Questões de Concurso Sobre movimentos sociais no brasil em sociologia

Foram encontradas 118 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q2440172 Sociologia
[Questão inédita] No Brasil, assim como em vários outros países, os modernos movimentos LGBT representam um desafio às formas de condenação e perseguição social contra desejos e comportamentos sexuais anticonvencionais associados à vergonha, imoralidade, pecado, degeneração, doença. Falar do movimento LGBT implica, portanto, chamar a atenção para a sexualidade como fonte de estigmas, intolerância, opressão.

SIMOES, J. Homossexualidade e movimento LGBT: estigma, diversidade e cidadania. In: BOTELHO, A.; SCHWARCZ, L. M. Cidadania, um projeto em construção. São Paulo: Claro Enigma, 2012 (Adaptação).



O movimento social abordado justifica-se pela defesa do direito de:
Alternativas
Q2440058 Sociologia
[Questão inédita] Hoje em dia a busca pela diversidade de gênero e racial (dentre outras) é uma importante política pública, que deve estar presente tanto no processo de seleção de novos servidores públicos quanto nas oportunidades internas na carreira. Neste sentido indique a alternativa que indica uma política pública socialmente compensatória encontrada no processo seletivo na administração pública. 
Alternativas
Q2440018 Sociologia
[Questão inédita] A violência do preconceito, além de produzir o isolamento entre os indivíduos, introduz a desconfiança entre os pares e funciona nos moldes de uma severa autopunição do sentimento de culpabilidade. Preconceito e violência estão intimamente ligados e sobre os dois podemos afirmar que:
Alternativas
Q2406490 Sociologia
Considerando o processo de emancipação política das mulheres no Brasil, julgue (C ou E) o item a seguir. 

A Federação Brasileira pelo Progresso Feminino, em parceria com outros grupos como a Aliança Cívica das Brasileiras e a Aliança Nacional de Mulheres, atuou intensamente para que o Código Eleitoral, aprovado em 1932, definisse como eleitor todo cidadão maior de 21 anos de idade, sem distinção de sexo. Após a vitória de 1932, era necessário assegurar que a nova Constituição também garantiria a igualdade de direitos políticos às mulheres. Uma forma de, seguramente, intervir no texto constitucional seria participar de sua criação. Assim, Bertha Lutz, com o apoio da Federação Brasileira pelo Progresso Feminino, e Nathercia Silveira, líder da Aliança Nacional de Mulheres, participaram da comissão organizadora do anteprojeto constitucional. Nas eleições para a Constituinte, ocorridas em 1933, Bertha Lutz (Rio de Janeiro) e Carlota Pereira de Queiroz (São Paulo) concorreram. Bertha Lutz foi eleita, sendo a primeira deputada federal do Brasil e única representante do sexo feminino na Constituinte de 1933/1934. 
Alternativas
Q2406489 Sociologia
Considerando o processo de emancipação política das mulheres no Brasil, julgue (C ou E) o item a seguir. 


Em 1919, Bertha Lutz representou o Brasil, em parceria com Olga de Paiva Meira, na reunião do Conselho Feminino da Organização Internacional do Trabalho, na qual foi aprovado o princípio de salário igual para trabalho igual. Em 1922, Bertha Lutz participou da primeira Conferência Panamericana de Mulheres, ocorrida em Baltimore, nos Estados Unidos da América. Ao fim dessa Conferência, as representantes latino-americanas formaram a Associação Panamericana de Mulheres e definiram que, em cada país da América Latina, haveria uma Associação Nacional e associações estaduais, conforme aplicável. 
Alternativas
Respostas
1: E
2: E
3: B
4: E
5: C