Questões de Concurso Público EBSERH 2020 para Farmacêutico

Foram encontradas 2 questões

Ano: 2020 Banca: VUNESP Órgão: EBSERH Prova: VUNESP - 2020 - EBSERH - Farmacêutico |
Q1615123 Farmácia
Duas meta-análises (Pope, 1993; Jonhson, 1994), envolvendo mais de 90 ensaios clínicos, demonstraram que os AINEs (como ácido mefenâmico, cetoprofeno, cetorolaco, diclofenaco, piroxicam, valdecoxibe) podem elevar a pressão arterial. Ambas as meta-análises apresentaram maior elevação da pressão arterial em pacientes hipertensos. A um paciente hipertenso, que sofreu uma queda e torceu o tornozelo, foi prescrito diclofenaco sódico. O paciente está receoso de fazer uso do medicamento por “medo” de ele aumentar sua pressão arterial, que é controlada ambulatorialmente com o uso de um agente anti-hipertensivo betabloqueador.
Desse modo, perguntou ao farmacêutico se poderia substituir o diclofenaco sódico pelo diclofenaco potássico, pois entende que “quanto menos sódio ingerir, melhor para a sua saúde”, principalmente no que diz respeito à pressão arterial.
A dúvida apresentada pelo paciente citado
Alternativas
Ano: 2020 Banca: VUNESP Órgão: EBSERH Prova: VUNESP - 2020 - EBSERH - Farmacêutico |
Q1615125 Farmácia
“Edema maleolar costuma ser o efeito colateral mais registrado, e resulta da própria ação vasodilatadora (mais arterial que venosa), promovendo a transudação capilar. Cefaleia latejante e tonturas não são incomuns. O rubor facial é mais comum com os (…) di-idropiridínicos de ação rápida. Hipercromia do terço distal das pernas (dermatite ocre) e a hipertrofia gengival podem ocorrer ocasionalmente. Tais efeitos podem ser dose-dependentes. Verapamil e diltiazem podem agravar a IC, além de bradicardia e bloqueio atrioventricular. Obstipação intestinal é observada com verapamil.”
Os efeitos adversos relatados referem-se ao grupo dos agentes anti-hipertensivos denominado
Alternativas
Respostas
1: E
2: D