O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora

Questões de Concursos

Foram encontradas 8 questões

Q738214 Português
Quanto à concordância verbal da sentença: As cataratas do Iguaçu atraem turista do mundo inteiro. Assinale a alternativa CORRETA.
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q738213 Português

Observe o “fragmento”.


Pesquisadores de Piracicaba (SP) e Campinas (SP) descobriram na saliva uma forma de diagnosticar a gravidade do câncer de boca. De acordo com estudo feito em parceria pela Unicamp, Laboratório Nacional de Biociências (LNBio) e Instituto do Câncer de São Paulo, 90% das amostras de pacientes apontaram existência de proteínas que indicam também o potencial surgimento da doença. 

A descoberta poderá nortear o tratamento de um dos mais frequentes tipos de câncer, o carcinoma oral, tipo de alteração celular, que em 20% das ocorrências, evoluiu para morte em até cinco anos após o diagnóstico. 

O trabalho foi publicado na Revista Scientific Reports, do grupo Nature e rendeu o 7º Prêmio Octavio Frias de Oliveira, na categoria pesquisa oncológica, para a coordenadora do estudo Adriana Franco Paes Leme, do LNBio. 

A pesquisa revelou diferenças significativas nas proteínas da saliva de pessoas saudáveis e de pacientes com câncer de boca, com ou sem lesões aparentes. O estudo selecionou um painel de proteínas capaz de distinguir os grupos. 

“As proteínas selecionadas refletem alterações em mecanismos celulares que podem ajudar a elucidar o surgimento e a progressão do carcinoma”, comentou a coordenadora do estudo.

As amostras da saliva coletadas pela Faculdade de Odontologia (FOP) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e pelo Instituto do Câncer de São Paulo (Icesp) foram analisadas por meio da técnica de "proteômica”, baseada em descoberta do Laboratório Nacional de Biociências.


http://g1.globo.com/sp/piracicaba-regiao/noticia/2016/09/pesquisa-daunicamp-usa-saliva-para-indicar-predisposicao-do-cancer-bucal.html 

O texto apresentado trata-se de qual gênero textual:

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q738212 Português

Observe o poema de Carlos Drummond de Andrade.

“Aula de Português”

A linguagem 

na ponta da língua

tão fácil de falar 

e de entender. 

A linguagem na superfície estrelada de letras,

sabe lá o que quer dizer?

Professor Carlos Góis, ele e quem sabe, 

e vai desmatando

o amazonas de minha ignorância. 

Figuras de gramática, esquipáticas

atropelam-me, aturdem-me, sequestram-me.

Já esqueci a língua em que comia,

em que pedia para ir lá fora, 

em que levava e dava pontapé,

a língua, breve língua entrecortada

do namoro com a priminha.

O português são dois; o outro, mistério. 


Carlos Drummond de Andrade. Esquecer para lembrar. Rio de Janeiro: José Olympio, 1979.

As funções de linguagens predominante no poema de Drummond são:
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q738211 Português

Observe a charge a seguir e as falas expressas pelos personagens.


Quanto à regência do verbo assistir pode-se afirmar que:

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q738210 Português

Leia o texto abaixo. Depois assinale a alternativa que apresenta o tipo textual predominante no texto.


O uso do PET na reciclagem é diverso. Pode-se fazer muita coisa com essa matéria-prima, mas um dos destinos mais comuns é se transformar em fibra de poliéster.

PET é o melhor e mais resistente plástico para fabricação de garrafas e embalagens. Devido às suas características, o PET mostrou ser o recipiente ideal para a indústria de bebidas em todo o mundo (as famosas garrafas de refrigerantes).

Porém, com o aumento do consumo, surgiu um grande desafio a ser resolvido: o que fazer com as embalagens já utilizadas e descartadas, que poluem de forma indiscriminada o nosso planeta? Desde que o conceito de reciclagem surgiu, décadas atrás, a preservação do meio ambiente tornou-se o seu principal objetivo.

Nesse sentido, a coleta e a reciclagem da embalagem PET têm sido incentivadas cada vez mais, permitindo o uso da matéria original para a fabricação de diversos produtos. Um dos mais interessantes é produção de fibras de poliéster. Essas fibras estão sendo largamente utilizadas na indústria têxtil e nas confecções.

Disponível em: http://www.setorreciclagem.com.br

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Respostas
1: B
2: A
3: E
4: D
5: A