O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora

Questões de Concursos

Foram encontradas 35 questões

Q751236 Pedagogia
Kamii (1987), com base em Piaget, reafirma que a construção do conceito de número pela criança se dá por meio de “uma síntese de dois tipos de relações que a criança elabora entre os objetos (por abstração reflexiva). Uma, é a ordem e a outra é a inclusão hierárquica”. Assim, o conceito de número não pode ser “ensinado” às crianças pela via da apresentação e da repetição desse conceito pelo professor. É preciso que as crianças construam estruturas mentais para abarcar esse conceito e a melhor forma de fazer isso é estimulando -as a colocarem os elementos da vida em todos os tipos de relações. Nesse prisma, sobre papel do professor no ensino da matemática, estão corretas:
I. Encorajar o pensamento sobre números e quantidades de objetos em situações que sejam significativas para elas, ou seja, as crianças devem pensar sobre quantidade sempre que sentirem necessidade e interesse. II. Estimular a quantificação de objetos logicamente e a comparação de conjuntos (em vez de apenas contar). III. Incentivar a elaboração de conjuntos com objetos móveis. Folhas de exercícios com desenhos não são apropriadas para ensinar o número elementar, pois pode conduzir à resposta certa pela maneira errada. IV. Limitar a troca de ideias com seus pares. Através da troca de ideias e entre colegas, as crianças podem se dispersar, perderem o tempo previsto para a realização das atividades e a correção feita pelo professor. V. Compreender como a criança está pensando e intervir de acordo com o que parece em sua lógica. Mais do que corrigir a resposta dada pela criança, o professor deve tentar reconstituir o seu raciocínio para entender a base do “erro”.
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q751235 Pedagogia

Ferreiro e Teberosky (1999) apontam que a escrita é uma forma de representar aquilo que é funcionalmente significativo, estabelecendo um sistema de regras próprias. Para se aprender a escrever, o indivíduo necessita conhecer o sistema de regras da escrita, o que acontece de forma gradual, mas exige uma reflexão a respeito das características gerais da escrita. Através dos resultados obtidos por meio da pesquisa realizada pelas autoras foram definidos cinco níveis de desenvolvimento da escrita, que se estabelecem, a partir do momento em que o indivíduo compreende a função da escrita, ou seja, seus devidos usos. Observando as conceituações de três das cinco etapas da escrita admitidas por Ferreiro e Teberosky, temos, respectivamente, os níveis:


I. É uma escrita onde a criança começa a escrever, alfabeticamente, algumas sílabas e para outras permanece silábico. Percebe, primeiramente, que a sílaba tem duas letras e, posteriormente, que existem sílabas com mais de duas letras; tem dificuldades em separar palavras quando escreve frase ou texto.

II. Percebe a função social da escrita (diferenciando-a de desenhos), usa critério quantitativo. São necessárias muitas letras para escrever o nome de um objeto grande, e poucas letras para escrever o nome de um objeto ou coisa pequena, critério qualitativo (não se podem repetir letras).

III. Consciência de que existe relação entre fala e escrita, entre aspectos gráficos e sonoros das palavras. Presença de valor sonoro a letras e sinais para representar as palavras: para cada sílaba pronunciada o indivíduo escreve uma letra (uma letra para cada sílaba), ou para cada palavra numa frase dita. A criança utiliza os critérios quantitativo e qualitativo.

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q751234 Pedagogia
Conforme Simonetti (2012), as práticas sociais de oralidade, de leitura e de escrita funcionam como atividades alimentadoras das atividades estruturantes. Por sua vez, as atividades estruturantes organizam a aprendizagem, enquanto as atividades alimentadoras dão o suporte para essa aprendizagem. Dessa forma, as atividades estruturantes só podem impulsionar a aprendizagem na presença das atividades alimentadoras. São exemplos de atividades estruturantes:
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q751233 Pedagogia
Concebendo a linguagem como um fenômeno social, Bakhtin defende a língua como interação verbal dos atos de fala, cujo fundamento é o caráter dialógico. Para ele, todo enunciado é dialógico e toda relação dialógica é uma relação de sentidos, fazendo-se necessários o código e o sentido. Na perspectiva da aquisição e desenvolvimento da língua como prática social, NÃO está de acordo a premissa de que:
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q751232 Pedagogia
De acordo com Piaget, o desenvolvimento cognitivo é um processo de sucessivas mudanças qualitativas e quantitativas das estruturas cognitivas, na qual cada estrutura deriva de estruturas precedentes. Ou seja, o indivíduo constrói e reconstrói continuamente as estruturas que o tornam cada vez mais apto ao equilíbrio. Essas construções seguem um padrão denominado, por Piaget, de estágios de desenvolvimento, que seguem idades mais ou menos determinadas. Entre as alternativas, abaixo, identifique a que caracteriza o estágio operatório concreto, etapa em que se encontram a maior parte das crianças nas séries iniciais do Ensino Fundamental:
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Respostas
1: C
2: D
3: B
4: A
5: C