Questões de Concurso Público TCE-SP 2026 para Auditor de Controle Externo - Ciências Econômicas

Foram encontradas 2 questões

Q4382540 Direito Financeiro
Na administração pública, existem circunstâncias que exigem atuação para viabilizar propostas em que há necessidade de recursos. Nesse sentido, conforme a Lei nº 4.320/1964, no Título V, estão previstos os créditos adicionais, que são
Alternativas
Q4382541 Direito Financeiro

O Manual de Contabilidade Aplicada ao setor Público (MCASP) evidencia que os Princípios Orçamentários visam a estabelecer diretrizes norteadoras básicas, a fim de conferir racionalidade, eficiência e transparência para os processos de elaboração, execução e controle do orçamento público, valem para todos os poderes e entes federativos; sendo que o MCASP contém apenas os princípios orçamentários cuja existência e aplicação derivam de normas jurídicas.


Três desses princípios derivados de normas jurídicas são:


(1)  A LOA de cada ente federado deverá conter todas as receitas e despesas de todos os poderes, órgãos, entidades, fundos e fundações instituídas e mantidas pelo Poder Público.


(2)  A LOA não conterá dispositivo estranho à previsão da receita e à fixação da despesa, exceto a autorização para abertura de crédito suplementar e a contratação de operações de crédito, nos termos da lei.


(3)  Determinação da existência de orçamento único para cada um dos entes federados.


Esses respectivos princípios orçamentários são:

Alternativas
Respostas
1: A
2: C