Questões de Concurso

Foram encontradas 10.299 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q3363265 Administração Financeira e Orçamentária
A análise do capital de giro é de grande importância para as organizações, determinando reflexos visíveis no desempenho futuro das empresas. Todas as decisões que venham a ser tomadas por uma empresa requerem cuidadosa atenção a seus elementos circulantes, já que produzem capacidade financeira de sustentação e crescimento dos negócios. Diante do exposto, assinale a alternativa que representa benefício à empresa em decorrência de reduções do Capital de Giro Líquido (CGL) ou Capital Circulante Líquido (CCL). 
Alternativas
Q3363263 Administração Financeira e Orçamentária
As finanças podem ser entendidas como a ciência que procura administrar os recursos financeiros existentes nas organizações. Praticamente todos os indivíduos e organizações obtêm receitas ou levantam fundos, gastam ou investem ao longo do seu ciclo de vida. A área das finanças se ocupa dos métodos, processos, instituições, mercados e instrumentos envolvidos na transferência de fundos entre pessoas, empresas e governos. Sabe-se que Ambrósio é diretor administrativo financeiro da indústria XYZ e toma decisões considerando diferentes fins. Nesse contexto, relacione adequadamente as colunas a seguir.

1.Decisão de financiamento. 2.Decisão de investimento. 3.Decisão operacional.

( ) Considera as alternativas de aplicação desses recursos na empresa.
( ) Está preocupada com o uso eficiente dos recursos na atividade da empresa e, como consequência, a geração de lucro.
( ) Refere-se à escolha das melhores fontes de captação de recursos para a empresa.

A sequência está correta em
Alternativas
Q3363255 Administração Financeira e Orçamentária
Em relação ao orçamento público, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) O plano plurianual disporá sobre normas relativas ao controle de custos e à avaliação dos resultados dos programas financiados com recursos dos orçamentos.
( ) A Lei Orçamentária Anual poderá conter autorização para a realização de crédito por antecipação da receita orçamentária, com o objetivo de atender insuficiências de caixa por parte do Ente.
( ) A Lei de Diretrizes Orçamentária é avaliada e votada pelo legislativo e, em seguida, é devolvida ainda no mesmo ano para sanção do presidente.
( ) A Lei Orçamentária Anual estabelece as metas e prioridades da administração pública, incluindo as despesas de capital para o exercício financeiro subsequente.

A sequência está correta em
Alternativas
Q3363041 Administração Pública
Similar ao que ocorre no setor privado, a avaliação e a mensuração do desempenho governamental se tornam possíveis com a adoção do conceito denominado Mensuração de Performance ou Performance Measurement (PM) por parte dos órgãos de controle. Entende-se por Performance Measurement (PM) a quantificação de uma ação e a aferição de sua performance (efetividade), eficiência e eficácia. Sobre a mensuração de performance do desempenho governamental, assinale a afirmativa INCORRETA.
Alternativas
Q3363040 Administração Financeira e Orçamentária
O analista de regulação – especialista em gestão governamental e administração pública deve conhecer os dispositivos constitucionais que versam sobre os instrumentos de planejamentos. Um desses dispositivos se encontra parcialmente transcrito a seguir:

Seção II – DOS ORÇAMENTOS
Art. 165 – Leis de iniciativa do Poder Executivo estabelecerão:
I. O plano plurianual; II. As diretrizes orçamentárias; III. Os orçamentos anuais.

Sobre as características e as finalidades dos instrumentos de planejamento constitucionalmente estabelecidos, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) O Plano Plurianual (PPA) tem por finalidade definir as diretrizes, os objetivos e as metas da administração pública, contemplando todas as receitas e todas as despesas.
( ) Uma das principais finalidades da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) é ajustar as ações de governo, previstas no Plano Plurianual (PPA), às reais possibilidades de caixa e selecionar, entre os programas incluídos no PPA, aqueles que terão prioridade na execução do orçamento subsequente.
( ) Uma das características da Lei Orçamentária Anual (LOA) é permitir avaliar as fontes de recursos públicos no universo dos contribuintes e, de outro lado, quem são os beneficiários desses recursos.

A sequência está correta em  
Alternativas
Q3363039 Administração Pública
Sobre a evolução da administração pública no Brasil e os modelos de gestão pública (patrimonialista, burocrático e gerencial), analise as afirmativas a seguir.

