O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora

Questões de Concursos

Foi encontrada 1 questão

Q685626 Segurança da Informação

Os vírus de computador são considerados como um dos principais problemas para a segurança da informação. Eles podem não fazer nada de imediato no computador, mas podem se propagar e danificar o sistema, deixando-o infectado. Hoje em dia, é importante que o técnico em TI conheça os principais tipos de vírus e suas formas de “infecção”. Na listagem mostrada a seguir, aparecem de forma desordenada na coluna da esquerda os principais vírus de computador e, na coluna da direita, suas principais características de atuação e infecção dos sistemas.

Vírus                                                                                

1. Cavalo de

Troia (Trojan

Horse)

Características

a. São mensagens que o usuário recebe sem solicitação e que tem a intenção de persuadir na aquisição de uma compra de um produto ou serviço. São enviados a um grande número de destinatários, como um correio em massa.


2. Worm(verme):

b. É um software espião. Diversos programas desse tipo são comerciais (pagos) e outros completamente silenciosos, sem qualquer modificação notável no sistema. Nas suas versões comerciais podem ser utilizados em empresas para monitorar o uso do sistema pelos seus empregados ou em computadores domésticos para verificar o que as crianças estão fazendo. São programas mais difíceis de serem identificados e removidos. Esses programas podem vender informações obtidas do usuário para outras empresas. 


3. Adware


c. Programa que é enviado como um anexo de uma mensagem de e-mail que geralmente tenta acessar um computador através de uma ou mais portas específicas. Não é considerado como vírus, porque ele não é duplicado nem copiado por ele mesmo. Porém causa danos a arquivos, comprometendo a segurança do computador e fornecendo capacidade de controle remoto a hackers



4. Spyware


d. Esse normalmente não danifica o computador no qual reside. Infiltra-se no computador, mas só é executado quando é acionado por outro programa. Ele é usado por outro programa para auxiliar um ataque coletivo do tipo negação de serviço, o Denialof Service (DoS).


5. Spam


e. Tem a característica de propagar uma cópia de sua própria versão operacional para outros computadores em rede, infectando os computadores na rede. Ele consome recursos computacionais de um sistema a ponto de desativá-lo por exaustão, não precisa da ação do homem para se propagar e faz uma varredura na rede procurando espaços para se executar. Ele se autocopia de uma unidade de disco para outra unidade no mesmo computador


6. Zangão (Drone) ou Zumbi


f. É uma ameaça que é programada, ficando dormente ou inativa, até determinado tempo. Este tipo de vírus se esconde em programas e é ativado quando algumas condições são favoráveis a sua execução, podendo ser ativado em um dia da semana ou do ano. Os efeitos do ataque desse vírus estão relacionados com a destruição dos dados, danificação do sistema e travamento do computador.


7. Bomba lógica


g. São programas usados para obter informações dos computadores, na finalidade de que sejam alvos de marketing indesejados. Não possuem qualquer uso, a não ser suportar os softwares que você instala no seu computador. Quando o usuário instala um determinado tipo de programa junto dele, sem o usuário perceber, estará sendo instalado um programa desse tipo. Os anúncios podem ser exibidos quando estiver em um site específico ou na área de trabalho. Esses programas tentam utilizar nomes aleatórios para dificultar sua remoção. Outros não incluem uma entrada funcional no Adicionar/Remover Programas.

A sequência que relaciona corretamente a coluna da esquerda com a da direita é:

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Respostas
1: A