociais, esses episódios de intolerância se multiplicam, revelando uma sociedade cada vez mais discriminatória e menos propensa ao diálogo.” (Disponível em: https://oglobo.globo.com/sociedade/brasil-cultiva-discurso-de-odio-nas-redes-sociais-mostra-pesquisa-19841017.)
Tendo em vista a intolerância especificamente religiosa, analise as afirmativas a seguir.
I. Verificando-se os diferentes povos em todo o mundo pode-se dizer que a intolerância é característica específica dos povos subdesenvolvidos e economicamente frágeis. II. A ideia de dubiedade das religiões entre tolerância e intolerância foi revelada em todos os tempos. III. O Brasil, desde a colonização pelos portugueses, tem sido palco de diversas formas de intolerâncias religiosas. IV. Como o mosaico religioso brasileiro é muito extenso, caracterizado desde o início pelo sincretismo religioso, não há casos de intolerância religiosa. V. O país se tornou um laboratório de fé, em razão das mudanças culturais, de modo que algumas religiões caíram no esquecimento e outras se adaptaram ou surgiram.
Estão corretas apenas as afirmativas
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q909418 Sociologia
“A questão da ética na prática profissional dos sociólogos está presente desde a origem da disciplina, no debate sobre como estudar os fenômenos sociais, e sobre como o pesquisador lida com um objeto que, de um jeito ou de outro, não lhe é externo. No cotidiano da atividade profissional enfrentamos diversos desafios éticos e morais que nem sempre aparecem como tal, ou que às vezes atribuímos a fatores culturais difíceis de combater. Os códigos de ética buscam estabelecer critérios que norteiam a ação frente às fraudes que a acompanham. Assim como fazemos regras, construímos formas de burlá-las.” (Disponível em: http://www.sbsociologia.com.br/revista/index.php/RBS/article/view/101/75.)
Em relação aos códigos de ética que devem nortear a ação do profissional em sociologia, é correto afirmar que
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q909417 Sociologia
“Por muito tempo, relacionou-se o problema da pobreza, desigualdade e exclusão social ao crescimento econômico. Acreditava-se que à medida que houvesse crescimento das taxas, automaticamente, haveria distribuição da riqueza e da renda. Com o passar do tempo, todavia, a história mostra que a suposição não é verdadeira, posto que, mesmo em países com grande taxa de desenvolvimento, nos quais há setores que têm uma excelente qualidade de vida, ainda se encontram os velhos problemas de pobreza, desigualdade e baixa perspectiva de mobilidade social.” (Disponível em: https://www.portalaz.com.br/blog/ajuspi/410790/pobreza-desigualdade-exclusao-e-cidadania.)
Tendo em vista os conceitos de pobreza, desigualdade social, exclusão social e cidadania, analise as afirmativas a seguir.
I. A pobreza é uma condição de indivíduos ou grupos, os quais se encontram privados de meios adequados de subsistência. II. A pobreza está diretamente ligada à falta de acesso aos direitos básicos assegurados ao cidadão. III. A desigualdade relaciona-se apenas às questões econômicas; é característica de países em situação de pobreza e miséria. IV. A exclusão diz respeito, entre outros fatores, ao indivíduo ou grupo à margem de todo e qualquer projeto social. V. A cidadania relaciona-se com a garantia de acesso a bens e serviços públicos, bem como aos direitos assegurados.
Estão corretas as afirmativas
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q909416 Sociologia

Texto I


“A Sociologia já passou por um longo percurso no EM, até o estágio atual que ocupa. Na versão da LDB (Lei de Diretrizes e Bases) de 1996, a função do ensino era fazer manifestar nos alunos a postura crítica. Em alguns outros documentos, a Sociologia fora entendida como matéria responsável pela busca da criticidade dos discentes, para fins de transformação da realidade. Tal ‘transformação da realidade’ perpassou a mentalidade de sociólogos que, por motivos diversos, outorgaram para si próprios a tarefa de corroborar para que seus alunos assimilassem um posicionamento político oposicionista à realidade apresentada.”

(Albuquerque, s/d.)


Texto II
“Analisar a realidade social é uma tarefa árdua, mas necessária nas escolas, pois desconstrói noções prematuras e simplórias. Caso contrário, os alunos poderão sair da escola com seus preconceitos ainda mais reforçados, com baixa autoestima, naturalizando ainda mais a situação social em que vivem sem perspectiva para melhorar socialmente sua vida, sua comunidade e seu país.” (Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ccedes/v31n85/07v31n85.pdf.)

Tendo em vista a análise dos textos e a realidade brasileira acerca da sociologia na escola, é correto afirmar que:

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Respostas
1: C
2: C
3: A
4: C
5: D