Questões de Concurso Público Prefeitura de Bom Conselho - PE 2022 para Professor de História

Foram encontradas 11 questões

Q1943462 História
Consideramos que, embora o debate das relações entre a História e o ficcional já tenha avançado bastante e que muitos preconceitos tenham sido derrubados, ainda há muito o que se discutir sobre os contatos – e distanciamentos– entre estas duas formas de compreender o mundo, e que, sem dúvida, ainda há diversos outros preconceitos, principalmente no que toca ao ponto do ficcional, a serem combatidos.
(O FINGIR HISTORIOGRÁFICO: A ESCRITA DA HISTÓRIA ENTRE A CIÊNCIA E A FICÇÃO – GOMES, Warley Alves.)
Destes teóricos relacionados abaixo, qual deles NÃO considera a história uma ciência, mas sim um ramo da literatura?
Alternativas
Q1943463 História
“A Micro-História é um campo relativamente recente na Historiografia, e ainda hoje gera muitas polêmicas com relação às suas possibilidades de definição. Uma questão complicadora é que a Micro-História começou a desabrochar com um grupo muito específico de historiadores italianos, que tem até os dias de hoje publicação própria (os Quaderni storici) e por isso não é raro que se confunda a Micro-História – enquanto nova possibilidade de abordagem historiográfica – com este grupo.” (SOBRE A FEITURA DA MICRO-HISTÓRIA – BARROS, José D´Assunção).
Uma das características dos fundadores dos “Quaderni Storici” é a ampla defesa feita sobre a cientificidade da história produzida dentro das universidades.
Qual dos historiadores abaixo representa o grupo de italianos idealizadores da empreitada microhistoriográfica?
Alternativas
Q1943464 História
“As fontes históricas estão situadas no cerne da metodologia da História: se não se encontram necessariamente no ponto de partida de toda operação historiográfica, certamente pulsam no seu centro vital, no âmago da possibilidade de se desenvolver uma verdadeira pesquisa ou uma reflexão historiográfica autêntica, tal como a fazem os historiadores... Sem fontes – e sem um trabalho metodológico adequado sobre elas – apenas podemos falar indiretamente sobre o que os diversos historiadores já disseram sobre este ou aquele tema histórico, mas nesse caso não completamos, ou sequer iniciamos, uma operação historiográfica autêntica.”
(FONTES HISTÓRICAS: UMA INTRODUÇÃO À SUA DEFINIÇÃO, À SUA FUNÇÃO NO TRABALHO DO HISTORIADOR, E À SUA VARIEDADE DE TIPOS. p. BARROS, José D´Assunção).
Qual movimento surgiu na primeira metade do século XX e transformou profundamente o estatuto de fonte histórica, até então adotado pelos historiadores?
Alternativas
Q1943465 História
"Os artistas primitivos", escreve um autor, "partem de concepções religiosas, míticas. Estes artistas anônimos sentem que são um elo numa cadeia interminável de gerações". Escreve outro: "Em cada região do vasto mundo primitivo, os estilos de arte tradicional eram perpetuados e fixados pelo conservadorismo do grupo. que mantinha a tradição de aprendizagem. A premissa básica deste sistema era que o aprendiz fosse ensinado a seguir os ideais seculares de representação e expressão próprios de sua vila ou tribo". "Segundo o eminente historiador da arte H. W. Janson, "arte primitiva" é a arte produzida no contexto de "um modo de vida que passou pela Revolução Neolítica mas que não dá sinais de evoluir na direção das civilizações históricas.” O fragmento retirado acima do artigo “Arte dos povos sem História”, do professor Sally Price, é uma crítica às percepções tradicionais sobre a história da arte.
Tomando como base a periodização tradicional da história, sobre a arte chamada de pré-histórica, analise as afirmativas abaixo:
I. A periodização tradicional da história e a lógica seguida pelos historiadores da arte, baseada numa perspectiva eurocêntrica, toma por “pré-histórico” ou “primitivo” um conjunto extenso de tradições artísticas, ao redor do mundo, a partir de critérios homogeneizantes.
II. As quase que idênticas figuras rupestres que aparecem, por exemplo, no Vale do Catimbau em Buíque e as da Caverna de Lascaux na França, são demonstrações evidentes de como os seres humanos possuem semelhanças culturais, traço que reforça o caráter natural da cultura.
III. É possível sustentar que as figuras rupestres que aparecem ao redor do planeta refletem a essência da história humana, formando, assim, um conjunto dotado de coesão interna, o que justificaria, desse modo, suas características homogêneas.
Está CORRETO o que se afirma, apenas, em
Alternativas
Q1943466 História
“Em um sentido amplo, pode-se considerar que a religião seja instintiva para o ser humano, uma vez que é encontrada com certa uniformidade em todas as culturas. Uma revisão histórica indica, porém, que não há instinto para o monoteísmo, pois não há evidência de que nenhuma sociedade tenha criado esse modelo de forma independente após a sua primeira aparição. O politeísmo é provavelmente advindo de uma crença anterior, pré-histórica, em espíritos, demônios e outras forças sobrenaturais, sendo similar, em estrutura, aos cultos antigos de animismo e totemismo.”
(https://aventurasnahistoria.uol.com.br/noticias/almanaque/na-antiguidade-o-culto-um-so-deus-era-impopular.phtml).
Sobre o monoteísmo, assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Respostas
1: B
2: C
3: E
4: A
5: A