Questões de Concurso Público Prefeitura de Guarulhos - SP 2019 para Atendente do SUS

Foram encontradas 4 questões

Q2026782 Português

Leia a charge para responder à questão. 




(Chargista Duke. https://www.otempo.com.br)

Na fala do segundo mosquito, a expressão Pois é indica uma
Alternativas
Q2026784 Português

Leia a charge para responder à questão. 




(Chargista Duke. https://www.otempo.com.br)

A fala do segundo mosquito caracteriza-se por conter termos empregados em sentido
Alternativas
Q2026785 Português

Leia a charge para responder à questão.



(Chargista Duke. https://www.otempo.com.br)


Leia o texto para responder à questão.


  Pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) anunciaram a descoberta do vírus mayaro, no Estado do Rio.

  O vírus é uma espécie de ‘primo’ da chikungunya e provoca as mesmas reações nos pacientes: febres e intensas dores musculares e articulares que podem se prolongar por muitos meses. De forma semelhante ao que transmite a febre amarela, o mayaro é um vírus que, pelo menos até agora, existia apenas em áreas silvestres amazônicas.

  No entanto, sua presença no estado do Rio não surpreendeu os cientistas da UFRJ – há quase quatro anos, eles já alertavam sobre a possibilidade da existência do vírus em território fluminense, por meio de uma adaptação ao ambiente urbano.

  Segundo a pesquisa, com o passar do tempo, o mayaro pode se adaptar ainda mais e também ser transmitido tanto pelo Aedes aegypti quanto pelo pernilongo Culex – bastante comum no RJ, o que, segundo os pesquisadores, pode aumentar o risco de epidemia.


(https://g1.globo.com.ghtml. Adaptado)

A informação comum à charge e ao texto diz respeito
Alternativas
Q2026789 Português

Leia o texto para responder à questão. 


O poder do mosquito

     Este 2019 começou marcado pelo ressurgimento de um velho e temível inimigo dos brasileiros: o Aedes aegypti. Nada menos de 994 cidades – um quinto dos 5214 municípios pesquisados – estão com altos níveis de infestação pelo mosquito.

    Há duas formas de encarar a recente proliferação do Aedes, mosquito de origem africana que inferniza a vida de brasileiros desde que aqui aportou, séculos atrás, provavelmente a bordo de navios de traficantes de escravos.

     A mais benigna põe ênfase nas condições meteorológicas para multiplicação do vetor, como a temperatura e a pluviosidade mais elevadas deste ano. Trata-se da visão favorita de governantes que se esquivam de responsabilidades.

     Outra forma de encarar o poder redivivo do inseto é enxergar aí o fracasso do poder público em combater uma doença típica do subdesenvolvimento – ou da sociedade como um todo, porque erradicar o Aedes aegypti é um desafio que começa na casa de cada um.

(Editorial. Folha de S.Paulo, 07.05.2019. Adaptado)

Com base nas informações textuais, é correto concluir que o título do texto se refere
Alternativas
Respostas
1: C
2: A
3: C
4: D