Questões de Concurso Público Prefeitura de Luiz Alves - SC 2025 para Professor de Música - Edital nº 12
Foram encontradas 4 questões
I. O Compasso é o agrupamento regular de tempos (pulsos), indicado por uma fórmula de compasso (fração) que define a quantidade de tempos e a figura que representa um tempo.
II. A Altura é a propriedade do som que permite classificá-lo como grave ou agudo, sendo representada graficamente pela posição das notas no pentagrama (pauta).
III. O Timbre é a propriedade que permite diferenciar a duração de dois sons (ex: uma semínima de uma colcheia), sendo o elemento básico da estruturação rítmica.
Está correto o que se afirma em:
(__) O período Renascentista foi marcado pela predominância da música instrumental sobre a vocal, com o desenvolvimento da orquestra sinfônica e do concerto grosso.
(__) A música renascentista valorizou a polifonia imitativa, onde as vozes (cantadas a cappella ou com dobramento instrumental) entrelaçam-se de forma equilibrada e controlada, evitando contrastes dramáticos.
(__) A transição para o Barroco (início do séc. XVII) foi marcada pelo surgimento da "monodia acompanhada" (uma única linha vocal expressiva sobre um baixo contínuo), fundamental para o nascimento da ópera.
(__) O "baixo contínuo" (basso continuo), invenção central do Barroco, é uma linha de baixo cifrada executada por instrumentos harmônicos (como o cravo) e melódicos (como a viola da gamba).
Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta dos itens acima, de cima para baixo:
I. A Harmonia tonal tradicional é formada por acordes (tríades) construídos pela sobreposição de intervalos de terças sobre os graus da escala (ex: Acorde de Tônica, Acorde de Dominante).
II. A Melodia é a combinação de sons simultâneos, enquanto a Harmonia é a sucessão de sons no tempo, sendo a base do ritmo.
III. Os Intervalos (distância entre duas alturas) e as Escalas (sucessão de notas com padrão de tons e semitons) são a base para a construção da melodia e da harmonia no sistema tonal.
Está correto o que se afirma em: