Questões de Concurso Sobre ética na administração pública para instituto de seleção

Foram encontradas 3 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q822653 Ética na Administração Pública

Sandrinha é servidora pública e na repartição em que trabalha é responsável por atender ao público e dar-lhe ciência das decisões tomadas por seus superiores.

Sandrinha é uma pessoa sensível e muitas vezes, para evitar o sofrimento de quem teve seu pedido negado, omite a verdade dizendo que a decisão não foi proferida.

De acordo com o Decreto Federal nº 1.171/94, a atitude de Sandrinha é:

Alternativas
Q822691 Ética na Administração Pública

Marília é servidora pública efetiva e trabalha na mesma repartição desde que tomou posse e entrou em exercício. Apesar do excesso de trabalho, Marília não abre mão do seu horário de almoço, que acaba se estendendo por conta do bate-papo nos corredores com colegas de outros departamentos, o que, por consequência, gera tumultos e grandes filas no departamento em que trabalha.

De acordo com o Capítulo I – Seção I – do Decreto Federal 1.1171/94, a conduta de Marília é reprovável, pelas seguintes razões:

Alternativas
Q822651 Ética na Administração Pública

Joãozinho é formado em direito, conhece das leis, mas não respeita a proibição de uso de telefone celular quando na direção de veículos. Num mesmo mês Joãozinho chegou a ser multado 4 vezes em razão do uso indevido do aparelho celular. Em iminente risco de ter sua CNH suspensa, Joãozinho, que também é servidor público efetivo e um rapaz bem relacionado, usou destas condições para ter algumas de suas multas canceladas evitando assim a suspenção da sua CNH.

Com base no Decreto Lei 1.171/94, Seção III, a atitude de Joãozinho é reprovável, pois é vedado ao Servidor Público:

Alternativas
Respostas
1: D
2: A
3: B