Questões de Concurso
Foram encontradas 10.299 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
1.Decisão de financiamento. 2.Decisão de investimento. 3.Decisão operacional.
( ) Considera as alternativas de aplicação desses recursos na empresa.
( ) Está preocupada com o uso eficiente dos recursos na atividade da empresa e, como consequência, a geração de lucro.
( ) Refere-se à escolha das melhores fontes de captação de recursos para a empresa.
A sequência está correta em
( ) O plano plurianual disporá sobre normas relativas ao controle de custos e à avaliação dos resultados dos programas financiados com recursos dos orçamentos.
( ) A Lei Orçamentária Anual poderá conter autorização para a realização de crédito por antecipação da receita orçamentária, com o objetivo de atender insuficiências de caixa por parte do Ente.
( ) A Lei de Diretrizes Orçamentária é avaliada e votada pelo legislativo e, em seguida, é devolvida ainda no mesmo ano para sanção do presidente.
( ) A Lei Orçamentária Anual estabelece as metas e prioridades da administração pública, incluindo as despesas de capital para o exercício financeiro subsequente.
A sequência está correta em
Seção II – DOS ORÇAMENTOS
Art. 165 – Leis de iniciativa do Poder Executivo estabelecerão:
I. O plano plurianual; II. As diretrizes orçamentárias; III. Os orçamentos anuais.
Sobre as características e as finalidades dos instrumentos de planejamento constitucionalmente estabelecidos, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) O Plano Plurianual (PPA) tem por finalidade definir as diretrizes, os objetivos e as metas da administração pública, contemplando todas as receitas e todas as despesas.
( ) Uma das principais finalidades da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) é ajustar as ações de governo, previstas no Plano Plurianual (PPA), às reais possibilidades de caixa e selecionar, entre os programas incluídos no PPA, aqueles que terão prioridade na execução do orçamento subsequente.
( ) Uma das características da Lei Orçamentária Anual (LOA) é permitir avaliar as fontes de recursos públicos no universo dos contribuintes e, de outro lado, quem são os beneficiários desses recursos.
A sequência está correta em
I. O modelo de gestão pública patrimonialista se mostra vulnerável ao nepotismo e à corrupção, já que os princípios que o norteiam são subjetivos e pessoais e não públicos e racionais.
II. Na formação dos Estados modernos e capitalistas, o modelo de gestão pública burocrático ganhou relevância e se transformou no grande diferencial das estruturas administrativas até então vigentes. A formação de um corpo burocrático impunha profissionalização dos quadros administrativos e a seleção dos profissionais deveria se basear em critérios meritocráticos e de aptidão para executar as tarefas típicas do Estado.
III. São características básicas da administração pública gerencial: orientação para o cidadão e para a obtenção de resultados; pressuposto de que políticos e servidores/funcionários públicos são merecedores de grau limitado de confiança; descentralização e incentivo à criatividade e à inovação; e contrato de gestão como instrumento de controle dos gestores públicos.
Está correto o que se afirma em
I. O planejamento em nível estratégico formula a visão e define as diretrizes e os objetivos gerais do governo. Portanto, é um tipo de planejamento menos abrangente e de curto prazo.
II. No planejamento tático se efetua a decomposição dos objetivos estratégicos em orientações mais detalhadas para cada área de governo. Em geral, é de médio prazo sendo operado pela conjugação da tríade das leis orçamentárias: Plano Plurianual (PPA); Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO); e Lei Orçamentária Anual (LOA).
III. O planejamento operacional, também conhecido como planejamento gerencial, está associado à execução orçamentária e financeira das atividades que materializam as políticas e que não estão sujeitas a toda sorte de contingências e restrições.
Está correto o que se afirma em
Gestão da Informação – conjunto de conceitos, de princípios, de métodos e de técnicas utilizados na prática administrativa e colocados em execução pela liderança de um serviço de informação para atingir a missão e os objetivos fixados.
(Dias; Beluzzo. 2003. p. 65. Adaptado.)
Gestão do Conhecimento – conjunto de atividades que busca desenvolver e controlar todo tipo de conhecimento em uma organização, visando à utilização na consecução de seus objetivos.
(Tarapanoff, 2001.)
Considerando a temática e tendo por base os conceitos disponibilizados, é possível afirmar que, EXCETO:
Art. 1º Esta Lei dispõe sobre o mercado de câmbio brasileiro, o capital brasileiro no exterior, o capital estrangeiro no país e a prestação de informações ao Banco Central do Brasil, para fins de compilação de estatísticas macroeconômicas oficiais. [...]
