Questões de Concurso Público UNIFASE - RJ 2023 para Residência em Enfermagem Obstétrica

Foram encontradas 20 questões

Q2050696 Enfermagem
A consulta de enfermagem é uma atividade, realizada privativamente pelo enfermeiro, e tem como objetivo propiciar condições para a promoção da saúde da gestante e a melhoria na sua qualidade de vida. Desta forma, a (o) enfermeira (o) pode acompanhar inteiramente o pré-natal de baixo risco na rede básica de saúde, de acordo com o Ministério da Saúde e conforme garantido pela Lei do Exercício Profissional, regulamentada pelo Decreto nº 94.406/87. De acordo com essa afirmativa assinale V (VERDADEIRO) e F (FALSO).
I. A (o) enfermeira (o) deve demonstrar interesse pela gestante e pelo seu modo de vida, ouvindo suas queixas e considerando suas preocupações e angústias.
II. A enfermeira (o) deve fazer uso de uma escuta qualificada, a fim de proporcionar a criação de vínculo.
III. As (os) enfermeiras (os) e as (os) enfermeiras (os) obstetras (estes últimos com titulação de especialistas em obstetrícia) estão habilitados para atender ao pré-natal, aos partos normais sem distócia e ao puerpério em hospitais, centros de parto normal, unidades de saúde ou em domicílio.
IV. Atribuições como a solicitação de exames complementares somente o médico poderá fazer. 
Alternativas
Q2050699 Enfermagem
Na terminologia desenvolvida pela NANDA Internacional, são considerados como componentes de um diagnóstico de enfermagem: 
Alternativas
Q2050700 Enfermagem
Informações sobre as diferentes vivências devem ser trocadas entre as mulheres e os profissionais de saúde. Esta possibilidade de intercâmbio de experiências e conhecimentos é considerada a melhor forma de promover a compreensão do processo de gestação (BRASIL, 2016). São temas que podem ser abordados nas atividades educativas: 
Alternativas
Q2050701 Enfermagem
A resolução COFEN nº 358/2009 “dispõe sobre a Sistematização da Assistência de Enfermagem e a implementação do Processo de Enfermagem em ambientes, públicos ou privados, em que ocorre o cuidado profissional de Enfermagem, e dá outras providências”. Sobre esta resolução, avalie as afirmativas abaixo, classificando-as em V (VERDADEIRO) e F (FALSO):
(  ) A operacionalização e documentação do Processo de Enfermagem evidencia a contribuição da Enfermagem na atenção à saúde da população, aumentando a visibilidade e o reconhecimento profissional.
(  ) O Processo de Enfermagem deve ser realizado, de modo deliberado e sistemático, em todos os ambientes, públicos ou privados, em que ocorre o cuidado profissional de Enfermagem.
(__) O Processo de Enfermagem organiza-se em cinco etapas inter-relacionadas, interdependentes e recorrentes: coleta de dados de Enfermagem (ou Histórico de Enfermagem), diagnóstico de Enfermagem, planejamento de Enfermagem, evolução de Enfermagem e avaliação de Enfermagem.
(  ) Ao enfermeiro incumbe a liderança na execução e avaliação do Processo de Enfermagem, de modo a alcançar os resultados de enfermagem esperados, cabendo-lhe, privativamente, o diagnóstico de enfermagem.
Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA
Alternativas
Q2050703 Enfermagem
O Método Canguru é um modelo de atenção perinatal voltado para a atenção qualificada e humanizada promovendo a participação dos pais e da família nos cuidados neonatais. Faz parte do Método o contato pele a pele, que começa de forma precoce e crescente desde o toque evoluindo até a posição canguru. A posição canguru consiste em manter o RN, em contato pele a pele, somente de fraldas, na posição vertical junto ao peito dos pais guardando o tempo mínimo necessário para respeitar a estabilização do RN e pelo tempo máximo que ambos entenderem ser prazeroso e suficiente. Sobre o Método Canguru, assinale V (VERDADEIRO) e F (FALSO):
(   ) O método canguru não interfere no risco de infecção hospitalar.
(   ) Propicia melhor relacionamento da família com a equipe de Saúde.
(   ) Possibilita ao recém-nascido adequado controle térmico.

