Questões de Concurso Público Prefeitura de Sorocaba - SP 2022 para Biólogo I

Foram encontradas 5 questões

Q1992615 Biologia
Corais do gênero Tubastraea (Cnidaria, Anthozoa, Scleractinia, Dendrophylliidae) são azooxantelados que crescem em recifes de coral e costões rochosos tropicais. Nativos dos oceanos Pacífico e Índico, hoje algumas espécies são consideradas cosmopolitas, sendo amplamente distribuídas em águas tropicais do Atlântico, Pacífico e Índico, encontrados inclusive na costa brasileira.
O gênero Tubastraea é conhecido popularmente por coral-sol. Assinale a alternativa que apresenta suas características biológicas.
Alternativas
Q1992622 Biologia
Leia o texto a seguir.
   Os ovos são depositados pela fêmea, individualmente, nas paredes internas dos depósitos que servem como criadouros, próximos à superfície da água. A fase larvária, dependendo da temperatura, da disponibilidade de alimento e da densidade das larvas no criadouro, pode variar de cinco dias a algumas semanas, antes de sua transformação em pupa (inativa e não se alimenta). As larvas passam a maior parte do tempo alimentando- -se, principalmente, de material orgânico acumulado nas paredes e no fundo dos depósitos. O repasto sanguíneo das fêmeas, assim como a oviposição, ocorre quase sempre durante o dia, nas primeiras horas da manhã e ao anoitecer. A fêmea grávida é atraída por recipientes escuros ou sombreados, com superfície áspera, nos quais deposita os ovos – ela distribui cada postura em vários recipientes.
(Brasil Ministério da Saúde. Manual de Vigilância, Prevenção e Controle de Zoonoses: normas técnicas e operacionais, 2016.)
O texto descreve parte da biologia de um importante vetor, denominado
Alternativas
Q1992625 Biologia
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do texto a seguir, que se refere a uma parte do ciclo biológico do Plasmodium.
No momento da picada, o mosquito infectado inocula os esporozoítos de Plasmodium. Alguns destes parasitos, encontram vasos sanguíneos e linfáticos e reduzem seu movimento. Carregados pela circulação do sangue, atingem o _____________ e invadem os ____________, onde se modificam, dando origem a formas mais arredondadas do parasito, e, por reprodução assexuada, são formados _____________ que são liberados na corrente circulatória do hospedeiro e rapidamente invadem as hemácias, iniciando o ciclo intraeritrocítico assexuado, responsável pela patologia da doença. 
Alternativas
Q1992626 Biologia
Animal com quatro pares de patas e corpo dividido em duas partes: prossoma e opistossoma, este último subdividido em mesossoma e metassoma, é representante do grupo invertebrado dos
Alternativas
Q1992635 Biologia
Diferentes espécies de mosquitos dos gêneros Haemagogus e Sabethes podem transmitir a febre amarela em ambientes silvestres. Embora ambos vivam nas copas das árvores tendo como alvo principal macacos, apresentam características biológicas distintas:
Alternativas
Respostas
1: C
2: B
3: A
4: E
5: A