Questões de Concurso Público Prefeitura de Nova Itaberaba - SC 2023 para Médico Clínico Geral

Foram encontradas 4 questões

Q2307238 Medicina
É uma doença infecciosa que agride o fígado, sendo causada pelo vírus B da hepatite (HBV). O HBV está presente no sangue e secreções, e a hepatite B é também classificada como uma infecção sexualmente transmissível. Inicialmente, ocorre uma infecção aguda e, na maior parte dos casos, a infecção se resolve espontaneamente até seis meses após os primeiros sintomas, sendo considerada de curta duração. Na atualidade, vários marcadores estão disponíveis para o diagnóstico e acompanhamento da infecção. Sobre alguns marcadores sorológicos para a hepatite B, avalie as afirmativas baixo e assinale a alternativa incorreta:
Alternativas
Q2307242 Medicina
A pancreatite aguda é um processo inflamatório do pâncreas que ocorre de maneira súbita. Na pancreatite, as enzimas digestivas, que deveriam ser liberadas no trato digestivo, acabam por danificar o próprio pâncreas e outros órgãos adjacentes, ao provocar uma autodigestão tecidual. A etiologia da pancreatite aguda é variada, mas na maioria dos casos é secundária a doenças biliares, como litíase biliar (incluindo microlitíase), ou ingesta excessiva de álcool (sendo esses responsáveis por 80 a 90% dos casos). Sobre os achados clínico laboratoriais da pancreatite aguda, assinale a alternativa incorreta:
Alternativas
Q2307243 Medicina
Abdome agudo é uma síndrome clínica caracterizada por dor na região abdominal, não traumática, súbita e de intensidade variável associada ou não a outros sintomas e que necessita de diagnóstico e conduta terapêutica imediata, cirúrgica ou não. O diagnóstico varia conforme sexo e idade. A apendicite é mais comum em jovens, enquanto a doença biliar, obstrução intestinal, isquemia e diverticulite são mais comuns em idosos. Para o diagnóstico de abdome agudo o exame físico é essencial e deve ser levado em consideração, exceto: 
Alternativas
Q2307252 Medicina
É uma doença inflamatória do trato gastrointestinal, que afeta predominantemente a parte inferior do intestino delgado (íleo) e intestino grosso (cólon), mas pode afetar qualquer parte do trato gastrointestinal. É uma doença crônica e provavelmente provocada por desregulação do sistema imunológico. Os sintomas mais comuns são diarreia, cólica abdominal, febre frequente e, às vezes, sangramento retal. Também podem ocorrer perda de apetite e perda de peso. A dor abdominal e a diarreia frequentemente surgem após as refeições. São comuns dores nas juntas, falta de apetite, perda de peso e febre. Outros sintomas podem ser lesões da região anal, incluindo hemorroidas, fissuras, fístulas e abscessos. O texto refere-se a:
Alternativas
Respostas
1: D
2: D
3: E
4: B