Questões de Concurso Público Prefeitura de Camocim de São Félix - PE 2024 para Assistente Social

Foram encontradas 3 questões

Q2385780 Serviço Social
Analise a seguir aspectos sobre o planejamento em Serviço Social, seus conceitos e objetivos, baseado na perspectiva crítica do conhecimento:


I. Na perspectiva crítica, o ato de planejar é compreendido para além da sua dimensão técnica, tratando de reconhecer e demarcar sua dimensão política.

II. O planejamento é utilizado apenas para teorizar, investigar ou fazer pesquisa especulativa sobre a realidade. É considerada uma mera prática imediatista, que visa responder a problemas elencados no cotidiano profissional do assistente social.

III. O planejamento realizado por profissionais de Serviço Social é demandado exclusivamente à dimensão técnica, com o domínio de instrumentos, ferramentas, métodos, a exemplo de indicadores e índices, planilhas, gráficos, estudos e pesquisas.

IV. O planejamento pode se apresentar de modo estruturado e não estruturado. Nesse último, trata-se do cálculo racional e do pensamento sistemático e estratégico. O planejamento estruturado é aquele que se apresenta sob a forma de planos, programas e projetos.

V. O planejamento é utilizado especificamente no âmbito acadêmico e teórico. No campo profissional, é impossível de ser aplicado devido às demandas emergenciais que chegam aos serviços.


Está CORRETO o que se afirma em
Alternativas
Q2385785 Serviço Social
Analise as afirmativas a seguir, referentes ao debate profissional trazido por Iamamoto (2008) e quanto ao exercício profissional do assistente social, seus desafios e sua relativa autonomia profissional. 



I. O dilema condensado na inter-relação entre projeto profissional e estatuto assalariado significa, por um lado, a afirmação da relativa autonomia do assistente social na condição de suas ações profissionais, socialmente legitimada pela formação acadêmica de nível universitário e pelo aparato legal e organizativo que regulam o exercício de uma “profissão liberal” na sociedade (expresso na legislação pertinente e nos Conselhos Profissionais)


II. A autonomia profissional do assistente social depende unicamente da força política da categoria profissional por meio da conjunção entre projeto profissional e trabalho assalariado.


III. O exercício profissional realiza-se pela mediação do trabalho assalariado, que tem no Estado e nos organismos privados- empresariais ou não-, os pilares de maior sustentação dos espaços ocupacionais desse profissional, perfilando o seu mercado de trabalho, componente essencial da profissionalização do Serviço Social.


IV. Um dos desafios postos aos assistente social em seu exercício profissional é realizar uma leitura da realidade social e conjuntural de forma totalizadora, seguindo uma visão messiânica e fatalista, na busca de responder às demandas que chegam ao serviço.


V. O viés voluntarista permanece como essência da profissão, sendo relegado o cunho político, de trabalho e coletivo/militante para o segundo plano no cotidiano profissional.



Está CORRETO o que se afirma em 
Alternativas
Q2385786 Serviço Social
O eixo central do Código de Ética de 1993, que perpassa toda a construção, é a liberdade compreendida como fonte de emancipação, autonomia e plena expansão dos indivíduos sociais, o que significa o final da exploração e da dominação do homem pelo homem (de classe, etnia ou gênero), afirmam Cardoso e Torres (2016).

Nesse sentido, analise as afirmativas a seguir no que se refere à lógica expressa nos princípios do Código de Ética de 1993.




I. Os assistentes sociais, ao defenderem os direitos humanos, estabelecem o critério de direitos a um grupo social específico, ou seja, aqueles que estão em conflito com a lei. Nesse sentido, são criadas estratégias de ação para que sejam garantidos os direitos sociais a esse grupo específico.

II. Os assistentes sociais, ao defenderem os direitos humanos, estabelecem posicionamento crítico frente à sociedade capitalista, pois são eles estratégias políticas de enfrentamento (ainda que na democracia burguesa), historicamente conquistados pelo conjunto dos trabalhadores organizados, para garantir sua reprodução social em respostas às suas necessidades humano-sociais.


III. Os valores contidos no Código de Ética de 1993 são suficientes, assim como a ação profissional do assistente social para modificar a atual sociabilidade capitalista para outra mais justa.


IV. A luta pela radicalização da emancipação política, o que nos leva diretamente à compreensão de outros princípios expressos no Código de Ética de 1993: democracia, cidadania, justiça e equidade social.


V. No Código de Ética de 1993, a cidadania é entendida, de acordo com o conceito burguês, que é restrita ao fato de o indivíduo ter acesso aos direitos civis dentro da sociedade capitalista.



Está CORRETO o que se afirma em
Alternativas
Respostas
1: C
2: D
3: B