Questões de Concurso Público Prefeitura de Santo Antônio da Platina - PR 2022 para Laboratorista

Foram encontradas 8 questões

Q1907505 Biomedicina - Análises Clínicas
O laboratório clínico deve ter um procedimento que especifique os critérios de aceitação e rejeição das amostras para os exames. As amostras de sangue podem ser rejeitadas: 
Alternativas
Q1907507 Biomedicina - Análises Clínicas
Fazer a coleta de um exame de sangue requer muitos cuidados, tanto com o paciente quanto com o próprio técnico. É primordial garantir a biossegurança e manter a integridade física. Entre vários fatores, é necessário ter cuidado em relação à amostra. A quantidade de sangue coletado é fundamental para muitos exames, no caso da hematologia, quando a quantidade for insuficiente, algumas alterações podem ocorrer. Analise as afirmativas e marque aquela que sofre alteração direta da quantidade insuficiente de sangue coletado e que pode levar a um falso resultado: 
Alternativas
Q1907508 Biomedicina - Análises Clínicas
Os espécimes de sangue utilizados podem ser: sangue total, plasma e soro. São usadas de acordo com as necessidades do laboratório e o analito a ser estudado. A maioria dos ensaios clínicos utiliza soro ou plasma para realizar a análise. Analise as afirmativas e marque a resposta CORRETA em relação aos anticoagulantes que devem ser usados para a realização dos exames solicitados:
Alternativas
Q1907510 Biomedicina - Análises Clínicas
Vários são os testes utilizados para a avaliação da hemostasia. Analise as informações contidas nos itens a seguir e assinale a alternativa que corresponde à relação CORRETA.
a: o teste permite a avaliação das vias extrínseca e comum da coagulação e possibilita a mensuração do tempo de coágulo.
b: refere-se ao tempo de duração do sangramento de uma pequena incisão provocada com o auxílio de uma lanceta.
c: possibilita-se testar a fragilidade dos vasos sanguíneos e auxilia no diagnóstico de doenças que podem causar hemorragias.
d: é um exame útil na avaliação da via intrínseca da coagulação, porém de baixa sensibilidade.
e: é útil para identificar alterações relacionadas aos fatores de coagulação e importante para acompanhar os pacientes que fazem uso de anticoagulante.
Alternativas
Q1907511 Biomedicina - Análises Clínicas
A doença hemolítica do recém-nascido, também denominada eritroblastose fetal, é causada por incompatibilidade sanguínea. A incompatibilidade pode ocorrer através dos antígenos eritrocitários do sistema ABO ou Rh. A ocorrência dessa doença, na sua forma mais frequente, é quando o pai, a mãe e o filho tenham, respectivamente, os seguintes tipos sanguíneos:
Alternativas
Respostas
1: E
2: B
3: A
4: E
5: E