Questões de Concurso Público Prefeitura de Guararapes - SP 2018 para Professor de Educação Básica II - Artes

Foram encontradas 6 questões

Q1043954 Educação Artística
Segundo Barbosa, A imagem no ensino da Arte: anos 1980 e novos tempos, 2012, no início da década de 1970, paralelo ao ensino para a formação de professores na universidade, havia o Movimento das Escolinhas de Arte, com atuação desde 1948. Seu objetivo era
Alternativas
Q1043955 Educação Artística
Bredariolli (In: Barbosa & Cunha, 2010) aponta as concepções de Ana Mae Barbosa sobre o predomínio das imagens sobre o conhecimento informal, que é adquirido sem qualquer discernimento, indicando para a necessidade de alfabetização para a leitura de imagem, provável caminho para sua democratização. Segundo Bredariolli, essa alfabetização realiza-se pelo exercício de leitura como análise crítica articulada ao contexto, caminho para um olhar ativo sobre o mundo e suas imagens. Essa concepção de leitura tem como origem a noção de leitura presente em
Alternativas
Q1043956 Educação Artística
A noção, desenvolvida por Umberto Eco, de que “se é o artista quem imprime uma série de significados em seu trabalho, e se é a obra que os porta e exibe, é no observador que ela finalmente se fecha. O universo de significados e de possibilidades criado pelos artistas adquire enfim um certo sentido. Mas essa obra continuará portando esses possíveis significados até o próximo observador”. (Costa, 2004. Adaptado)
O excerto refere-se à noção de
Alternativas
Q1043962 Educação Artística

Observe a imagem.

Imagem associada para resolução da questão

A obra Bandido da Luz Vermelha (1967), de Claudio Tozzi, é representativa de um momento histórico e movimento artístico no qual, segundo Costa (2004), há uma contestação à influência da mídia na sociedade contemporânea. Esse movimento é

Alternativas
Q1043963 Educação Artística

Observe a ilustração.

Imagem associada para resolução da questão


Por meio dessa ilustração, Guernica (1937) traz a ideia do repúdio aos horrores de uma guerra específica. Uma pessoa que não conheça as intenções conscientes de seu autor pode ver Guernica e sentir ou não impactos marcados pela intenção do artista; pode sentir outros gerados pela relação entre as imagens da obra e os dados de sua experiência pessoal, como o adolescente que, vendo essa imagem, a relaciona a uma explosão nuclear.

(PCN: Arte, 1998)


Seu autor é

Alternativas
Respostas
1: D
2: C
3: C
4: A
5: E