Atualizando histórico

Estamos atualizando seu histórico de questões resolvidas, por favor aguarde alguns instantes.

Menu
Cadastre-se

Questões de Concursos - Questões

ver filtro
filtros salvos
  • Você ainda não salvou nenhum filtro
    • Apenas que tenham
    • Excluir questões
    salvar
    salvar x
    limpar
    1 questão encontrada
    Ano: 2010
    Banca: CESPE
    Órgão: INCA
    Uma criança de 6 anos de idade, foi admitida na unidade de transplante onde foi realizado o condicionamento específico para o transplante de células-tronco hematopoéticas alogênico não aparentado com quimioterapia e radioterapia, e profilaxia para doença enxerto contra hospedeiro com medicação específica. Apresentou náuseas e vômitos durante a quimioterapia, além de dor abdominal e diarréia em três episódios. No dia da infusão da medula óssea (D0 — dia zero) apresentou tosse, pigarros e prurido generalizado. Aplasiado por 20 dias, recuperação de neutrófilos no D 22 e plaquetária no D32. Durante o período de aplasia,apresentou quadro de infecção com uso de esquemas polimicrobianos e antifúngicos por 15 dias. Foi necessário uso de aminas vasoativas e oxigênio em máscara, devido à dispnéia, mantendo um episódio febril diário e retenção hídrica com aumento de peso. Ainda nesta fase, foi transfundido com concentrados de hemácias e plaquetas. Devido ao quadro apresentado de mucosite oral e odinofagia, foi iniciada uma hiperalimentação parenteral.

    Ações de enfermagem para o controle do câncer: uma proposta de integração ensino-serviço / INCA, 3.ª ed. Rio de Janeiro: INCA, 2008 (com adaptações).

    Considerando a taxonomia dos diagnósticos de enfermagem da NANDA (North American Nursing Diagnosis Association) e os cuidados de enfermagem no caso clínico apresentado acima, julgue os itens a seguir.

    Pode-se considerar como diagnóstico de enfermagem o risco de prejuízo na integridade cutânea corporal, devido aos fatores de risco: quimioterapia e radioterapia.Como prescrição de enfermagem tem-se: aplicar pomada com vitaminas A e D, após término da radioterapia, em região corporal (exceto na face), evitar roupas apertadas, entre outras.

    Você configurou para não ver comentários antes de resolver uma questão.