I. O modelo de gestão pública patrimonialista se mostra vulnerável ao nepotismo e à corrupção, já que os princípios que o norteiam são subjetivos e pessoais e não públicos e racionais.
II. Na formação dos Estados modernos e capitalistas, o modelo de gestão pública burocrático ganhou relevância e se transformou no grande diferencial das estruturas administrativas até então vigentes. A formação de um corpo burocrático impunha profissionalização dos quadros administrativos e a seleção dos profissionais deveria se basear em critérios meritocráticos e de aptidão para executar as tarefas típicas do Estado.
III. São características básicas da administração pública gerencial: orientação para o cidadão e para a obtenção de resultados; pressuposto de que políticos e servidores/funcionários públicos são merecedores de grau limitado de confiança; descentralização e incentivo à criatividade e à inovação; e contrato de gestão como instrumento de controle dos gestores públicos.

Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q3363038 Administração Geral
O planejamento, ao tentar decifrar o futuro, deve levar em conta que a realidade social é marcada pela complexidade e por conflitos. Por isso, o planejamento é decomposto em três níveis básicos: estratégico, tático e operacional. A esse respeito, analise as afirmativas a seguir.

I. O planejamento em nível estratégico formula a visão e define as diretrizes e os objetivos gerais do governo. Portanto, é um tipo de planejamento menos abrangente e de curto prazo.
II. No planejamento tático se efetua a decomposição dos objetivos estratégicos em orientações mais detalhadas para cada área de governo. Em geral, é de médio prazo sendo operado pela conjugação da tríade das leis orçamentárias: Plano Plurianual (PPA); Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO); e Lei Orçamentária Anual (LOA).
III. O planejamento operacional, também conhecido como planejamento gerencial, está associado à execução orçamentária e financeira das atividades que materializam as políticas e que não estão sujeitas a toda sorte de contingências e restrições.

Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q3363037 Administração Pública
O governo brasileiro busca, continuamente, melhorias na prestação de seus serviços com o auxílio das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). O Programa de Governo Eletrônico iniciou, no Brasil, uma série de adaptações, inovações e desafios para a realização da melhoria da qualidade do serviço público. A esse respeito, assinale a afirmativa INCORRETA.
Alternativas
Q3363036 Gestão de Pessoas
Gen-Z (Geração Z) é a definição sociológica da geração de pessoas nascidas entre a segunda metade da década de 1990 e por volta de 2012. Ela é sucessora da Geração Y (Millenial), indivíduos também conhecidos como “nativos digitais”, que são os indivíduos nascidos entre 1982 e 1994. Por sua vez, os Millenials são sucessores da Geração X, que são aqueles nascidos entre 1965 e 1981. Entre as características da Gen-Z, podem ser citadas: fluência digital, valorização da diversidade e da inclusão, empreendedorismo e flexibilidade no trabalho. Nesse sentido, são objetivos e desafios da área de gestão de pessoas frente à Gen-Z, EXCETO:
Alternativas
Q3363034 Administração Geral
Uma boa gestão da informação e do conhecimento facilita a utilização da informação empresarial para tomadas de decisões e possibilita a geração de conhecimentos organizacionais. A esse respeito considere os conceitos a seguir:

Gestão da Informação – conjunto de conceitos, de princípios, de métodos e de técnicas utilizados na prática administrativa e colocados em execução pela liderança de um serviço de informação para atingir a missão e os objetivos fixados.

(Dias; Beluzzo. 2003. p. 65. Adaptado.)

Gestão do Conhecimento – conjunto de atividades que busca desenvolver e controlar todo tipo de conhecimento em uma organização, visando à utilização na consecução de seus objetivos.

(Tarapanoff, 2001.)

