Questões de Concurso Público UFABC 2019 para Engenheiro - Mecânica

Foram encontradas 60 questões

Q1026345 Português

                        Redes pessoais e vulnerabilidade social


      Redes sociais têm sido cada vez mais consideradas como elementos importantes na construção de uma grande variedade de processos, desde a mobilização política em movimentos sociais ou partidos políticos, até as ações e a estrutura de relações formais e informais entre as elites políticas e econômicas ou na estruturação de áreas de políticas públicas, entre muitos outros temas. Número significativo de estudos tem examinado as redes pessoais, aquelas que cercam os indivíduos em particular. Essas análises visam a estudar os efeitos da sociabilidade de diversos grupos sociais, para compreender como os laços sociais são construídos e transformados e suas consequências para fenômenos como integração social, imigração e apoio social.

     No caso específico da pobreza, a literatura tem estabelecido de forma cada vez mais eloquente como tais redes medeiam o acesso a recursos materiais e imateriais e, ao fazê-lo, contribuem de forma destacada para a reprodução das condições de privação e das desigualdades sociais. A integração das redes ao estudo da pobreza pode permitir a construção de análises que escapem dos polos analíticos da responsabilização individual dos pobres por sua pobreza (e seus atributos), assim como de análises sistêmicas que foquem apenas os macroprocessos e constrangimentos estruturais que cercam o fenômeno.

     A literatura brasileira sobre o tema tem sido marcada por uma oposição entre enfoques centrados nesses dois campos, embora os últimos anos tenham assistido a uma clara hegemonia dos estudos baseados em atributos e ações individuais para a explicação da pobreza. Parece-nos evidente que tanto constrangimentos e processos supraindividuais (incluindo os econômicos) quanto estratégias e credenciais dos indivíduos importam para a constituição e a reprodução de situações de pobreza. Entretanto, essas devem ser analisadas no cotidiano dos indivíduos, de maneira que compreendamos de que forma medeiam o seu acesso a mercados, ao Estado e às trocas sociais que provêm bem-estar.

(Eduardo Marques, Gabriela Castello e Renata M. Bichir. Revista USP, n° 92, 2011-2012. Adaptado)

Para responder a questão, considere esta passagem do texto:

(I) A literatura brasileira sobre o tema tem sido marcada por uma oposição entre enfoques centrados nesses dois campos, (II) embora os últimos anos tenham assistido (III) a uma clara hegemonia dos estudos baseados em atributos e ações individuais (IV) para a explicação da pobreza.


As palavras “hegemonia” e “atributos” têm sinônimos adequados ao contexto em:

Alternativas
Q1026369 Noções de Informática

Considere a seguinte tabela, editada no MS-Excel 2010 em sua configuração padrão.

Imagem associada para resolução da questão

A célula C2 contém a fórmula:

Alternativas
Ano: 2019 Banca: VUNESP Órgão: UFABC Prova: VUNESP - 2019 - UFABC - Engenheiro - Mecânica |
Q1026801 Matemática

Na figura, tem-se o esquema de um objeto esférico e maciço de centro S e raio SQ ≡ SP.


Imagem associada para resolução da questão


Sabendo-se que o arco PQ da circunferência máxima que contém os pontos P e Q tem comprimento igual a vigésima parte do perímetro dessa circunferência, é correto afirmar que a medida do ângulo PSQ é igual a

Alternativas
Ano: 2019 Banca: VUNESP Órgão: UFABC Prova: VUNESP - 2019 - UFABC - Engenheiro - Mecânica |
Q1026802 Matemática
Uma peça tem apenas uma de suas faces totalmente plana e retangular, com uma das arestas medindo a terça parte da medida da outra aresta. Necessita-se fazer uma ampliação dessa peça, de modo que a área de superfície da respectiva face seja aumentada em 21%, mantendo-se a razão entre as medidas das arestas da nova face retangular, ou seja, na nova peça, uma das arestas dessa face retangular deve medir um terço da medida da outra aresta. Nessas condições, o perímetro da referida face da nova peça aumentará, em relação ao perímetro da correspondente face da peça original, em
Alternativas
Ano: 2019 Banca: VUNESP Órgão: UFABC Prova: VUNESP - 2019 - UFABC - Engenheiro - Mecânica |
Q1026803 Matemática

O gráfico representa a potência (em cv) em função da velocidade angular (em rpm) de dois motores: um a diesel e outro a gasolina.


Imagem associada para resolução da questão


Com base nas informações apresentadas no gráfico, assinale a alternativa que contém uma afirmação verdadeira.

Alternativas
Respostas
1: B
2: B
3: D
4: E
5: B