Questões de Concurso Público Prefeitura de Luiz Alves - SC 2025 para Assistente de Controle Interno - Edital nº 12

Foram encontradas 4 questões

Q4033572 Auditoria Governamental
A nova gestão de um município, ao assumir, depara-se com uma Unidade de Controle Interno (UCI) com atuação historicamente focada em verificar a conformidade de documentos para pagamento de despesas e em apurar denúncias pontuais. O prefeito, com o intuito de implementar uma administração baseada em resultados, solicita ao Controlador Interno um plano de trabalho que demonstre como a UCI pode atuar de forma mais abrangente e estratégica, agregando valor à gestão pública. O Controlador precisa, portanto, fundamentar seu plano nas finalidades constitucionais e legais do sistema de controle interno, superando a visão restrita e burocrática anterior. Nesse contexto, qual das seguintes afirmativas descreve de forma mais completa e adequada as finalidades do sistema de controle interno no âmbito do Poder Executivo Municipal?
Alternativas
Q4033574 Auditoria Governamental
Um município de médio porte está implementando sua primeira unidade de auditoria interna, e durante as discussões sobre o projeto de lei que a regulamentará, surgem diferentes visões sobre qual deveria ser seu papel fundamental. Uma corrente defende uma atuação com foco investigativo e punitivo, quase policialesco. Outra corrente sugere que a auditoria deveria se limitar a conferir a exatidão dos registros contábeis, subordinada à Secretaria de Finanças. O futuro chefe da unidade, um profissional certificado, busca esclarecer os vereadores e a equipe de governo sobre a função moderna e abrangente da auditoria interna, com base nas normas profissionais que regem a atividade. Sobre a função da auditoria interna, analise as afirmativas a seguir.
I.A auditoria interna é uma atividade independente e objetiva, de avaliação e de consultoria, desenhada para adicionar valor e melhorar as operações de uma organização, auxiliando-a a realizar seus objetivos a partir da aplicação de uma abordagem sistemática e disciplinada para avaliar e melhorar a eficácia dos processos de gerenciamento de riscos, controle e governança.
II.A função primordial da auditoria interna é a apuração de responsabilidades e a aplicação de sanções aos gestores e servidores. Seus trabalhos devem se concentrar na busca por culpados por irregularidades, sendo este o principal indicador de sucesso e efetividade da unidade de auditoria.
III.Para preservar sua independência e objetividade, é fundamental que a atividade de auditoria interna não assuma responsabilidades e atribuições que são típicas da gestão. Os auditores internos não devem, por exemplo, elaborar ou implementar procedimentos de controle, pois isso os colocaria em uma posição de avaliar o seu próprio trabalho.
Está correto o que se afirma em:
Alternativas
Q4033585 Auditoria Governamental
O recém-criado Departamento de Auditoria Interna de uma Secretaria Estadual de Saúde está estruturado, conforme o decreto de sua criação, para se reportar administrativamente ao Secretário Adjunto de Administração e financeiramente ao Secretário de Estado da Saúde, que é a autoridade máxima do órgão. Em seu primeiro plano anual de auditoria, a equipe incluiu um trabalho de avaliação da economicidade e da legalidade dos processos de compras de medicamentos de alto custo, cuja gestão é de responsabilidade direta do Secretário Adjunto. Ao tomar conhecimento do plano, o Secretário Adjunto convoca o chefe da auditoria para uma reunião e determina que este trabalho seja removido do plano, alegando que sua equipe já é sobrecarregada, que o processo é muito bem controlado e que a auditoria deveria focar em "problemas mais reais" nas unidades hospitalares. A situação cria um impasse, pois o chefe da auditoria percebe que a recusa em auditar a área do seu superior administrativo pode ser vista como uma subordinação indevida. Esta tentativa de interferência no planejamento da auditoria por parte do Secretário Adjunto representa uma ameaça direta e significativa a qual pilar da atividade de auditoria interna? 
Alternativas
Q4033586 Auditoria Governamental
Uma equipe de controle interno está encarregada de auditar as despesas com combustível da frota de veículos de uma prefeitura, que envolve milhares de transações de abastecimento mensais. Antes de selecionar uma amostra de notas fiscais e requisições para teste de detalhe, o auditor-líder executa alguns procedimentos preliminares: ele compara a evolução da despesa mensal total de combustível com a variação do preço médio dos combustíveis na região; calcula o consumo médio (km/litro) para cada modelo de veículo da frota e compara com os padrões do fabricante e com os meses anteriores; e, por fim, analisa a correlação entre a quilometragem registrada nos veículos e o volume de combustível consumido. Um membro da equipe, com foco em testes documentais, questiona se essa análise de indicadores e tendências é, de fato, um procedimento de auditoria válido. Qual das seguintes alternativas descreve adequadamente a técnica de auditoria que está sendo empregada?
Alternativas
Respostas
1: C
2: C
3: A
4: B