Questões de Concurso Público A.C. Camargo Cancer Center 2024 para Programa de Residência Multiprofissional em Oncologia - Estomatologia

Foram encontradas 13 questões

Q3303489 Não definido
Como originalmente definido pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a leucoplasia representa “uma mancha branca ou placa que não pode ser caracterizada clínica ou patologicamente como qualquer outra doença”. Entretanto, algumas lesões podem apresentar manchas vermelhas dispersas, denominadas eritroplasias. Essas áreas representam locais nos quais
Alternativas
Q3303490 Não definido
É uma condição potencialmente maligna de alto risco, caracterizada por cicatrização crônica, progressiva, da mucosa bucal. A etiologia está relacionada com o uso de betel quid. As queixas principais incluem a incapacidade de abrir a boca (trismo) e uma sensação de queimação generalizada bucal (estomatopirose) com intolerância a alimentos picantes. A lesão não regride com a cessação do hábito.

Essas são informações pertinentes à seguinte lesão da mucosa oral:
Alternativas
Q3303491 Não definido

Uma característica histopatológica observada nas lesões de queilite actínica é a elastose solar. 


Em relação à elastose solar, é correto afirmar que

Alternativas
Q3303497 Não definido
Paciente de 57 anos, sexo masculino, apresenta máculas vermelho-purpúreas, cuja diascopia é negativa, no palato duro.

Sabendo que o herpes-vírus humano tipo 8 está envolvido na patogênese da lesão, um diagnóstico coerente com às informações do caso clínico é:
Alternativas
Q3303498 Não definido
Paciente de 7 anos, sexo feminino, apresenta aumento de volume associado à saída de secreção de gosto desagradável na região vestibular do dente 36. A sondagem periodontal revela formação de bolsa na face vestibular do dente envolvido.

Sabendo se tratar de um cisto odontogênico inflamatório, uma hipótese de diagnóstico coerente com o caso clínico descrito é o cisto
Alternativas
Q3303499 Não definido
Paciente de 38 anos, sexo masculino, apresenta na radiografia uma área radiolúcida, com margens radiopacas regulares bem definidas na região de linha média anterior da maxila. Essa lesão tende a crescer em uma direção anteroposterior, dentro da cavidade medular do osso, sem causar expansão óssea.

Sabendo se tratar de uma lesão odontogênica que surge dos restos celulares da lâmina dentária, uma hipótese de diagnóstico coerente com às informações do caso clínico é: 
Alternativas
Q3303500 Não definido
Assinale a alternativa que apresenta apenas tumores odontogênicos benignos agressivos, de acordo com a classificação biológica dos tumores odontogênicos.
Alternativas
Q3303501 Não definido
Paciente de 25 anos, sexo feminino, assintomática. Em exame radiográfico de rotina, observa-se lesão radiolúcida, unilocular, de pequena dimensão, na região do corpo da mandíbula do lado esquerdo. Sabendo se tratar de uma lesão benigna, derivada do ectomesênquima odontogênico, que mimetiza microscopicamente a polpa dentária, assinale a alternativa que apresenta uma hipótese de diagnóstico plausível para o caso clínico.
Alternativas
Q3303502 Não definido
Paciente de 21 anos, sexo feminino, assintomática. No exame clínico intraoral, observa-se dente 46 aberto acometido por cárie extensa. O exame radiográfico de rotina mostra lesão uniformemente radiopaca no ápice radicular do dente em questão. Sabendo se tratar de uma reação óssea focal a um estímulo inflamatório de baixo grau (dente com pulpite de longa data), assinale a alternativa que apresenta uma hipótese de diagnóstico plausível e o respectivo tratamento para o caso clínico.
Alternativas
Q3303505 Não definido
Paciente de 32 anos, sexo masculino, apresenta dor, com sensibilidade à percussão e extrusão do dente 35, além de edema facial. O dente acometido não responde ao frio ou ao teste pulpar elétrico.

Sabe-se que o exsudato purulento não foi capaz de estabelecer uma drenagem através da superfície da pele ou para a cavidade oral e se espalhou de maneira difusa através dos planos fasciais do tecido mole. Essa disseminação aguda e edemaciada do processo inflamatório agudo pelos planos fasciais é denominada
Alternativas
Q3303512 Não definido
Uma manifestação bucal associada à síndrome do carcinoma nevoide basocelular é a presença de
Alternativas
Q3303515 Não definido
Os carcinomas mucoepidermoides têm sido classificados em três graus histopatológicos. As neoplasias de baixo grau exibem: 
Alternativas
Q3303518 Não definido
O adenoma canalicular se apresenta como um aumento de volume indolor, de crescimento lento, que usualmente varia de alguns milímetros a 2 cm. Pode ser firme ou discretamente flutuante à palpação. A mucosa que o recobre pode ter coloração normal ou azulada.

O local mais comum de localização do adenoma canalicular é
Alternativas
Respostas
1: E
2: A
3: D
4: C
5: E
6: C
7: A
8: D
9: B
10: A
11: E
12: A
13: D