Questões de Concurso Público Prefeitura de Vista Alegre do Alto - SP 2025 para Químico
Foram encontradas 21 questões
(Arquivo pessoal; imagem usada com autorização)
A pressão dos gases no cilindro 1 e no cilindro 3 é igual a 1,0 atm; a pressão do gás cilindro 2 é igual a 10 atm.
Considerando que esses três gases podem ser estudados usando-se a equação do gás ideal, a comparação das suas densidades dAr, dHe e dN2, nesses cilindros, é dada por:
Dentre esses compostos, o que forma ligação de hidrogênio entre as suas moléculas no estado líquido é o de número
A massa molar desse composto orgânico é
A equação química e a constante do equilíbrio de formação da amônia a uma dada temperatura são:

Nessa mesma condição de temperatura, para a reação inversa dada pela equação a seguir:

O valor numérico para a constante de equilíbrio da equação (II), K2, nessa mesma condição de temperatura, é igual a:
(Arquivo pessoal; imagem usada com autorização) Considerando que Kw = 1 x 10–14, a 25 ºC, o pH da solução resultante após a mistura, a 25 ºC, é igual a
(Arquivo pessoal; imagem usada com autorização)
De acordo com os resultados observados nos testes, concluiu-se que a amostra continha o cátion
(Arquivo pessoal; imagem usada com autorização)
De acordo com os resultados observados nos testes, concluiu-se que a amostra continha o ânion
As vidrarias I e II são, respectivamente:
A tabela apresenta os dados desse estudo:
Essa reação é de
Após o resfriamento, o cadinho apresentou um resíduo sólido de massa 1.200 g.
O teor percentual em massa de oxalato de amônio monoidratado na amostra e a soma dos coeficientes estequiométricos da equação de reação de um mol de oxalato de amônio são iguais a
A respeito dos princípios dessa técnica e da aplicação dessa técnica analítica, é correto afirmar que
Para isso, a bureta deve ser previamente enxaguada com pequenas porções
As semirreações e os potenciais padrão de redução são dados nas equações:
O potencial padrão dessa célula galvânica, nas condições padrão, e o eletrodo que compõe o ânodo são, respectivamente:
A fonte da radiação que é absorvida pelos átomos livres é a parte do equipamento denominada
I. O analito é transportado por um gás inerte, passando por uma coluna capilar apolar.
II. O analito é arrastado por um solvente líquido sob alta pressão em uma coluna de sílica-gel.
III. O analito migra em uma placa recoberta por uma fina camada de sílica-gel, impulsionado por um solvente que sobe por capilaridade.
Os eluentes correspondentes às situações I, II e III estão, respectivamente, no estado físico:
Procedimento 1: Para diluir esse ácido, o químico deve usar os equipamentos de proteção individual adequados e adicionar lentamente o ácido à água, sob agitação contínua e banho de gelo, devido ao processo ser extremamente exotérmico.
Procedimento 2: A abertura do frasco do reagente concentrado e a preparação de soluções deve ser feita em câmara de exaustão (capela) por se tratar de uma substância volátil com vapores corrosivos.
Os procedimentos 1 e 2 são aplicados, respectivamente, para os reagentes