Questões de Concurso Público Prefeitura de Jaíba - MG 2017 para Engenheiro Agrônomo

Foram encontradas 2 questões

Q1391760 Engenharia Agronômica (Agronomia)
O tomateiro (Solanum lycopersicum L.) é uma das hortaliças mais importantes em todo o mundo, tanto com referência à produção quanto a valores comercializados mundialmente. Relacione a coluna de cima, em que são apresentadas descrições de quatro insetos-praga da cultura do tomateiro, à coluna de baixo, que apresenta o nome do inseto-praga correspondente:
(1) Os danos são causados por larvas, que formam minas nas folhas e se alimentam no seu interior. Podem destruir completamente as folhas do tomateiro e tornar imprestáveis os frutos, além de facilitar a contaminação por patógenos. A lagarta possui cabeça de coloração escura e corpo amarelado, e a mariposa tem coloração cinza, marrom ou prateada. (2) Inseto pertencente ao gênero Bemisia sp. (3) Pode atacar o tomateiro durante todo o seu ciclo e ocorre em grandes colônias na face inferior das folhas, nas brotações e nas flores. Cada fêmea é capaz de gerar até 80 indivíduos durante sua vida. A sucção contínua de seiva, tanto por adultos como por ninfas, provoca definhamento de mudas e plantas jovens e o encarquilhamento das folhas, brotos e ramos. Altas infestações dessa espécie podem afetar drasticamente a produção, transmitir viroses e causar a morte das plantas atacadas. (4) Os frutos atacados tornam-se impróprios para consumo “in natura” ou mesmo para a industrialização. Por atacar diretamente os frutos, essa praga causa danos diretos na produção, resultando perdas consideráveis. As larvas ocorrem a partir do início do florescimento e crescem no interior do fruto, alimentando-se da polpa e abrindo galerias. Quando adultas, são mariposas de asas brancas.

( ) Traça do tomateiro. ( ) Mosca-branca. ( ) Pulgão. ( ) Broca pequena do tomateiro.
Assinale a alternativa que contém a sequência numérica CORRETA, de cima para baixo:
Alternativas
Q1391768 Engenharia Agronômica (Agronomia)
INSTRUÇÃO: Leia o trecho a seguir para responder à questão:

Trata-se de doença da cultura do milho, caracterizada pela presença de pústulas elípticas e alongadas, em ambas as faces da folha, com produção de uredósporos de coloração marrom-canela. Com o passar do tempo, as pústulas tornam-se mais escuras, em consequência do desenvolvimento de teliósporos. Com o acúmulo de lesões, é comum observar, nas folhas, faixas transversais que correspondem à posição do cartucho no momento da infecção. Clorose e morte das folhas podem ocorrer em condições de severidade elevada. As medidas de controle recomendadas são o uso de cultivares resistentes e o plantio em épocas desfavoráveis ao desenvolvimento da doença. Dado o grande número de raças fisiológicas, o uso de cultivares com resistência poligênica é mais seguro. O plantio de cultivares suscetíveis em ambientes com temperatura amena, como nos meses de agosto e setembro, na Região Sul, não é recomendado. Essa doença é antiga e bastante disseminada no país, possibilitando seleção para adequada resistência.
Considerando o trecho acima, assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Respostas
1: B
2: D