Questões de Concurso Público A.C. Camargo Cancer Center 2024 para Programa de Residência Multiprofissional em Oncologia - Estomatologia

Foram encontradas 8 questões

Q3303493 Odontologia
A leucoplasia é a lesão potencialmente maligna mais comum da cavidade oral, representando 85% dessas lesões.

Assinale a alternativa que apresenta o padrão-ouro para auxiliar na identificação ou no diagnóstico rotineiros de lesões orais de leucoplasia.
Alternativas
Q3303494 Odontologia
Paciente de 70 anos, sexo masculino, foi diagnosticado com carcinoma epidermoide no assoalho bucal do lado direito.

Informações sobre o tumor: mede 3 cm em seu maior diâmetro; metástase em um único linfonodo ipsilateral, de 2 cm em seu maior diâmetro e sem evidência de metástase a distância.

De acordo com Sistema de Estadiamento Tumor-Linfonodo-Metástase (TNM), o tumor descrito é classificado como
Alternativas
Q3303496 Odontologia
O lipossarcoma é uma neoplasia maligna de origem nos adipócitos. As localizações orais mais frequentes são a língua e a bochecha.

A variante histopatológica mais comum na cavidade oral é no lipossarcoma
Alternativas
Q3303503 Odontologia
Paciente de 68 anos, sexo masculino, relata ser portador de leucemia monocítica. Uma das características intraorais observadas nesse paciente foi a presença de aumento de volume gengival difuso, esponjoso e indolor, causado pela coleção de células leucêmicas. Essa manifestação clínica é denominada
Alternativas
Q3303506 Odontologia
Paciente de 55 anos, sexo feminino, queixa-se de dor na mucosa bucal. O exame clínico mostra erosões superficiais e irregulares e ulcerações envolvendo o assoalho bucal e o ventre da língua. Os espécimes de biopsia do tecido perilesional mostram uma separação intraepitelial, que ocorre logo acima da camada de células basais do epitélio. As células da camada espinhosa do epitélio de superfície apresentam-se separadas (acantólise), e as células soltas assumiram uma forma arredondada. O exame de imunofluorescência direta do tecido perilesional demonstra anticorpos IgG e componentes do sistema complemento (C3) nos espaços intercelulares entre as células epiteliais. A imunofluorescência indireta é também positiva, demonstrando a presença de autoanticorpos circulantes no soro do paciente.

A descrição do caso clínico sugere o diagnóstico de
Alternativas
Q3303507 Odontologia
Assinale a alternativa que apresenta apenas lesões mucocutâneas crônicas, caracterizadas por linhas brancas queratóticas entrelaçadas e com possibilidade de apresentação bilateral multifocal.
Alternativas
Q3303508 Odontologia
Assinale a alternativa que apresenta apenas manifestações clínicas da candidíase eritematosa.
Alternativas
Q3303511 Odontologia
Considere às seguintes informações:

    Síndrome herdada como traço autossômico dominante. Defeitos no colágeno tipo I foram relatados em algumas famílias, enquanto problemas com o colágeno tipo V foram identificados em outras, sugerindo heterogeneidade genética. O paciente exibe problemas que são geralmente atribuídos à produção anormal de colágeno, a proteína que é o principal componente estrutural do tecido conjuntivo. Uma forma dessa síndrome tem manifestações odontológicas como característica marcante, com os pacientes mostrando grande atividade de doença periodontal em idade relativamente precoce. Outra manifestação bucal inclui a habilidade de alguns desses pacientes tocarem seus narizes com a língua (sinal de Gorlin).
A descrição refere-se à síndrome
Alternativas
Respostas
1: C
2: A
3: D
4: E
5: C
6: B
7: D
8: C