Questões de Concurso Público SES-PE 2014 para Analista em Saúde - Enfermeiro Obstetra

Foram encontradas 6 questões

Q924947 Enfermagem
Infecção urinária é o problema urinário mais comum durante a gestação. Está presente em aproximadamente 20% das gestações e se associa a complicações, como ruptura prematura de membrana, parto prematuro e sepse materna. Sobre as infecções urinárias, analise as afirmativas abaixo:
I. Está indicado, apenas no primeiro trimestre da gravidez, realizar cultura de urina para se detectar bacteriúria, uma vez que sua associação com o desenvolvimento posterior da pielonefrite resulta em baixo peso ao nascer. II. São características da cistite: disúria, polaciúria, urgência miccional, dor retropúbica, suprapúbica e abdominal e hematúria. III. Todas as gestantes com diagnóstico de pielonefrite devem ser hospitalizadas. Deve ser solicitado hemograma completo, níveis séricos de eletrólitos, creatinina e cultura de urina bem como hidratação com solução salina.
Está CORRETO o que se afirma em
Alternativas
Q924948 Enfermagem
A incidência da cardiopatia na gravidez no Brasil está em torno de 4,2%. Quanto maior a sobrevida das mulheres com cardiopatias, maior atenção deverá ser dada durante a gravidez. Sobre cardiopatia na gestante, analise as afirmativas abaixo:
I. A hipervolemia da gestação é um mecanismo de adaptação materna ao sistema útero-placentário com importantes implicações clínicas, como uma correlação direta entre crescimento fetal uterino/peso ao nascimento e magnitude da expansão volêmica. II. Na gestação, ocorre queda na resistência vascular sistêmica. A dilatação arteriolar da gravidez tem sido atribuída aos componentes estrogênicos, à prolactina e ao aumento dos níveis de prostaglandinas circulantes. III. São consideradas cardiopatias com baixo risco à gravidez: hipertensão arterial pulmonar grave, Síndrome de Eisenmenger, Síndrome de Marfan com envolvimento aórtico e aneurisma de aorta.
Está CORRETO o que se afirma, apenas, em
Alternativas
Q924949 Enfermagem
Ao atender uma paciente com diabetes gestacional, o enfermeiro deve
Alternativas
Q924950 Enfermagem
Asma é uma doença inflamatória crônica das vias aéreas, que tem comprometimento sistêmico na saúde do indivíduo, inclusive da mulher grávida. Provoca a hiperresposividade das vias aéreas, edema de mucosa e produção de muco. Sobre asma, leia as afirmativas abaixo e coloque V nas Verdadeiras e F nas Falsas.
( ) A alergia é um fator predisponente de pequena importância para a asma. A asma só é revertida de forma espontânea. ( ) Tosse, dispneia e sibilância são os principais e mais comuns sintomas da asma. A asma pode começar subitamente, embora normalmente seja precedida de sintomas crescentes. ( ) A inflamação difusa e reversível da via aérea causa edema da membrana que reveste as vias aéreas, contração da musculatura lisa brônquica, gerando irritabilidade adicional e produção aumentada de muco. ( ) A exarcebação da asma é mais bem controlada pelo tratamento precoce e educação do paciente. Os medicamentos de ação rápida, como beta-adrenérgicos, são os primeiros utilizados para alívio imediato da obstrução do fluxo aéreo.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
Alternativas
Q924972 Enfermagem
O pré-natal de alto risco abrange cerca de 10% das gestações que cursam com critérios de risco, o que aumenta significativamente nessas gestantes a probabilidade de intercorrências e óbito materno e ou fetal. Atenção especial deverá ser dispensada às grávidas com maiores riscos, a fim de reduzir a morbidade e a mortalidade materna e perinatal. Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa em que a gestante deverá ser referenciada para o pré-natal de alto risco.
Alternativas
Respostas
1: D
2: C
3: A
4: B
5: D