(   ) Não pode haver aleitamento materno para evitar o estresse neonatal e possível perda de peso.
(   ) Favorece ao recém-nascido uma estimulação sensorial protetora. 
Alternativas
Q2050707 Enfermagem
A resolução COFEN nº 358/2009, que dispõe sobre a sistematização da assistência de enfermagem e implementação do processo de enfermagem, resolve que o: 
Alternativas
Q2050710 Enfermagem
De acordo com o Código de Ética dos profissionais de Enfermagem, é dever do profissional: 
Alternativas
Q2050713 Enfermagem
A gestação é um fenômeno fisiológico e deve ser vista pelas gestantes e equipes de saúde como parte de uma experiência de vida saudável que envolve mudanças dinâmicas do olhar físico, social e emocional. No entanto, devido a alguns fatores de risco, algumas gestantes podem apresentar maior probabilidade de evolução desfavorável. São as chamadas “gestantes de alto risco” (BRASIL, 2016). Com esse entendimento, assinale a alternativa correta que corresponde a fatores de risco que permitem a realização do pré-natal pela equipe de atenção básica: 
Alternativas
Q2050714 Enfermagem
Com um resultado de VDRL positivo a (o) enfermeira (o) deve tratar: 
Alternativas
Q2050715 Enfermagem
Decisões de como rastrear, quem rastrear e quando rastrear o câncer do colo do útero e suas lesões precursoras são complexas e requerem uma análise balanceada e cuidadosa das suas vantagens e desvantagens, como também dos custos decorrentes dessas ações. O enfermeiro deve estar capacitado para atender a população geral, mas também identificar qual a melhor conduta a ser realizada com populações específicas. Acerca da coleta do exame citopatológico em populações que se encontram em situações especiais é correto afirmar:
Alternativas
Q2050716 Enfermagem
As síndromes hipertensivas são as intercorrências clínicas mais comuns da gestação. Existem diversas classificações envolvendo as síndromes hipertensivas na gestação e torna-se fundamental o enfermeiro saber reconhecê-las e classificá-las. A identificação de hipertensão arterial, em gestante previamente normotensa, a partir da 20ª semana de gestação, associada à presença de 300mg de proteína em urina de 24 horas pode ser classificada como: 
Alternativas
Q2050717 Enfermagem
Apesar de a sucção do recém-nascido ser um ato reflexo, ele precisa aprender a retirar o leite do peito de forma eficiente. Quando o bebê pega a mama adequadamente forma-se um lacre perfeito entre a boca e a mama, garantindo a formação do vácuo, indispensável para que o mamilo e a aréola se mantenham dentro da boca do bebê. Para que haja a técnica correta para uma boa pega durante a amamentação, é necessário: 
Alternativas
Q2050723 Enfermagem
Durante os cuidados imediatos ao pós-parto, o profissional deve avaliar a integridade do trajeto e períneo da mulher e observar se há a presença de traumas. O trauma perineal ou genital deve ser definido como aquele provocado por episiotomia ou lacerações e pode ser classificado da seguinte maneira: (
Alternativas
Q2050724 Enfermagem
Gestante J.P.V.C, 27 anos, G: I P:0 A:0, IG: 32 semanas, com diagnóstico de hipertensão gestacional, fazendo uso de medicação metildopa 750mg. Deu entrada na emergência da maternidade e foi acolhida pela enfermeira do setor de acolhimento e classificação de risco. Ao realizar a anamnese, J.P.V.C queixou-se de cefaleia, dor epigástrica e contrações uterinas ritmadas. No exame físico foi constatado PA: 150x90mmHg, FC: 92 bpm, FR:18 irpm, SpO2: 98%, sem presença de sangramento transvaginal, sem perda de líquido transvaginal, movimentos fetais presentes e dinâmica uterina de 01 contração a cada 10 minutos, com duração de 20 segundos. Após o atendimento, a gestante foi classificada com a cor: 
Alternativas
Q2050725 Enfermagem
O trabalho materno fora do lar pode ser um importante obstáculo à amamentação, em especial a exclusiva. Para as mães manterem a lactação após retornarem ao trabalho, é importante que o profissional de saúde estimule os familiares a dividir as tarefas domésticas com a nutriz e oriente a mãe trabalhadora quanto a algumas medidas que facilitam a manutenção do aleitamento materno. Durante as horas de trabalho, esvaziar as mamas por meio de ordenha e guardar o leite na geladeira e em congelador pode ser uma das técnicas para auxiliar a manter a lactação. O tempo de armazenamento do leite materno em geladeira e em congelador não deve ultrapassar a:
Alternativas
Q2050727 Enfermagem
Durante o acolhimento e classificação de risco em obstetrícia, a avaliação da perda sanguínea maior ou igual a 150mL ou com mais de dois absorventes noturnos em 20 minutos, é considerada sangramento: 
Alternativas
Q2050730 Enfermagem
Alguns problemas enfrentados pelas nutrizes durante o aleitamento materno, se não forem precocemente identificados e tratados, podem ser importantes causas de interrupção da amamentação. A formação cística nos ductos mamários contendo líquido leitoso, que no início é fluido, adquirindo posteriormente aspecto viscoso, que pode ser exteriorizado por meio do mamilo e pode ser palpada como uma massa lisa e redonda, corresponde a qual intercorrência: 
Alternativas
Q2050731 Enfermagem
O enfermeiro recebeu na unidade de saúde gestante de 33 anos, G: 02; P: 02; A: 0 para acompanhamento de pré-natal, 30 semanas de gestação. Ao realizar a ausculta de BCF estava com 170 bpm. Quais são os valores normais do BCF? 
Alternativas
Q2050733 Enfermagem
Gestante de 32 anos, natural do Rio de Janeiro, G:3; P:1; A:1, compareceu no dia 16/02/2022 a uma unidade de saúde para sua primeira consulta de pré-natal. Refere estar grávida e que fez o teste de farmácia, DUM 28/10/2021. Sem cartão de vacina. Qual será a conduta adequada do enfermeiro? 
Alternativas
Q2050735 Enfermagem
O sinal da sífilis congênita precoce e seu respectivo cuidado de enfermagem são: 
Alternativas
Respostas
1: A
2: D
3: B
4: B
5: C
6: B
7: B
8: E
9: D
10: B
11: B
12: C
13: A
14: B
15: B
16: C
17: E
18: E
19: A
20: B