Questões de Concurso Público EBSERH 2020 para Analista Administrativo - Gestão Hospitalar

Foram encontradas 5 questões

Q1638112 Gestão de Saúde e Administração Hospitalar
Nos últimos anos, o tema competência entrou para a pauta de discussões não só acadêmicas, mas também, organizacionais associada a diferentes instâncias de compreensão: pessoal (a competência do indivíduo), organizacional (as cores competences) e dos países (sistemas educacionais e formação de competências). Competências são conhecimentos, habilidades e atitudes necessários para um gestor desempenhar atividades. Logo, o desempenho do gestor em saúde é o resultado de certas habilidades. Esta, por sua vez, é a capacidade de transformar conhecimento em ação. Há três tipos de habilidades importantes para o desempenho administrativo bem-sucedido: as habilidades técnicas, humanas e conceituais.
Imagem associada para resolução da questão

Considerando o texto e a imagem, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q1638113 Gestão de Saúde e Administração Hospitalar
No final dos anos 90, poucas organizações de saúde ou profissionais de saúde sabiam o que era acreditação hospitalar. Hoje, o cenário mudou. Apesar de não estamos em um patamar ideal, há fatos que merecem destaque: diferentes modelos de acreditação hospitalar coexistem em nosso país, diversos hospitais são acreditados. O processo de avaliação com fins de acreditação, de uma maneira geral, obedece a uma regra própria, por vezes, adaptada às realidades das diversas instituições acreditadoras existentes. Esta regra, determina alguns procedimentos e condutas em sua aplicação.
Assinale a alternativa que representa a resposta correta.
Alternativas
Q1638127 Gestão de Saúde e Administração Hospitalar
O Relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) ressalta a importância dos recursos humanos nos sistemas de saúde. Está importância vem se difundindo a partir da percepção de gestores, trabalhadores e representantes do governo de que a formação, o desempenho e a gestão de recursos humanos afetam diretamente a qualidade dos serviços prestados e o grau de satisfação dos usuários. Logo, uma gestão estratégica de pessoas nas organizações de saúde é fundamental
Com base no texto, leia as afirmativas:
I. os processos de gestão de pessoas deixaram de ser executados por meio de ações isoladas e passaram a buscar atender as necessidades dos negócios, alinhadas com a missão, visão e valores organizacionais.
II. os gestores de pessoas têm papel fundamental neste processo, pois são eles os responsáveis pela missão de disseminar a cultura e a prática estratégica da gestão de pessoas.
III. a gestão de pessoas precisa ser estratégica, com ações organizadas para satisfazer as necessidades dos negócios e propiciar um ciclo contínuo de melhoria do desempenho individual e organizacional.
IV. as organizações muitas vezes deixam a desejar em questões importantes para o fortalecimento dos resultados individuais das pessoas e consequentemente organizacionais.
V. a inabilidade dos gestores e a falta de competências conceituais, técnicas e humanas, corroboram para este processo retardatário no qual a gestão de pessoas ainda se encontra.
Assinale a alternativa que representa a resposta correta.
Alternativas
Q1638136 Gestão de Saúde e Administração Hospitalar
Novas práticas de gestão instituídas pela flexibilização e mudanças nas relações de trabalho foram intensificadas a partir da década de 1990 com a internacionalização de mercados, com o aumento da competitividade e com o avanço da tecnologia. Com isso, algumas empresas passaram a recorrer à diminuição de seu tamanho (downsinzing) e a terceirização de atividades (outsourcing). Esse modelo reconfigurou as relações entre capital e trabalho, sendo considerada uma alternativa para as organizações se adaptarem às modificações no cenário mundial. Considerando que a Câmara dos Deputados aprovou em 2017 a Lei nº 13.429 e Lei nº 13.467, assinale a alternativa que representa a resposta correta.
Alternativas
Q1638139 Gestão de Saúde e Administração Hospitalar
Em um ambiente de competitividade, os agentes precisam ser diferenciados para possuir vantagem. As diferenças entre os competidores de um negócio podem ser preço, funções, utilização do tempo, vantagem da localização, ou a própria percepção do cliente em relação ao seu produto ou serviço (imagem).
As organizações de saúde têm adotado estratégias básicas que envolvem a liderança em custo, a diferenciação e os nichos de mercado.
Assinale a alternativa que apresenta um exemplo de estratégia competitiva em liderança de custos, diferenciação ou nicho de mercado.
Alternativas
Respostas
1: B
2: C
3: A
4: A
5: B