Questões de Concurso Sobre arquivologia para cref - 7ª região (df)

Foram encontradas 7 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q2055948 Arquivologia
Aos quatorze dias do mês de junho de dois mil e dezesseis, em sua sede, SGAN 604 Cj C – Clube Vizinhança Norte, nesta Capital, às 10h, reuniram-se, em Assembleia Geral Extraordinária, convocada pela diretoria do CREF/7, no dia 13 do corrente mês, os presidentes, os secretários e demais membros das Comissões, assim como das Câmaras Técnicas, para alteração do Regimento Interno, mediante proposta de no mínimo 3 (três) Conselheiros e aprovada por 2/3 (dois terços) do Plenário, e conforme assinaturas constantes neste Livro. Constituída a mesa, o senhor Presidente declarou abertos os trabalhos e determinou a leitura, pela 1ª Secretária, das alterações propostas. Conhecida a matéria constante da ordem do dia, o senhor Presidente determinou que fosse lido, também, o parecer emitido pelos membros de todos os Conselhos e Câmaras. Finda a leitura desses documentos, o senhor Presidente colocou-as em discussão e, em seguida, em votação, do que resultou a aprovação unânime, com entrada em vigor no prazo de 90 (noventa) dias, a partir desta data. Esgotada a ordem do dia e como ninguém mais fez uso da palavra, foram encerrados os trabalhos e lavrado(a) este(a) _________, o(a) qual, lido(a) e aprovado(a), recebe as assinaturas da mesa e da totalidade dos presentes. Deste(a) ________ serão extraídas cópias fidedignas para os fins legais. Brasília-DF, 14 de junho de 2016.
Presidente 1º Vice-Presidente 2º Vice-Presidente 1ª Secretária 2ª Secretária 1ª Tesoureira 2º Tesoureiro E demais membros


As lacunas acima são, correta e respectivamente, preenchidas por: 
Alternativas
Q2055942 Arquivologia
O parecer técnico, como o próprio nome diz, é um documento emitido por um profissional com conhecimento técnico em determinada área.

I. Parecer técnico e laudo técnico são o mesmo tipo de documento e, portanto, possuem a mesma finalidade: emitir opinião fundamentada de um especialista sobre determinado assunto.
II. Ao redigi-lo, deve-se colocar inicialmente o objetivo, ou seja, o título referente a todo o assunto que será abordado ao longo do texto.
III. Caso o documento tenha uma ementa, nela é necessário reunir de forma lógica e coordenada as principais “palavras-chave” que foram utilizadas na elaboração do parecer. Sendo assim, a dica é que seja feita por último.

Pode-se afirmar que: 
Alternativas
Q2055938 Arquivologia
Sobre a documentação arquivística em ambiente digital, leia as afirmativas.

I. Todo documento digitalizado é um documento digital, mas nem todo documento digital é um documento digitalizado. São exemplos de documentos natos digitais: textos em Microsoft Word, fotografias tiradas em câmeras digitais, mensagens de correio eletrônico, planilhas eletrônicas.
II. Se o documento digitado em processador de texto é impresso e assinado, tramita e é arquivado em papel, ele será considerado original. Nesse caso, o computador foi utilizado como uma ferramenta para apoiar a produção do documento em papel.
III. Se o documento é produzido em sistema informatizado e, após a assinatura e a tramitação, é arquivado em meio digital, a impressão em papel será eventual e o documento dela resultante será considerado uma cópia.

Pode-se afirmar que:
Alternativas
Q2055937 Arquivologia
Os arquivos são classificados quanto ao estágio de evolução de seus documentos, em correntes, intermediários ou permanentes. Essa classificação é conhecida como ciclo vital dos documentos ou, ainda, teoria das três idades. Leia as seguintes afirmativas.

I. Nos arquivos intermediários, os documentos aguardam sua prescrição, quando serão submetidos à destinação final (que é a eliminação ou o recolhimento para guarda permanente).
II. A destinação final é determinada a partir da existência ou não do valor primário (histórico). Os documentos destituídos de valor histórico devem ser destinados à eliminação.
III. Os processos mais indicados para a eliminação de documentos são a fragmentação e a maceração (reciclagem). Antes de eliminados, deve-se elaborar a listagem de eliminação de documentos, que conterá a relação de todos os documentos submetidos a esse processo.

Pode-se afirmar que:
Alternativas
Q726420 Arquivologia
A tabela de temporalidade e destinação de documentos (TTD) é um instrumento arquivístico resultante do processo de avaliação que tem por objetivo definir prazos de guarda e destinação de documentos, com vistas a garantir o acesso à informação a quantos dela necessitem, constituindo-se, ainda, num registro esquemático do ciclo de vida documental do órgão. Sua estrutura básica deve, necessariamente, apresentar: os conjuntos documentais produzidos e recebidos pela instituição no exercício de suas atividades, os prazos de guarda nas fases corrente e intermediária, a destinação final – eliminação ou guarda permanente –, além de um campo para observações necessárias à sua compreensão e aplicação. Nesse contexto, analise as seguintes afirmativas.

I. Os prazos de guarda que se referem ao tempo necessário para arquivamento dos documentos, nas fases corrente e intermediária, visando atender exclusivamente às necessidades da administração que os gerou, devem ser representados, preferencialmente, em anos. Excepcionalmente, podem ser expressos a partir de uma ação estabelecida em dispositivos ou rotinas administrativas. Entretanto, a definição da ação deve ser objetiva. Exemplos: “até aprovação das contas”, “até homologação da aposentadoria”, “até quitação da dívida”, “até o trânsito em julgado”.
II. O prazo estabelecido para a fase corrente relaciona-se ao período em que o documento é frequentemente consultado, exigindo sua permanência junto às unidades organizacionais. A fase intermediária se refere ao período em que o documento ainda é necessário à administração, porém com menor frequência de uso, podendo ser transferido para depósito em outro local, porém próximo da administração.
III. A destinação final pode ser a guarda permanente – quando as informações contidas no documento são consideradas importantes para fins de prova, informação e pesquisa, e, portanto, imprescindíveis ao órgão produtor e à sociedade – ou a eliminação, se o documento não apresenta valor probatório ou informativo.
Está correto o que se afirma em:
Alternativas
Respostas
1: B
2: D
3: E
4: D
5: D