Questões de Concurso Público Prefeitura de São José da Coroa Grande - PE 2023 para Professor do ensino Fundamental - Anos Finais - Ensino Religioso

Foram encontradas 8 questões

Q2035214 Pedagogia
A Constituição da República Federativa do Brasil, publicada em 05 de outubro de 1988, estabelece critérios para questões voltadas à Educação, Cultura e Desporto. No artigo 210 desse documento, destaca-se que:

“[…] Art. 210. Serão fixados conteúdos mínimos para o ensino fundamental, de maneira a assegurar formação básica comum e respeito aos valores culturais e artísticos, nacionais e regionais. § 1º O ensino religioso, de matrícula facultativa, constituirá disciplina dos horários normais das escolas públicas de ensino fundamental […]”. Fonte: BRASIL. Presidências da República. Casa Civil. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em 27 nov. 2022.
A partir do artigo e dos documentos norteadores da educação, analise as afirmativas abaixo:
I. O Ensino Religioso na Educação Básica é organizado pelas instituições educacionais, com princípios proselitistas a partir dos posicionamentos dos docentes e gestores.
II. A matrícula no componente curricular de Ensino Religioso é facultativa, oferecido em horário regular, com abordagens plurais e respeito à diversidade de crenças.
III. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/96) reforça o artigo 210 da Constituição Federal e estabelece um ensino confessional para a educação básica.
Assinale a alternativa CORRRETA.
Alternativas
Q2035218 Pedagogia
As discussões sobre o Ensino Religioso no Brasil se desenvolveram desde o período colonial, a partir de uma abordagem devocional e catequética, até diálogos educacionais com parâmetros específicos para a educação laica no período contemporâneo. Sobre essa temática, assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q2035219 Pedagogia
Analise a charge e o texto abaixo:

Fonte: Charges do Niniu


“O poder de dominação de um grupo cultural sobre o outro geralmente é viabilizado por meio da violência nas suas expressões físicas e psicológicas, assim como ocorre nas guerras e nos empreendimentos colonizadores. A ideologia também é um subterfúgio e faz da religião, da imprensa, da arte, da educação, dentre outros, espaços para sua disseminação, influenciando o pensamento sobre o que é bom, belo, certo, divino ou moral. O que não faz parte do universo desse grupo cultural é considerado inferior, selvagem e, às vezes, monstruoso, construindo um imaginário que atravessa séculos”.
    Fonte: MOURA, Carlos André Silva de; SANTOS, Mário Ribeiro dos; ARAÚJO, Sandra Simone Moraes de. Exu faz presença na sala de aula: reflexões sobre as práticas religiosas afro-brasileiras no Ensino de História. Revista História Hoje, São Paulo, v. 11, n. 22, 2022. p. 329. Disponível em: https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/854. Acesso em 26 nov. 2022.
Com base na charge e no texto, assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q2035220 Pedagogia
 Sobre a origem do Ensino Religioso, analise as afirmativas abaixo:
I. O Ensino Religioso como componente curricular teve a sua origem nas instituições escolares mantidas pelo Estado, com valorização do direito da pluralidade cultural, com um sistema escolar organizado de forma independente e as igrejas com menor ou nenhuma influência nos debates escolares.
II. Como componente curricular, o Ensino Religioso passou a ser pensado a partir de orientações próximas das práticas da leitura, da escrita e dos elementos matemáticos.
III. O Ensino Religioso, como componente curricular, foi estruturado durante o período colonial brasileiro, implementado pelas ordens e congregações religiosas, especialmente os membros da Companhia de Jesus.
Está CORRETO o que se afirma em 
Alternativas
Q2035221 Pedagogia

Analise o texto abaixo:


“O espaço da escola é feito de vida a serviço de mais vida. Nesse espaço, seja ele de escola pública ou de escola confessional, está presente o ser humano com suas perguntas existenciais, suas carências e sua dimensão relacional. Em ambos os espaços, o Ensino Religioso (ER) faz parte da proposta pedagógica da escola. Esse ensino envolve o diálogo com o diferente, com as diferenças e com o universo da pluralidade do povo brasileiro, no respeito à liberdade religiosa de cada pessoa cidadã. Nesse sentido, a linguagem inclusiva é de suma importância”.

Fonte: CARON, Lurdes. Ensino Religioso nas Escolas Públicas e Confessionais: concepção, convergências e diferenças. In. JUNQUEIRA, Sérgio Rogério Azevedo; BRANDENBURG, Laude Erandi; KLEIN, Remí (Org.). Compêndio do Ensino Religioso. São Leopoldo: Sinodal; Petrópolis: Vozes, 2017. p. 62. 

Com base na análise do texto, assinale a alternativa CORRETA. 


( ) As escolas privadas confessionais não necessitam seguir as orientações educacionais sobre o respeito à diversidade e pluralidade religiosa.

( ) Os debates desenvolvidos no componente curricular sobre o Ensino Religioso são fundamentais para a promoção do respeito e a construção de alteridades.

( ) A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional garante total liberdade às escolas confessionais para elaboração dos seus conteúdos sobre o Ensino Religioso.

( ) Os diálogos educacionais no componente curricular de Ensino Religioso também devem refletir o cotidiano dos discentes e dos espaços sociais em que estão inseridos.

( ) A partir de uma prática colaborativa, os debates sobre as religiões devem partir de um diálogo inclusivo e propositivo, com problematizações socioculturais sobre as diferentes devoções e práticas.


Assinale a alternativa que indica a sequência CORRETA. 

Alternativas
Respostas
1: B
2: C
3: E
4: C
5: B