Questões de Concurso Público Prefeitura de Guaratuba - PR 2022 para Fonoaudiólogo, Edital nº 001

Foram encontradas 4 questões

Q2022176 Fonoaudiologia
A Fissura Labiopalatina (FLP) é uma condição clínica recorrente na prática fonoaudiológica, já que o fonoaudiólogo é um dos profissionais que fazem parte da equipe multi e/ou interdisciplinar. Acerca dessa patologia, é correto afirmar, EXCETO: 
Alternativas
Q2022178 Fonoaudiologia
Diversas áreas de conhecimento estão envolvidas no processo de amamentação, já que esse processo envolve aspectos nutricionais, físicos, musculares e emocionais. Muitas vezes, observa-se uma confusão de competências, até mesmo entre os profissionais. Considerando-se essa temática, analise as informações, identifique se são verdadeiras (V) ou falsas (F) e, depois, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
( ) No trabalho com a amamentação, o fonoaudiólogo deve estar atento a algumas manifestações do bebê, como: reflexos exacerbados, reflexo de náusea anteriorizado além da sucção ineficiente, a qual pode estar relacionada à anquiloglossia. ( ) O trabalho com a amamentação em prematuros é um desafio significativo e o fonoaudiólogo precisa avaliar detalhadamente como estão as habilidades de sucção, deglutição e respiração do prematuro, o qual precisa atingir, no mínimo, 34 semanas de idade gestacional, para ter condições de mamar. ( ) A sucção não-nutritiva é um recurso utilizado com os bebês prematuros que se caracteriza como um preparo antes de colocar o bebê no seio; por meio desse procedimento, são estimulados os reflexos de busca, sucção e deglutição por meio de estímulos intra e extraorais. ( ) O aleitamento materno deve ser iniciado logo após o nascimento, independentemente da condição do bebê, pois é o único alimento que o bebê poderá ingerir, pelo menos até os 6 meses de vida. ( ) Questões emocionais, sociais e culturais podem ser um fator de risco para a amamentação natural efetiva; assim, quando essa amamentação não é possível, deve-se orientar a mãe a utilizar o bico ortodôntico na mamadeira, já que esse recurso não acarreta sequelas significativas ao desenvolvimento ósseo-muscular oral.
Alternativas
Q2022193 Fonoaudiologia
São aplicações clínicas da pesquisa da integridade da via auditiva por meio do Potencial Evocado Auditivo de Tronco Encefálico (Peate), EXCETO: 
Alternativas
Q2022194 Fonoaudiologia
A Triagem Auditiva Neonatal Universal (TANU) pode ser considerada uma das principais estratégias para a identificação, o diagnóstico e a intervenção precoce de perdas auditivas congênitas em crianças, o que também pode ser denominado como o processo de saúde auditiva neonatal.
Em relação a essa temática, julgue os itens a seguir:
I - Infecções congênitas, como toxoplasmose, rubéola, citomegalovírus, catapora, herpes, sífilis e o vírus da imunodeficiência humana são considerados indicadores de risco para a deficiência auditiva. II - É recomendada a utilização do Potencial Evocado Auditivo de Tronco Encefálico – Automático (Peate-a) em crianças com indicador de risco para a deficiência auditiva, devido a maior ocorrência de neuropatia auditiva nesta população. III - A cobertura da TANU deve ocorrer em 85% dos bebês nascidos vivos com a meta de alcançar 95%. IV - Deve ser realizada em todos os recém-nascidos, preferencialmente nos primeiros dias de vida (24 a 48 horas) e, no máximo, durante o primeiro mês de vida. V - É recomendada a utilização das Emissões Otoacústicas Evocadas na população sem risco para a deficiência auditiva.
Estão CORRETAS as afirmativas:
Alternativas
Respostas
1: E
2: D
3: A
4: B