Questões de Concurso

Foram encontradas 124 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q2589829 Atualidades

(13/5/2022) Atualmente, o Distrito Federal (DF) tem 86 unidades de conservação (UC) geridas pelo Instituto Brasília Ambiental (Ibram) e quatro sob responsabilidade do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Apesar de a maior parte do território ser formada por essas áreas protegidas, só 11% delas requerem preservação integral.


Disponível em: <https://www.correiobraziliense.com.br/cidades-df/>. Acesso em: 10 maio 2024, com adaptações.


Com relação às unidades de conservação que integram a realidade geográfica do DF, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Q2589827 Atualidades

Em que pese a participação majoritária do setor público na composição do produto interno bruto (PIB), o Distrito Federal (DF) possui PIB industrial de R$ 10,2 bilhões, equivalente a 0,5% da indústria nacional. Emprega 100.330 trabalhadores, sendo o oitavo maior PIB industrial do Brasil.


Disponível em: <https://perfildaindustria.portaldaindustria.com.br/ estado/df>. Acesso em: 10 maio 2024, com adaptações.


Assinale a alternativa correspondente ao setor mais expressivo que compõe o PIB industrial do DF.

Alternativas
Ano: 2006 Banca: FCC Órgão: BACEN Prova: FCC - 2006 - BACEN - Técnico |
Q2248658 Atualidades
O atual governador de Mato Grosso do Sul pretende aprovar um projeto que permite a plantação de cana-de-açúcar e a instalação de usinas de álcool na Bacia do Rio Paraguai, como demonstra o mapa.
Imagem associada para resolução da questão
                    Fonte: O Estado de S. Paulo. 20/11/2005. A24

Analise os argumentos sobre o projeto:
I. Ambientalistas são contrários ao projeto porque, por princípio, discordam de toda e qualquer intervenção humana na natureza.
II. Alguns prefeitos de cidades próximas consideram que a única forma de desenvolver a região é através do agronegócio.
III. O Ministério do Meio Ambiente é contra o projeto, afirmando que ele pode comprometer a biodiversidade da região e provocar a degradação do solo.
IV. Alguns ambientalistas concordam que o desenvolvimento é importante, mas afirmam que a área não é própria para a lavoura de cana e o subproduto tóxico gerado pela sua destilação, o vinhoto, pode contaminar rios e águas subterrâneas.
V. Técnicos ambientalistas aprovam o projeto, alegando que, como a Bacia do Rio Paraguai corre em terreno plano, a possibilidade de contaminar o Aqüífero Guarani, que fica no subsolo da região, é muito remota.
É correto o que consta APENAS em 
Alternativas
Ano: 2006 Banca: FCC Órgão: BACEN Prova: FCC - 2006 - BACEN - Técnico |
Q2248657 Atualidades
Considere a tabela abaixo.
Imagem associada para resolução da questão


Da análise das informações acima, é correto afirmar: 
Alternativas
Ano: 2006 Banca: FCC Órgão: BACEN Prova: FCC - 2006 - BACEN - Técnico |
Q2248656 Atualidades
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou, em 1o de dezembro de 2005, a informação de que o Produto Interno Brasileiro (PIB) caiu 1,2% no terceiro trimestre deste ano, se comparado ao mesmo período de 2004. Paralelamente, a revista britânica The Economist publicou uma relação contendo o índice de crescimento de países emergentes, conforme o gráfico abaixo. 
Imagem associada para resolução da questão

Tanto a queda do PIB brasileiro quanto a sua classificação diante de outros países emergentes podem ser explicadas por vários fatores, atuais ou existentes há muito tempo. Entre esses fatores, é correto citar a 
Alternativas
Respostas
1: A
2: D
3: C
4: B
5: E