Questões de Concurso Público UNESP 2025 para Médico - Área de Atuação: Medicina do Trabalho e Clínica Geral - Edital nº 127
Foram encontradas 11 questões
Mulher de 36 anos, funcionária de creche, apresenta-se com mal-estar generalizado e um quadro de “resfriado que não melhora”. A condição iniciou-se há duas se manas com rinorreia e febrícula. Atualmente, ela relata “acessos de tosse” (paroxísticos), por vezes de tal intensidade que culminam em vômitos (êmese pós-tussígena). Nega tabagismo e refere histórico vacinal incerto. Ao exame físico, observa-se lacrimejamento excessivo e injeção conjuntival. A ausculta pulmonar é limpa.
Considerando a principal hipótese diagnóstica, o trata mento de escolha é
Mulher de 42 anos é atendida com quadro de prurido com acometimento predominante dos punhos, pregas interdigitais e região periumbilical. Refere que seus filhos apresentam sintomatologia semelhante. Ao exame físico, observam-se escoriações nas áreas sintomáticas. Na face anterior do punho direito, identifica-se uma única lesão serpiginosa de 2 mm de comprimento.
Considerando a principal hipótese diagnóstica, o trata mento recomendado é
Em conformidade com o disposto no subitem 7.5.8 da Norma Regulamentadora no 7 (PCO), a periodicidade do exame médico clínico periódico deve obedecer a critérios distintos segundo o nível de risco e a condição de saúde do empregado.
Assinale a alternativa que apresenta corretamente essa determinação.
Uma paciente se apresenta com depressão atípica, incluindo aumento do apetite, ganho de peso, aumento do sono, sensibilidade à rejeição e reatividade do humor.
Qual dos achados em sua apresentação tem maior probabilidade de persistir ao longo da vida?
Homem de 52 anos trabalha em uma metalúrgica no setor de soldagem de peças de aço galvanizado há 20 anos. Ele procura o serviço de saúde da empresa com queixa de febre alta, calafrios, dores musculares e cefaleia, com início sempre no final da jornada de trabalho e melhora durante os finais de semana. A anamnese ocupacional revela que o sistema de exaustão localizado do seu posto de trabalho está quebrado há vários meses.
Considerando os princípios da higiene ocupacional, qual das seguintes abordagens representa a conduta prioritária e tecnicamente mais adequada para a gestão do risco no ambiente de trabalho?
Trabalhador da indústria eletrônica e de semicondutores apresenta queixa de dor de cabeça, visão dupla e dor abdominal há cerca de 6 semanas, além de queda de cabelo nos últimos dias.
Qual exame de sangue é indicado para confirmar o diagnóstico?
Homem de 34 anos, eletricista em uma construtora, sofreu uma queda de 2 metros de altura de um andaime após um choque elétrico ao manusear um painel de energia. Foi socorrido e levado ao hospital de emergência, onde foi diagnosticado com fratura exposta da tíbia direita e um ferimento profundo no antebraço esquerdo. O relatório inicial da equipe médica sugere uma provável lesão do nervo radial. A empresa prestou todo o auxílio inicial.
Considerando o caso apresentado, qual é a conduta adequada para a situação do trabalhador?