Questões de Concurso Público Prefeitura de Luiz Alves - SC 2025 para Professor de Ciências - Edital nº 12
Foram encontradas 40 questões
Em relação à classe gramatical, os termos destacados são, respectivamente,
Em relação ao sinal indicativo de crase, é correto afirmar que, nesta frase,
De acordo com as regras de regência verbal, o verbo destacado nesta frase funciona como verbo:
De acordo com as regras de colocação pronominal, a forma culta do pronome oblíquo para substituir o termo destacado é:
Trecho 2: O acesso ao Tibete é "restrito" e a circulação de informações é rigidamente controlada pelo governo, o que torna mais difícil acompanhar a situação em tempo real.
Em relação à significação das palavras destacadas, é correto afirmar que:
De acordo com a regência nominal, a preposição "de" é exigida pelo termo "cobertas" para indicar:
Sintaticamente, é correto afirmar que o núcleo do sujeito é reconhecido:
De acordo com as regras de acentuação, é correto afirmar que:
Em relação à classe gramatical, o termo destacado trata-se de:
De acordo com o texto base, é correto afirmar que:
Durante a fase de testes de produtividade, verificou-se que 6 funcionários, trabalhando 8 horas por dia durante 5 dias, conseguiram produzir 360 peças.
Com o novo contrato, o gerente de produção Rogério Lima decidiu ampliar a equipe e ajustar a jornada de trabalho para atender à demanda dentro do prazo. Assim, a nova configuração contará com 9 funcionários, cada um trabalhando 10 horas por dia durante 6 dias, mantendo as mesmas condições de eficiência.
Nessas circunstâncias, quantas peças a equipe deverá produzir ao final do período de 6 dias?
"Se as metas forem alcançadas, os funcionários receberão um bônus.
As metas foram alcançadas.
Logo, os funcionários receberam um bônus"
Qual é o tipo de raciocínio lógico aplicado neste argumento?
Beto participou de um processo seletivo na empresa TechSol Inovações Digitais, que realizou um concurso interno de promoção para selecionar um novo coordenador de projetos. O processo avaliativo foi dividido em três etapas, cada uma com peso diferente, de acordo com sua importância na função. O peso de cada avaliação, sua descrição e a pontuação obtida por Beto foram:
Prova 1 (peso 2): avaliação teórica sobre gestão de processos — pontuação obtida: 6,0
Prova 2 (peso 3): estudo de caso prático em equipe — pontuação obtida: 8,0
Prova 3 (peso 5): apresentação individual de um plano de inovação — pontuação obtida: 7,0
Com base nesses resultados, o setor de Recursos Humanos determinou que a média final do candidato será a sua nota.
Qual nota Beto obteve no processo seletivo?
"Ou o servidor cumpre suas obrigações, ou não as cumpre."
Essa afirmação representa logicamente:
glicídios do grupo das pentoses, ácido fosfórico, e bases nitrogenadas.
Alguns desses componentes são comuns ao Ácido Desoxirribonucleico (DNA) e ao Ácido Ribonucleico (RNA), enquanto outros são exclusivos de cada tipo de ácido nucleico. Com base nisso, assinale o(s) componente(s) que é(são) comum(ns) aos dois tipos de ácidos nucleicos e que não apresenta(m) nenhuma diferença entre eles:
I.Bases nitrogenadas. II.Glicídios do grupo das pentoses. III.Ácido fosfórico.
É CORRETO o que se afirma em:
Observe a figura abaixo:

Fonte: Lopes, Sônia. Bio: volume único. São Paulo: Saraiva, 2004.
De acordo com a anatomia humana, o sistema esquelético fornece suporte para a atuação da musculatura, permitindo os movimentos corporais. Músculos, tendões e ossos trabalham em conjunto nos pontos de articulação, possibilitando a execução de diferentes tipos de movimentos.
A figura indica a organização do sistema muscular humano e destaca o músculo localizado na região lateral e anterior do pescoço, responsável por movimentar a cabeça. O músculo indicado é o:
Fonte: Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância Epidemiológica. Doenças infecciosas e parasitárias : guia de bolso / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de Vigilância Epidemiológica. − 8. ed. rev. − Brasília : Ministério da Saúde, 2010.
Essa doença tem curso benigno e toda sua importância epidemiológica está relacionada à Síndrome da Rubéola Congênita que se caracteriza:
Observe a figura:

Fonte: Lopes, Sônia. Bio: volume único. São Paulo: Saraiva, 2004.
A figura acima demonstra as fases da segmentação, com a mórula e a blástula, nas quais o volume total permanece constante, embora o número de células aumente. A cavidade central que se observa no interior da blástula é denominada de: