Questões de Concurso Público Prefeitura de Itapevi - SP 2019 para Médico - Estratégia Saúde da Família - ESF

Foram encontradas 4 questões

Q1043257 Medicina
Criança de oito meses deu entrada no Pronto-Socorro com história de três dias de diarreia, que se intensificou nas últimas doze horas. Examinada, mostrava-se desidratada e prostrada. Foi iniciada a reidratação, porém a criança faleceu uma hora depois da internação. O exame físico revelou sinais de intensa desidratação. A doença ou o estado mórbido que causou diretamente sua morte e a causa básica são, respectivamente,
Alternativas
Q1043274 Medicina

Homem, 57 anos, hipertenso, diabético e dislipidêmico, faz uso crônico de losartana, hidroclorotiazida, metformina, dapagliflozina, sitagliptina, amlodipina, ômega-3 e atorvastatina. Apresenta ainda como antecedente, carcinoma de pele tipo espinocelular, ressecado há 3 anos, e quatro crises de artrite gotosa nos últimos dois anos. Refere que, apesar de estar mantendo o peso ideal, praticando caminhadas e tomando os medicamentos regularmente, tem apresentado dificuldade no controle do diabetes e os níveis de colesterol LDL encontram-se fora da meta. A função renal está normal e a hemoglobina glicada está em 7,2%.


Uma estratégia pertinente e obrigatória nesse momento é a suspensão da

Alternativas
Q1043284 Medicina
Homem, 87 anos, é trazido ao pronto atendimento por familiares, apresentando sonolência e queda do estado geral. Seu cuidador refere que o paciente é portador de hipertensão arterial sistêmica e doença de Alzheimer e está em uso diário de hidroclorotiazida, enalapril, donepezila e olanzapina, em doses estáveis há pelo menos dois anos. Os exames laboratoriais coletados na avaliação inicial evidenciam: Na = 119 mEq/L (normal de 135 a 145 mEq/L); K 3,7 mEq/L (normal de 3,5 a 5,5 mEq/L) e função renal normal.
Assinale a afirmativa correta em relação ao distúrbio hidroeletrolítico apresentado nesse caso.
Alternativas
Q1043293 Medicina
Tiago, 2 anos, é levado ao pronto atendimento com história de 3 dias de febre, coriza, rouquidão e dor de garganta à deglutição. Ao exame físico, está em regular estado geral, febril (38,5 ºC), com taquipneia leve e apresenta hiperemia conjuntival e de orofaringe, acompanhada de hipertrofia e exsudato em tonsilas palatinas e presença de gânglios de 0,5 a 1 cm de diâmetro, fibroelásticos e móveis, em cadeia cervical anterior bilateralmente.
Baseado na principal hipótese diagnóstica, a conduta é
Alternativas
Respostas
1: B
2: B
3: A
4: A