CAPÍTULO II - DO MERCADO DE CÂMBIO
Art. 2º As operações no mercado de câmbio podem ser realizadas livremente, sem limitação de valor, observados a legislação, as diretrizes estabelecidas pelo Conselho Monetário Nacional e o regulamento a ser editado pelo Banco Central do Brasil.
Parágrafo único. A taxa de câmbio é livremente pactuada entre as instituições autorizadas a operar no mercado de câmbio e entre as referidas instituições e seus clientes.
Art. 3º As operações no mercado de câmbio podem ser realizadas somente por meio de instituições autorizadas a operar nesse mercado pelo Banco Central do Brasil, na forma do regulamento a ser editado por essa autarquia.
(Lei nº 14.286/2021.)
Considerando o excerto da nova lei cambial anteriormente transcrito e, ainda, ciente de que política cambial é o conjunto de medidas que define o regime de taxas de câmbio (flutuante, fixo, administrado) e regulamenta as operações de câmbio, é correto afirmar que, EXCETO:
I. A estabilidade dos preços preserva o valor do dinheiro, mantendo o poder de compra da moeda. Para alcançar esse objetivo, utiliza-se a política monetária, por se tratar de ações que visam afetar o custo do dinheiro (taxas de juros) e a quantidade de dinheiro (condições de liquidez) na economia.
II. Manter a taxa de inflação baixa, estável e previsível é a melhor contribuição que a política monetária pode fazer para o crescimento econômico sustentável.
III. O crescimento de uma economia depende de uma série de fatores sobre os quais os bancos centrais não têm controle, como, por exemplo, aumento da produtividade. Entretanto, inflação alta, instável ou imprevisível prejudica o crescimento econômico. A inflação alta prejudica principalmente as famílias de baixa renda, uma vez que elas têm mais dificuldade de se proteger contra a perda do valor real da moeda.
Está correto o que se afirma em
• Custos fixos como parcela altamente significativa dos custos totais;
• Maior especialização dos trabalhadores com treinamentos constantes, resultando em maior produtividade física do trabalho;
• Melhor organização do processo produtivo, obtendo continuidade nos fluxos de produção e redução da ociosidade de máquinas e equipamentos.
Considerando unicamente as informações disponibilizadas, é possível afirmar que as empresas analisadas estavam focadas em obter:
( ) Em termos contábeis, entende-se por valor adicionado a diferença entre o valor total das vendas e o valor total de insumos adquiridos de terceiros. Sob o ponto de vista econômico, o valor adicionado gerado por cada setor na economia de um país contribui para a expansão da economia mundial e é comumente utilizado como uma base de dados na comparação entre o desenvolvimento dos países.
( ) O Produto Interno Bruto (PIB) é o valor agregado de todos os bens e serviços resultantes da mobilização de recursos nacionais (pertencentes a residentes no país), independentemente do território econômico em que esses recursos foram produzidos.
( ) Em grande parte, o Valor Bruto da Produção (VBP) dos bens e serviços produzidos pelas atividades econômicas e setores institucionais é apurado por meio de pesquisas ou registros administrativos que são respondidos pelas unidades produtoras. Esses levantamentos, no entanto, não investigam o valor da produção não organizada formalmente ou não declarada pelas unidades produtivas, que também estão no âmbito do Sistema de Contas Nacional e, portanto, devem ser estimados.
A sequência está correta em
I. A racionalidade organizacional, orientada para as metas da organização, estabelece uma relação de complementaridade com a racionalidade limitada dos indivíduos, na medida em que se observa um domínio restrito para o seu desenvolvimento. Por isso, no planejamento organizacional há uma preocupação dos gestores com o movimento do estado presente dos negócios para certos estados futuros. Porém, como o futuro é incerto e a informação sobre o presente é incompleta (assimetria de informações), o planejamento requer premissas sobre a organização e seu ambiente, no presente e no futuro.
II. Para formulação de estratégias competitivas, pode ser útil a adoção de um plano formal construído com base em respostas obtidas por meio de perguntas orientadoras, quais sejam: onde estamos? (diagnóstico); para onde iremos? (objetivos); como iremos? (políticas e estratégias); e quanto recurso financeiro se deve alocar em cada alternativa? (orçamento/metas quantitativas).
III. Na construção de estratégias competitivas, como um exercício de tomada de decisões, os jogos têm por objetivo reproduzir parcialmente e de forma simplificada uma situação que poderia ser real. Dessa forma, por meio dos jogos de empresas, observa-se como os indivíduos processam as informações recebidas e tomam decisões em um ambiente similar ao de uma organização.
Está correto o que se afirma em