Questões de Concurso Público Prefeitura de Guaratuba - PR 2022 para Cirurgião Dentista , Edital nº 001

Foram encontradas 4 questões

Q2021310 Odontologia
Cerca de 30% da população brasileira é constituída de indivíduos menores de 19 anos de idade (IBGE, 2018). Apesar dessa grande população, pouco se estuda sobre as patologias bucais deles, exceto no que se refere à cárie, doença periodontal, maloclusões e traumatismos dentários. Ainda assim, afecções da mucosa oral e complexo maxilomandibular estão presentes nesta parcela populacional e cabe ao cirurgião dentista saber identificar essas patologias. Sabendo disso, assinale a alternativa INCORRETA:
Alternativas
Q2021311 Odontologia
As doenças endodônticas-periodontais geralmente apresentam desafios para o clínico em relação ao seu diagnóstico, tratamento e avaliação do prognóstico. O tratamento e o prognóstico das doenças endodônticasperiodontais variam e dependem da etiologia, patogênese e reconhecimento correto de cada condição específica. Para o diagnóstico diferencial e para fins de tratamento, as chamadas “lesões endo-perio” são mais bem classificadas como doenças endodônticas, periodontais ou combinadas. Estas incluem, EXCETO:
Alternativas
Q2021318 Odontologia
Diferentes técnicas podem ser utilizadas para o tratamento de dentes com rizogênese incompleta. Para tanto, a observação dos sinais clínicos e sintomatológicos é de suma importância para o diagnóstico correto e a escolha adequada do tratamento a ser realizado. Assinale V (verdadeira) e F (falsa), e marque a alternativa CORRETA:
( ) O capeamento pulpar indireto pode ser realizado pela remoção parcial do tecido cariado, seguida de restauração com vedação total do dente. ( ) Na apicigênese, a técnica pode e deve ser utilizada em dentes imaturos que apresentam características de pulpite, podendo ser realizada a pulpotomia parcial - pulpotomia de Cvek. ( ) A apicificação se baseia em estimular a formação de uma barreira mineralizada, aumentando a espessura da parede radicula
Alternativas
Q2021320 Odontologia
Como qualquer outro tecido conjuntivo do corpo, a polpa dental responde à lesão do tecido por meio de inflamação. Bactérias em lesões de cárie representam a fonte mais comum de agressão e antígenos para a polpa. À medida que a cárie destrói a dentina e se aproxima da polpa, a resposta inflamatória torna-se maior em magnitude. No entanto, a inflamação normalmente não se torna severa ao ponto de ser considerada irreversível até que a polpa seja exposta. Sabendo disso, avalie as assertivas a seguir e assinale a alternativa que corresponde às assertivas CORRETAS:
I - Na resposta da polpa exposta à infecção, são observados eventos vasculares típicos da inflamação, incluindo vasodilatação e aumento da permeabilidade vascular, o que resulta em exsudação. II - Na pulpite reversível, observa-se, histologicamente, resposta hiperêmica em uma área localizada da polpa que pode ser acompanhada de um infiltrado leve a moderado de células inflamatórias. III - Na pulpite irreversível, assim como na reversível, pode ocorrer a pulpite hiperplásica. O que diferencia é que na pulpite irreversível o quadro não cessa e evolui. IV - Na necrose pulpar, ocorrem alterações morfológicas que acompanham a morte celular em um tecido. Dependendo da causa, a necrose pode ser classificada em: necrose de liquefação, necrose de coagulação ou necrose gangrenosa.
Alternativas
Respostas
1: D
2: A
3: D
4: E