Questões de Concurso Público PRODESP 2010 para Engenheiro

Foram encontradas 2 questões

Ano: 2010 Banca: ZAMBINI Órgão: PRODESP Prova: ZAMBINI - 2010 - PRODESP - Engenheiro |
Q538773 Engenharia Elétrica
Sempre que se trabalha com corrente elétrica, procura-se utilizar os materiais condutores mais adequados a aplicação, objetivando com isso as menores perdas possíveis. Devem sempre levar em conta suas características elétricas e mecânicas, não se deixando de lado o custo/benefício de cada escolha. Considere as descrições de materiais de elevada condutividade elétrica e os tipos de materiais condutores apresentados abaixo:

P - Material de pequena resistividade, com características mecânicas favoráveis, baixa oxidação e que apresenta fácil deformação a frio e a quente. É obtido em forma eletrolítica.

Q - Material que, em sua forma pura, é usado nos casos em que as solicitações mecânicas são pequenas. Pode apresentar corrosão galvânica, dependendo do metal que estiver em contato. É o segundo metal mais usado em eletricidade.

R - Material que apresenta bastante estabilidade química e uma fácil deformação mecânica. Em função de suas propriedades antioxidantes, é encontrado em peças de contato, anodos e fios de aquecimento.

Tipos de materiais condutores:

I - cobre;

II - alumínio;

III - prata;

IV - chumbo;

V - platina.

A relação correta entre os tipos de materiais condutores apresentados e as descrições fornecidas é
Alternativas
Ano: 2010 Banca: ZAMBINI Órgão: PRODESP Prova: ZAMBINI - 2010 - PRODESP - Engenheiro |
Q538779 Engenharia Elétrica
Indique a alternativa que relaciona a descrição à propriedade.

I - É uma propriedade física, de característica intrínseca de certos materiais, quando se esfriam a temperaturas extremamente baixas, para conduzir corrente sem resistência nem perdas, funcionando também como um diamagneto perfeito abaixo de uma temperatura crítica.
II - É um valor limite de tensão aplicada sobre a espessura do material (kV/mm), sendo que, a partir deste valor, os átomos que compõem o material se ionizam e o material dielétrico deixa de funcionar como um isolante.
III - Verifica-se na superfície de elementos alimentados por uma tensão quando o valor do gradiente de potencial aí existente excede o valor do gradiente crítico disruptivo do ar.
IV - É usada para especificar o caráter elétrico de um material. Ela é simplesmente o inverso proporcional da resistividade e é indicativa da facilidade com a qual um material é capaz de conduzir uma corrente elétrica. A unidade é a recíproca de ohm-metro, isto é, [(Ω-m)-1].
V - Capacidade de um corpo qualquer se opor à passagem de corrente elétrica pelo mesmo, quando existe uma diferença de potencial aplicada. Seu cálculo é dado pela Lei de Ohm, e, segundo o Sistema Internacional de Unidades (SI), é medida em ohms.
Alternativas
Respostas
1: A
2: B