Considerando a temática e tendo por base os conceitos disponibilizados, é possível afirmar que, EXCETO:
Alternativas
Q3362972 Segurança e Saúde no Trabalho
A NBR 6493 fixa as condições exigíveis para o emprego de cores em tubulações para a canalização de fluidos e material fragmentado ou condutores elétricos. Qual é a principal função da padronização das cores das tubulações em uma instalação industrial?
Alternativas
Q3362602 Economia
No contexto econômico, as falhas de mercado ocorrem quando a livre interação entre oferta e demanda não resulta em uma alocação eficiente de recursos, gerando prejuízos à sociedade. Entre as principais falhas de mercado estão a informação assimétrica, externalidades negativas, bens públicos e poder de monopólio. Essas falhas frequentemente bloqueiam a intervenção estatal para corrigir distorções e proteger o consumidor de práticas abusivas. Considerando o papel da regulação na economia e a proteção do consumidor, bem como a interação entre a falha do mercado e o direito do consumidor, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q3362600 Economia
A estrutura de governança corporativa das empresas pode impactar diretamente a eficiência econômica e a geração de valor para os acionistas. No contexto das sociedades anônimas, a relação entre concentração de propriedade, direitos dos acionistas minoritários e desempenho econômico tem sido amplamente debatida. Estudos demonstram que estruturas acionárias geralmente pulverizadas podem levar a problemas de free rider (levar vantagens sem pagar por elas), enquanto estruturas altamente técnicas podem gerar conflitos de interesse entre controladores e minoritários. Considerando os fundamentos econômicos e societários, bem como os efeitos da estrutura de propriedade e governança sobre o desempenho econômico das empresas, assinale a afirmativa correta. 
Alternativas
Q3362599 Economia
Determinado investidor deseja calcular uma taxa de retorno ordinária de uma ação específica antes de decidir incluí-la em sua carteira. Para isso, ele utiliza o Modelo de Precificação de Ativos de Capital (CAPM – do inglês Capital Asset Pricing Model), que determina o retorno esperado de um ativo com base no risco de mercado associado a ele. Em relação à aplicação prática do CAPM na vida real, assinale a afirmativa correta. 
Alternativas
Q3362596 Economia
CAPÍTULO I - DISPOSIÇÕES PRELIMINARES
Art. 1º Esta Lei dispõe sobre o mercado de câmbio brasileiro, o capital brasileiro no exterior, o capital estrangeiro no país e a prestação de informações ao Banco Central do Brasil, para fins de compilação de estatísticas macroeconômicas oficiais. [...]

CAPÍTULO II - DO MERCADO DE CÂMBIO
Art. 2º As operações no mercado de câmbio podem ser realizadas livremente, sem limitação de valor, observados a legislação, as diretrizes estabelecidas pelo Conselho Monetário Nacional e o regulamento a ser editado pelo Banco Central do Brasil.
Parágrafo único. A taxa de câmbio é livremente pactuada entre as instituições autorizadas a operar no mercado de câmbio e entre as referidas instituições e seus clientes.
Art. 3º As operações no mercado de câmbio podem ser realizadas somente por meio de instituições autorizadas a operar nesse mercado pelo Banco Central do Brasil, na forma do regulamento a ser editado por essa autarquia.

(Lei nº 14.286/2021.)

Considerando o excerto da nova lei cambial anteriormente transcrito e, ainda, ciente de que política cambial é o conjunto de medidas que define o regime de taxas de câmbio (flutuante, fixo, administrado) e regulamenta as operações de câmbio, é correto afirmar que, EXCETO:
Alternativas
Q3362595 Economia
As autoridades monetárias formam o conjunto de instituições e colegiados responsáveis por regulamentar e supervisionar o mercado financeiro e as instituições financeiras, tendo como principais objetivos controlar a inflação e manejar as variáveis intervenientes nesse controle, a fim de manter a solidez e promover o desenvolvimento do sistema financeiro. Sobre políticas monetárias, analise as afirmativas a seguir.

I. A estabilidade dos preços preserva o valor do dinheiro, mantendo o poder de compra da moeda. Para alcançar esse objetivo, utiliza-se a política monetária, por se tratar de ações que visam afetar o custo do dinheiro (taxas de juros) e a quantidade de dinheiro (condições de liquidez) na economia.
II. Manter a taxa de inflação baixa, estável e previsível é a melhor contribuição que a política monetária pode fazer para o crescimento econômico sustentável.
III. O crescimento de uma economia depende de uma série de fatores sobre os quais os bancos centrais não têm controle, como, por exemplo, aumento da produtividade. Entretanto, inflação alta, instável ou imprevisível prejudica o crescimento econômico. A inflação alta prejudica principalmente as famílias de baixa renda, uma vez que elas têm mais dificuldade de se proteger contra a perda do valor real da moeda.

Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q3362594 Economia
Analista de regulação – especialista econômico-financeiro, interessado em melhor compreender a organização das empresas atuantes no mercado de prestação dos serviços regulados, tendo por base documentação disponibilizada pelas próprias empresas, observou que elas estavam obtendo sucesso nas reduções dos custos médios. Essas reduções resultavam da expansão da quantidade produzida, dados os preços dos insumos. Os principais fatores que impactavam as reduções dos custos médios eram os seguintes:

• Custos fixos como parcela altamente significativa dos custos totais;
• Maior especialização dos trabalhadores com treinamentos constantes, resultando em maior produtividade física do trabalho;
• Melhor organização do processo produtivo, obtendo continuidade nos fluxos de produção e redução da ociosidade de máquinas e equipamentos.

