Questões de Concurso Público Prefeitura de Bom Conselho - PE 2022 para Professor de História
Foram encontradas 15 questões
Ano: 2022
Banca:
UPENET/IAUPE
Órgão:
Prefeitura de Bom Conselho - PE
Prova:
UPENET/IAUPE - 2022 - Prefeitura de Bom Conselho - PE - Professor de História |
Q1943462
História
Consideramos que, embora o debate das relações entre a História e o ficcional já tenha avançado bastante e que
muitos preconceitos tenham sido derrubados, ainda há muito o que se discutir sobre os contatos – e distanciamentos– entre estas duas formas de compreender o mundo, e que, sem dúvida, ainda há diversos outros preconceitos,
principalmente no que toca ao ponto do ficcional, a serem combatidos.
(O FINGIR HISTORIOGRÁFICO: A ESCRITA DA HISTÓRIA ENTRE A CIÊNCIA E A FICÇÃO – GOMES, Warley Alves.)
Destes teóricos relacionados abaixo, qual deles NÃO considera a história uma ciência, mas sim um ramo da literatura?
(O FINGIR HISTORIOGRÁFICO: A ESCRITA DA HISTÓRIA ENTRE A CIÊNCIA E A FICÇÃO – GOMES, Warley Alves.)
Destes teóricos relacionados abaixo, qual deles NÃO considera a história uma ciência, mas sim um ramo da literatura?
Ano: 2022
Banca:
UPENET/IAUPE
Órgão:
Prefeitura de Bom Conselho - PE
Prova:
UPENET/IAUPE - 2022 - Prefeitura de Bom Conselho - PE - Professor de História |
Q1943463
História
“A Micro-História é um campo relativamente recente na Historiografia, e ainda hoje gera muitas polêmicas com relação às
suas possibilidades de definição. Uma questão complicadora é que a Micro-História começou a desabrochar com um grupo
muito específico de historiadores italianos, que tem até os dias de hoje publicação própria (os Quaderni storici) e por isso
não é raro que se confunda a Micro-História – enquanto nova possibilidade de abordagem historiográfica – com este
grupo.” (SOBRE A FEITURA DA MICRO-HISTÓRIA – BARROS, José D´Assunção).
Uma das características dos fundadores dos “Quaderni Storici” é a ampla defesa feita sobre a cientificidade da história produzida dentro das universidades.
Qual dos historiadores abaixo representa o grupo de italianos idealizadores da empreitada microhistoriográfica?
Uma das características dos fundadores dos “Quaderni Storici” é a ampla defesa feita sobre a cientificidade da história produzida dentro das universidades.
Qual dos historiadores abaixo representa o grupo de italianos idealizadores da empreitada microhistoriográfica?
Ano: 2022
Banca:
UPENET/IAUPE
Órgão:
Prefeitura de Bom Conselho - PE
Prova:
UPENET/IAUPE - 2022 - Prefeitura de Bom Conselho - PE - Professor de História |
Q1943464
História
“As fontes históricas estão situadas no cerne da metodologia da História: se não se encontram necessariamente no ponto de
partida de toda operação historiográfica, certamente pulsam no seu centro vital, no âmago da possibilidade de se
desenvolver uma verdadeira pesquisa ou uma reflexão historiográfica autêntica, tal como a fazem os historiadores... Sem
fontes – e sem um trabalho metodológico adequado sobre elas – apenas podemos falar indiretamente sobre o que os
diversos historiadores já disseram sobre este ou aquele tema histórico, mas nesse caso não completamos, ou sequer
iniciamos, uma operação historiográfica autêntica.”
(FONTES HISTÓRICAS: UMA INTRODUÇÃO À SUA DEFINIÇÃO, À SUA FUNÇÃO NO TRABALHO DO HISTORIADOR, E À SUA VARIEDADE DE TIPOS. p. BARROS, José D´Assunção).
Qual movimento surgiu na primeira metade do século XX e transformou profundamente o estatuto de fonte histórica, até então adotado pelos historiadores?
(FONTES HISTÓRICAS: UMA INTRODUÇÃO À SUA DEFINIÇÃO, À SUA FUNÇÃO NO TRABALHO DO HISTORIADOR, E À SUA VARIEDADE DE TIPOS. p. BARROS, José D´Assunção).
Qual movimento surgiu na primeira metade do século XX e transformou profundamente o estatuto de fonte histórica, até então adotado pelos historiadores?
