Questões de Concurso Público Prefeitura de Suzano - SP 2015 para Procurador Jurídico

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Q581846 Português

                                       Complexo de vira-lata 2.0

       Nelson Rodrigues chamou de complexo de vira-lata a inferioridade que o brasileiro voluntariamente se impõe perante o resto do mundo. Para o cronista, esse complexo teria sido superado com o título mundial de 1958. Isso ao menos entre as quatro linhas, onde construímos um futebol único e nos tornamos os maiores e os melhores.

       Tínhamos o patrimônio do futebol-arte, remédio para qualquer problema de autoestima. Mas sofremos um duro golpe narcísico com uma nova derrota em casa na última Copa. O “futebol-totem”, a verdade em torno da qual nos aglutinávamos reforçando uma identidade nacional, ruiu. Ainda somos os melhores?

       É como se andássemos carregando uma coroa oxidada. No íntimo ferido, a necessidade da autoafirmação, “somos os melhores”. Ao mesmo tempo, na superfície, a mágoa e o rancor ao nos afirmarmos profundamente inferiores.

       Aprisionados nessa conflituosa ambiguidade, inferiorizar o futebol brasileiro parece ser o mote das críticas e cobranças de boa parte da mídia. Carecendo de novas verdades, “profetas” anunciam caminhos, vendem verdades que pouco servem à evolução de nosso futebol. Aplaudem mais as medidas e o futebol de outros países, como se o autoelogio ou o reconhecimento do Brasil fosse uma espécie de tabu.

       É verdade que a globalização misturou estilos e fez o futebol crescer pelo mundo. Devemos ver o que de bom é produzido lá fora e descobrir como podemos aproveitar. Mas o aplauso ao outro, por vezes, não soa simplesmente como a admiração ao belo e ao sublime produzido no futebol. No fundo, para o narciso ferido, aponta para uma falta, como se a afirmação do outro fosse a sua própria negação. Retomamos, então, o “Narciso às avessas” de Nelson, que cospe na própria imagem, afirmando que aqui nada presta e que o que é produzido lá fora é o ideal.

       Falamos da ativação de um complexo que acaba por desvalorizar elementos tradicionalmente brasileiros, favorecendo uma paulatina descaracterização de nosso futebol. É de se perguntar: se Garrincha fizesse seu drible hoje, quão execrado pela mídia ele poderia ser pela falta de objetividade e menosprezo ao adversário? Críticas como essas possuem suas raízes em um modo europeu de se analisar o futebol. Estranhamos essas críticas — desrespeitosas, por sinal — a uma geração de jogadores brasileiros que fazem parte da maioria estrangeira no campeonato de clubes mais valorizados.

              (Walter Feldman; Rogério Caboclo. www.folha.uol.com.br/ opiniao/2015/09/1683161-

                                                                                 complexo-de-vira-lata-20.shtml. Adaptado)

De acordo com os autores,
Alternativas
Q581851 Português
Leia o poema e responda à questão.

                    O sentido normal das palavras não faz bem ao poema.

                    Há que se dar um gosto incasto aos termos.

                    Haver com eles um relacionamento voluptuoso.

                    Talvez corrompê-los até a quimera.

                    Escurecer as relações entre os termos em vez de aclará-los.

                    Não existir mais rei nem regências.

                    Uma certa liberdade com a luxúria convém.

                     (Manoel de Barros. Retrato quase apagado em que se pode ver perfeitamente

                                                    nada, VII, Poesia completa. São Paulo, Leya, 2010, p. 265)

Para o poeta, a


Alternativas
Q581853 Português
Considere o texto a seguir.

      A ideia de “bem comum" compreende, em linhas gerais, que, enquanto cidadãos, devemos procurar, por meio da nossa ação, pensar na sociedade como um todo e não apenas nos nossos interesses pessoais. Kant apregoava que deveríamos guiar nossa ação como se fôssemos “um legislador universal", isto é, verificar se nossa conduta seria universalizável, destacando que, para tanto, não deveríamos agir auto-interessadamente. Inobstante, por lógico, como cada ser humano tem suas experiências e preconcepções, logo, a ideia de “bem comum" não é homogênea na práxis. Ou seja, quer exista quer não um padrão de “bem comum", na prática, sempre haverá diferentes visões deste. E, por meio do debate, será possível aperfeiçoar as diferentes concepções, compreender os prós e os contras de determinadas escolhas e, assim, alcançar decisões mais racionais. Portanto, é por meio da dialética que a sociedade, racionalmente, pode se desenvolver adequadamente e esta somente é assegurada pela Democracia. Por isso, a liberdade de expressão e a de crença são asseguradas na Constituição da República Federativa do Brasil.

                                                      (Evérton Raphael Motta Reduit. Crenças homogeneizantes:

                                      o fim da democracia. www.evertonraphael.jusbrasil.com.br. Adaptado)

A partir da leitura do texto, é correto afirmar que


Alternativas
Respostas
1: C
2: D
3: E