Questões de Concurso Público ADAGRO 2019 para Fiscal Estadual Agropecuário - Agronomia

Foram encontradas 7 questões

Q971278 Engenharia Agronômica (Agronomia)

As doenças de plantas podem causar danos quantitativos e qualitativos à produção agrícola. Sobre esse assunto, analise as afirmativas abaixo e coloque V nas Verdadeiras e F nas Falsas.


( ) Há vários métodos de manejo de doenças de plantas. Entre eles, os mais utilizados são os métodos biológicos, químicos, genéticos, culturais e físicos.

( ) Entre os agentes que podem causar doenças de plantas, citam-se como principais as bactérias, os fungos, os nematoides, os vírus, as deficiências de nutrientes, a deficiência de água e de luz.

( ) As viroses de plantas são controladas pelo uso de antibióticos.

( ) Doenças causadas por fitopatógenos habitantes do solo podem ser adequadamente manejadas pelo método físico de solarização.

( ) O método químico é atualmente o mais utilizado no controle dos nematoides parasitas de plantas, sendo o brometo de metila o produto mais utilizado no Brasil.


Assinale a alternativa que indica a sequência CORRETA.

Alternativas
Q971285 Engenharia Agronômica (Agronomia)

O cultivo mecanizado, feito por cultivadores tracionados por animais ou tratores, é um dos principais métodos de controle de plantas daninhas em propriedades com menores áreas plantadas.


Sobre o cultivo mecanizado, é CORRETO afirmar que é classificado como método

Alternativas
Q971287 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Uma das formas de interferência das plantas daninhas sobre a cultura é a alelopatia. Sobre ela, assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q971290 Engenharia Agronômica (Agronomia)

 Relacione adequadamente as colunas.


1. Erradicação

2. Diagnose de Praga

3. Contaminação

4. Disseminação

5. Exame Visual

6. Inspeção 


( ) Presença de pragas ou outro artigo regulamentado em um produto básico, local de armazenamento, meio de transporte ou contêiner, não constituindo uma infestação.

( ) O exame físico de plantas, produtos vegetais ou outros artigos regulamentados usando o olho nu, lentes, estereoscópio ou microscópio para detectar pragas ou contaminantes sem análise ou processamento.

( ) O processo de detecção e identificação de uma praga.

( ) Expansão da distribuição geográfica de uma praga dentro de uma área.

( ) Aplicação de medidas fitossanitárias para eliminar uma praga de uma área.

( ) Exame visual oficial de plantas, produtos vegetais ou outros artigos regulamentados para determinar se pragas estão presentes e/ou determinar a conformidade com as regulamentações fitossanitárias.


Assinale a alternativa que indica a sequência CORRETA

Alternativas
Q971291 Engenharia Agronômica (Agronomia)

Recentemente, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e a EMBRAPA elaboraram uma lista com as 20 pragas quarentenárias ausentes prioritárias para ações de vigilância e pesquisa, que ameaçam, caso entrem no País, culturas como milho, soja, mandioca, batata, arroz e várias frutas. Sobre isso, relacione adequadamente as colunas.


1. Brevipalpus chilensis 

2. Anastrepha suspensa 

3. Anastrepha botrana 

4. Xylella fastidiosa subsp. fastidiosa 

5. Toxotrypana curvicauda

6. Bactrocera dorsalis 


( ) Também conhecida como a mosca-das-fiutas-do-caribe, ataca preferencialmente, a goiaba, mas infesta várias outras espécies de importância econômica, como os citros. Há significativo risco de introdução no Brasil, pela fronteira com o Estado do Amapá.

( ) É uma espécie de mosca-das-frutas com alta capacidade reprodutiva. Ataca mais de 300 espécies de plantas, como goiaba, laranja, maçã, manga e pêssego. Sua introdução em novas áreas geralmente ocorre via transporte de frutos infestados, especialmente por passageiros aéreos e encomendas. É uma ameaça para a fruticultura brasileira.

( ) Conhecido como falso-ácaro-vermelho-chileno, tem como principal hospedeiro a uva, mas também ataca kiwi, limão, caqui, cherimoia, ligustro e várias ornamentais. Devido ao seu tamanho diminuto, a praga pode ser facilmente transportada em material vegetal vivo ou morto. É uma ameaça para cultivos de uvas no sul do Brasil. 

( ) Inseto conhecido popularmente como traça-da-uva ou traça-dos-cachos-de-uva. Trata-se de uma pequena mariposa, com menos de um centímetro e meio que ataca as flores e os frutos das videiras. É uma praga polífaga, que se desenvolve em plantas de mais de 25 famílias. 

( ) Conhecida como mosca-do-mamão, o inseto também já foi encontrado em manga e outras plantas. Os frutos infestados com suas larvas tomam-se amarelos e caem prematuramente. Dada a relevância socioeconômica do cultivo de mamão no Brasil, a introdução dessa praga no País causaria grandes prejuízos.

Agente causai da doença conhecida como Mal-de-pierce da videira. Infecta ainda outras espécies vegetais, incluindo a amendoeira e a alfafa. O patógeno representa grande ameaça, por ser altamente agressivo, de difícil controle e por ser disseminado por cigarrinhas. A introdução do patógeno no Brasil pode causar sérios danos à viticultura brasileira. 


Assinale a alternativa que indica a sequência CORRETA.

Alternativas
Respostas
1: E
2: B
3: C
4: E
5: B