Questões de Concurso Público SES-PE 2022 para Residência Multiprofissional em Saúde - Enfermagem

Foram encontradas 5 questões

Q2059456 Enfermagem

Paciente M.G.P, 80 anos, cor branca, viúva, dois filhos, reside com o neto e nora. Deu entrada no hospital com diagnóstico médico de acidente vascular encefálico, tem diagnóstico prévio de hipertensão e diabetes, apresenta uma lesão crônica em MIE há 3 meses. Ela necessitou passar por cirurgia neurológica de urgência e, após 22 dias de internamento, 15 destes em leito de UTI, também desenvolveu lesão por pressão em região sacra e trocantérica. De acordo com a situação descrita acima, analise as afirmativas abaixo:


I. A ferida cirúrgica de uma cirurgia neurológica é considerada limpa, por se tratar de um órgão limpo, causada por agente vulnerante que promove uma alteração na fisiologia tissular, podendo a ferida cirúrgica variar de escoriações até lesões amplas que podem causar deformidades ou amputações.

II. A lesão por pressão é uma área localizada de isquemia celular que se desenvolve quando um tecido mole é comprimido entre uma proeminência óssea e uma superfície por um período prolongado.

III. As úlceras de estase, também chamadas de úlceras arteriais, são lesões agudas que ocorrem na parte inferior das pernas e dos pés.

IV. O pé diabético é uma complicação rara em pacientes portadores de diabetes melito, que se origina pela presença de hipertensão venosa.


Está CORRETO o que se afirma em 

Alternativas
Q2059467 Enfermagem

Sobre a asma, leia atentamente as afirmativas abaixo:


I. A causa da asma é desconhecida; na asma, ocorrem episódios de obstrução reversível ao fluxo respiratório.

II. A asma é uma das doenças crônicas mais comuns, afetando 1-18% da população em diferentes países. Estima-se que existam cerca de 300 milhões de pacientes com asma no mundo. No Brasil, provavelmente mais de 20 milhões de pessoas têm asma.

III. São considerados fatores de risco para a asma: atopia, genética, alérgenos, ocupação e obesidade.

IV. A asma ocupacional está relacionada ao trabalho; em geral, acomete o adulto e estima-se que 5-20 por cento das asmas que se inicia na vida adulta seja ocupacional.


Está CORRETO o que se afirma em 

Alternativas
Q2059468 Enfermagem

Sobre a doença isquêmica do miocárdio, leia as afirmativas abaixo e assinale a alternativa CORRETA.



Alternativas
Q2059469 Enfermagem

A proteção cardiovascular (CV) consiste no objetivo primordial do tratamento anti-hipertensivo. Sobre o tratamento medicamentoso da Hipertensão Arterial, leias as afirmativas abaixo e coloque V nas verdadeiras e F nas falsas.


( ) A monoterapia pode ser a estratégia anti-hipertensiva inicial para pacientes com HA estágio 1 com risco CV baixo ou com PA 130-139/85-89 mmHg de risco CV alto ou para indivíduos idosos e/ou frágeis.

( ) A combinação de fármacos não é a estratégia terapêutica preferida para a maioria dos hipertensos, independentemente do estágio da HA e do risco CV associado.

( ) Os principais efeitos adversos dos diuréticos são: fraqueza, cãimbras, hipovolemia e disfunção erétil.

( ) O uso de diuréticos em doses baixas diminui o risco dos efeitos adversos, sem prejuízo da eficácia antihipertensiva, especialmente quando em associação a outras classes de medicamentos.


Assinale a alternativa que indica a sequência CORRETA.

Alternativas
Q2059470 Enfermagem
Consiste em objetivo do tratamento do paciente com diabetes mellitus (DM) o bom controle metabólico, diminuindo, assim, os riscos de complicações micro e macrovasculares. No Diabetes mellitus tipo 2, a adoção de hábitos de vida saudáveis, com uma alimentação equilibrada, prática regular de atividade física, moderação no uso de álcool e abandono do tabagismo, acrescido ou não do tratamento farmacológico, são preditivos de um bom controle glicêmico. Se o controle glicêmico é essencial para o controle metabólico, como deve ser feito o seu monitoramento? 
Alternativas
Respostas
1: B
2: E
3: A
4: E
5: E