Questões de Concurso Público UNICENTRO 2022 para Vestibular
Foram encontradas 6 questões
Com base nos conhecimentos sobre grandes biomas terrestres, relacione o bioma, na coluna da esquerda, com suas características, na coluna da direita.
(I) Tundra
(II) Florestas Temperadas
(III) Florestas Tropicais
(IV) Savanas
(V) Pradarias
(A) Suas espécies animais e vegetais são extremamente abundantes, com vegetação densa, árvores e arbustos de tamanhos muito variados e maior número de espécies entre os biomas terrestres. A fauna compreende grande diversidade de espécies de mamíferos, aves, anfíbios e insetos.
(B) Ocorrem em regiões de clima tropical, com chuvas concentradas e longos períodos de estiagem. São compostas basicamente de gramíneas e capim, com árvores e arbustos dispostos de forma esparsa na paisagem. Abrigam uma fauna muito rica, na qual se destacam os mamíferos e as aves de grande porte.
(C) Ocorrem em regiões de clima temperado continental, onde predominam as gramíneas e outras plantas herbáceas, com poucos arbustos e praticamente sem a presença de árvores. Antigamente constituíam pastagens naturais para o gado. A fauna original é composta de inúmeras aves, búfalos, antílopes, coiotes etc.
(D) Predomínio de plantas baixas, como musgos e liquens, além de plantas herbáceas. As espécies de animais características desse bioma são as aves e os insetos, mais abundantes no verão.
E) Podem ser de dois tipos: a taiga, que recobre as regiões setentrionais do hemisfério norte, com inverno rigoroso e predominância de coníferas, e a floresta decídua, que ocorre no inverno mais brando, com árvores e arbustos que perdem as folhas nas estações frias. Ambas são ricas em espécies animais, abrigando aves, anfíbios e insetos.
Assinale a alternativa que contém a associação correta.
Sobre massas de ar no Brasil, relacione a massa de ar, na coluna da esquerda, com suas característcas e atuações, na coluna da direita.
(I) Massa Equatorial Continental (Ec)
(II) Massa Tropical Continental (Tc)
(III) Massa Polar Atlântica (Pa)
(IV) Massa Equatorial Atlântica (Ea)
(V) Massa Tropical Atlântica (Ta)
(A) Quente e úmida, atua predominantemente na Amazônia oriental e em trechos litorâneos do Nordeste. O centro de origem é o oceano Atlântico, junto à área anticiclone dos Açores, quando é atraída para o oeste, graças à diferença de pressão.
(B) Quente e úmida, tem seu ponto de origem na zona subtropical do Atlântico Sul e exerce forte influência na franja oriental do país durante todo o ano, porém, de forma mais intensa, no verão.44
(C) Quente e úmida, origina-se no coração da Floresta Amazônica, em sua vertente ocidental. Tem um longo raio de alcance, chegando a atingir o Sudeste brasileiro durante o verão.
(D) Forma-se na região subpolar da Patagônia argentina. Ao chegar ao Brasil, subdivide-se em dois segmentos principais: um pelo litoral e outro pelo interior. Vastas calhas e planuras da Bacia Platina, da planície do Pantanal e das terras baixas amazônicas facilitam sua penetração, provocando o fenômeno de friagem.
(E) É uma típica massa de ar continental: quente e seca; aliás, é a única com essa característica a atuar no Brasil. Origina-se nas imediações do chaco boliviano, bem no centro da América do Sul, e tem área de atuação mais restrita, compreendendo trechos do Centro-Oeste e Sudeste do país.
Assinale a alternativa que contém a associação correta.
Com base nos conhecimentos sobre população e nos índices de urbanização, considere as afirmativas a seguir.
I. O aumento populacional nos grandes centros urbanos dos países em desenvolvimento foi muito maior que a oferta de emprego para toda a população, fazendo a intensa competitividade por empregos, moradia e alimentação acirrar a segregação espacial.
II. O preço da terra urbana impediu o acesso de grande parte dos trabalhadores à casa própria e expulsou das melhores áreas residenciais os mais pobres, que procuraram moradias em áreas impróprias, degradadas e muito distantes dos centros das cidades.
III. O problema com deslizamentos de terra é, substancialmente, fruto da urbanização anacrônica e da ocupação desenfreada de áreas de risco e vem se acentuando nos últimos anos. Antes do aspecto natural, esse quadro de tragédias tem uma explicação social.
IV. O envelhecimento da população tem promovido o estímulo de políticas públicas para aumentar a taxa de fecundidade em alguns países, mantendo, assim, o fechamento de suas fronteiras para a imigração, já que esta não tem resolvido a problemática da reposição da população.
Assinale a alternativa correta.
I. Em razão do movimento de rotação da Terra, no hemisfério norte as correntes marítimas circulam no sentido horário, ao passo que, no hemisfério sul, no sentido anti-horário.
II. A corrente de Humboldt é importante para a pesca, beneficiando especialmente o Peru e o Chile, dois grandes produtores mundiais de pescado.
III. O Japão é influenciado pelas correntes de Oya Shyo, ao norte, e Kuro Shyo ao sul, o que o levou a se tornar um dos maiores produtores de pescado.
IV. A corrente do Golfo é fria, elemento importante para a ocorrência do El Niño, gerando centros de baixa pressão e levando chuvas em abundância à região Norte.
Assinale a alternativa correta.
Com base nos conhecimentos sobre representação cartográfica, assinale a alternativa que corresponde ao referido conceito.
A figura a seguir representa a pirâmide etária do Brasil para os anos 2012 e 2019.
Com base na figura e nos conhecimentos sobre a pirâmide etária brasileira, assinale a alternativa correta.