Ano: 2022
Banca:
UPENET/IAUPE
Órgão:
Prefeitura de Bom Conselho - PE
Prova:
UPENET/IAUPE - 2022 - Prefeitura de Bom Conselho - PE - Professor de História |
Q1943465
História
"Os artistas primitivos", escreve um autor, "partem de concepções religiosas, míticas. Estes artistas anônimos
sentem que são um elo numa cadeia interminável de gerações". Escreve outro: "Em cada região do vasto mundo
primitivo, os estilos de arte tradicional eram perpetuados e fixados pelo conservadorismo do grupo. que mantinha a
tradição de aprendizagem. A premissa básica deste sistema era que o aprendiz fosse ensinado a seguir os ideais
seculares de representação e expressão próprios de sua vila ou tribo". "Segundo o eminente historiador da arte H.
W. Janson, "arte primitiva" é a arte produzida no contexto de "um modo de vida que passou pela Revolução
Neolítica mas que não dá sinais de evoluir na direção das civilizações históricas.” O fragmento retirado acima do
artigo “Arte dos povos sem História”, do professor Sally Price, é uma crítica às percepções tradicionais sobre a
história da arte.
Tomando como base a periodização tradicional da história, sobre a arte chamada de pré-histórica, analise as afirmativas abaixo:
I. A periodização tradicional da história e a lógica seguida pelos historiadores da arte, baseada numa perspectiva eurocêntrica, toma por “pré-histórico” ou “primitivo” um conjunto extenso de tradições artísticas, ao redor do mundo, a partir de critérios homogeneizantes.
II. As quase que idênticas figuras rupestres que aparecem, por exemplo, no Vale do Catimbau em Buíque e as da Caverna de Lascaux na França, são demonstrações evidentes de como os seres humanos possuem semelhanças culturais, traço que reforça o caráter natural da cultura.
III. É possível sustentar que as figuras rupestres que aparecem ao redor do planeta refletem a essência da história humana, formando, assim, um conjunto dotado de coesão interna, o que justificaria, desse modo, suas características homogêneas.
Está CORRETO o que se afirma, apenas, em
Tomando como base a periodização tradicional da história, sobre a arte chamada de pré-histórica, analise as afirmativas abaixo:
I. A periodização tradicional da história e a lógica seguida pelos historiadores da arte, baseada numa perspectiva eurocêntrica, toma por “pré-histórico” ou “primitivo” um conjunto extenso de tradições artísticas, ao redor do mundo, a partir de critérios homogeneizantes.
II. As quase que idênticas figuras rupestres que aparecem, por exemplo, no Vale do Catimbau em Buíque e as da Caverna de Lascaux na França, são demonstrações evidentes de como os seres humanos possuem semelhanças culturais, traço que reforça o caráter natural da cultura.
III. É possível sustentar que as figuras rupestres que aparecem ao redor do planeta refletem a essência da história humana, formando, assim, um conjunto dotado de coesão interna, o que justificaria, desse modo, suas características homogêneas.
Está CORRETO o que se afirma, apenas, em
Ano: 2022
Banca:
UPENET/IAUPE
Órgão:
Prefeitura de Bom Conselho - PE
Prova:
UPENET/IAUPE - 2022 - Prefeitura de Bom Conselho - PE - Professor de História |
Q1943466
História
“Em um sentido amplo, pode-se considerar que a religião seja instintiva para o ser humano, uma vez que é encontrada com
certa uniformidade em todas as culturas. Uma revisão histórica indica, porém, que não há instinto para o monoteísmo, pois
não há evidência de que nenhuma sociedade tenha criado esse modelo de forma independente após a sua primeira aparição.
O politeísmo é provavelmente advindo de uma crença anterior, pré-histórica, em espíritos, demônios e outras forças
sobrenaturais, sendo similar, em estrutura, aos cultos antigos de animismo e totemismo.”
(https://aventurasnahistoria.uol.com.br/noticias/almanaque/na-antiguidade-o-culto-um-so-deus-era-impopular.phtml).
Sobre o monoteísmo, assinale a alternativa CORRETA.
(https://aventurasnahistoria.uol.com.br/noticias/almanaque/na-antiguidade-o-culto-um-so-deus-era-impopular.phtml).
Sobre o monoteísmo, assinale a alternativa CORRETA.