Algumas teorias têm marcado os estudos da comunicação organi...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2013 Banca: FUNCAB Órgão: IF-RR Prova: FUNCAB - 2013 - IF-RR - Jornalista |
Q363994 Jornalismo
Algumas teorias têm marcado os estudos da comunicação organizacional. A partir de 1970 as abordagens teóricas centraram-se na Teoria Moderna, na Teoria Naturalista e naTeoria Crítica. Julgue as afirmações a seguir.

I. A teoria moderna busca revelar a organização a partir de uma ‘verdade’ que está fora dela, na medida que a realidade organizacional é fruto da construção social. A comunicação é parte integrante da organização, condição necessária desta.

II. A teoria crítica, a mais recente das teorias, enfatiza os aspectos ideológicos da comunicação. A organização é vista como o locus do conflito de classes, a realidade organizacional como um ‘instrumento de dominação e opressão’ e a comunicação, como um mecanismo de mascaramento das realidades materiais da organização.

III. A teoria naturalista tem os seus objetivos voltados para a medição e controle. A organização é tida como uma realidade objetiva e a comunicação é uma ferramenta que viabiliza o cumprimento dos objetivos e metas organizacionais.

Está(ão) correta(s) somente:
Alternativas