Considerando unicamente as informações disponibilizadas, é possível afirmar que as empresas analisadas estavam focadas em obter:
Alternativas
Q3362593 Economia
Em relação às medidas da atividade econômica, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Em termos contábeis, entende-se por valor adicionado a diferença entre o valor total das vendas e o valor total de insumos adquiridos de terceiros. Sob o ponto de vista econômico, o valor adicionado gerado por cada setor na economia de um país contribui para a expansão da economia mundial e é comumente utilizado como uma base de dados na comparação entre o desenvolvimento dos países.
( ) O Produto Interno Bruto (PIB) é o valor agregado de todos os bens e serviços resultantes da mobilização de recursos nacionais (pertencentes a residentes no país), independentemente do território econômico em que esses recursos foram produzidos.
( ) Em grande parte, o Valor Bruto da Produção (VBP) dos bens e serviços produzidos pelas atividades econômicas e setores institucionais é apurado por meio de pesquisas ou registros administrativos que são respondidos pelas unidades produtoras. Esses levantamentos, no entanto, não investigam o valor da produção não organizada formalmente ou não declarada pelas unidades produtivas, que também estão no âmbito do Sistema de Contas Nacional e, portanto, devem ser estimados.

A sequência está correta em 
Alternativas
Q3362592 Administração Geral
As estratégias adotadas pelas empresas buscam obter vantagens competitivas. Quanto mais acuradas forem as suposições e as hipóteses de como a competição no mercado evoluirá, maior a probabilidade de as estratégias competitivas implementadas pela empresa resultarem em vantagens competitivas. Por isso, a tomada de decisão se caracteriza como processo encadeado que se apoia em aspectos cognitivos de coleta, análise e julgamento de dados, em busca de identificar os componentes da decisão para entender o movimento estratégico organizacional. Assim, sobre estratégias competitivas, jogos e movimentos estratégicos, analise as afirmativas a seguir.

I. A racionalidade organizacional, orientada para as metas da organização, estabelece uma relação de complementaridade com a racionalidade limitada dos indivíduos, na medida em que se observa um domínio restrito para o seu desenvolvimento. Por isso, no planejamento organizacional há uma preocupação dos gestores com o movimento do estado presente dos negócios para certos estados futuros. Porém, como o futuro é incerto e a informação sobre o presente é incompleta (assimetria de informações), o planejamento requer premissas sobre a organização e seu ambiente, no presente e no futuro.
II. Para formulação de estratégias competitivas, pode ser útil a adoção de um plano formal construído com base em respostas obtidas por meio de perguntas orientadoras, quais sejam: onde estamos? (diagnóstico); para onde iremos? (objetivos); como iremos? (políticas e estratégias); e quanto recurso financeiro se deve alocar em cada alternativa? (orçamento/metas quantitativas).
III. Na construção de estratégias competitivas, como um exercício de tomada de decisões, os jogos têm por objetivo reproduzir parcialmente e de forma simplificada uma situação que poderia ser real. Dessa forma, por meio dos jogos de empresas, observa-se como os indivíduos processam as informações recebidas e tomam decisões em um ambiente similar ao de uma organização.

Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q3362591 Economia
São objetivos fundamentais da ARCE, entre outros, proteger os usuários contra o abuso de poder econômico que visa à dominação dos mercados, à eliminação da concorrência e ao aumento arbitrário dos lucros; estimular a livre, ampla e justa competição entre as entidades reguladas, bem como corrigir os efeitos da competição imperfeita. Nesse sentido, o analista de regulação – especialista econômico-financeiro, da entidade deve estar ciente de que, em relação a interações estratégicas, quanto mais elevadas as barreiras à entrada em um dado mercado, maiores são os custos financeiros e temporais que um potencial entrante deverá incorrer para que o capital investido seja adequadamente remunerado. Em consequência, quanto mais elevadas são essas barreiras, menor é a probabilidade de entrada de novas empresas no mercado relevante definido. A esse respeito, são considerados fatores que constituem convencionais barreiras à entrada em determinado mercado, EXCETO:
Alternativas
Respostas
1: A
2: D
3: D
4: B
5: D
6: A
7: C
8: B
9: C
10: D
11: A
12: C
13: B
14: D
15: B
16: A
17: B
18: B
19: A
20: B