Questões de Concurso Público UNICENTRO 2021 para Vestibular

Questões Discursivas

Foram encontradas 5 questões

Q3984523 Literatura
Com base nos romances Esaú e Jacó, Memorial do convento, Quarto de despejo e Tempo de menino, considere as afirmativas a seguir.

I. Esaú e Jacó é um dos livros publicados por Machado de Assis pela primeira vez no século XX e tem dois irmãos gêmeos como personagens com nomes diferentes dos que dão título ao romance.

II. Memorial do convento é um dos romances publicados pela primeira vez por José Saramago já no século XXI e tem como foco central as memórias de freiras brasileiras e suas experiências no Brasil.

III. Tempo de menino é um livro do autor contemporâneo paranaense Domingos Pellegrini, que contém narrativas sobre as recordações da infância cercada por jogos eletrônicos e pelos desafios do uni verso da computação.

IV. Quarto de despejo é um livro de Carolina Maria de Jesus com a forma de diário em que são expostos o cotidiano de moradores da favela e reflexões sobre o descaso de autoridades e sobre as condições da mulher.

Assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q3984524 Literatura

 Leia o poema“Fraga e sombra”, de Carlos Drummond de Andrade, a seguir.


FRAGA ESOMBRA


A sombra azul da tarde nos confrange.

Baixa, severa, a luz crepuscular.

Um sino toca, e não saber quem tange

é como se este som nascesse do ar.


Música breve, noite longa. O alfange

que sono e sonho ceifa devagar

mal se desenha, fino, ante a falange

das nuvens esquecidas de passar.


Os dois apenas, entre céu e terra,

sentimos o espetáculo do mundo,

feito de mar ausente e abstrata serra.


E calcamos em nós, sob o profundo

instinto de existir, outra mais pura

vontade de anular a criatura.


(ANDRADE, C. D. de. Claro enigma. In: Nova reunião: 19 livros de poesia. Rio de Janeiro: José Olympio; Brasília: INL, 1983. v.

1. p. 264.)

Sobre o poema, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q3984525 Literatura
Leia a frase a seguir, proferida pela personagem Paulo, no capítulo XII de Lucíola, de José de Alencar.

“Há certas vidas que não se pertencem, mas à sociedade onde existem.”
(ALENCAR, José de . Lucíola. 11. ed. São Paulo: Ática, 1987. p. 67.)

Sobre a frase, considere as afirmativas a seguir.

I. A frase expõe a condenação moral que Paulo inflige a Lúcia, provocando-a e ressaltando como ela é indigna do amor impoluto dele.

II. Paulo, que dirige a frase a Lúcia, está resignado com a trajetória da amada, o que antecede seu desinteresse crescente por ela.

III. A frase sintetiza um conflito romântico tradicional: o embate entre o indivíduo e a vida social que o cerca.

IV. A frase é dirigida a Lúcia como demonstração de que a personagem tem conhecimento das cobranças sociais que afligem sua amada.

Assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q3984527 Literatura

Leia o trecho do romance Bom-Crioulo, de Adolfo Caminha, a seguir, e responda à questão.


Agora compreendia nitidamente que só no homem, no próprio homem, ele podia encontrar aquilo que debalde procurara nas mulheres.


Nunca se apercebera de semelhante anomalia, nunca em sua vida tivera a lembrança de perscrutar suas tendências em matéria de sexualidade. As mulheres o desarmavam para os combates do amor, é certo, mas também não concebia, por forma alguma, esse comércio grosseiro entre indivíduos do mesmo sexo; entretanto, quem diria!, o fato passava-se agora consigo próprio, sem premeditação, inesperadamente. E o mais interessante é que “aquilo” ameaçava ir longe, para mal de seus pecados... Não havia jeito, senão ter paciência, uma vez que a “natureza” impunha-lhe esse castigo...


(CAMINHA, Adolfo. Bom-Crioulo. Rio de Janeiro: Ediouro, s.d. p. 32-33.)

Sobre a correlação do romance Bom-Crioulo com o Naturalismo, considere as afirmativas a seguir.

I. O romance confirma traços naturalistas ao explorar as influências do meio– a convivência no navio entre homens– como relevantes para a constituição do protagonista.

II. O romance apega-se aos procedimentos naturalistas ao enfatizar como personagens são suscetíveis a instintos sexuais, sem refreá-los.

III. O romance afasta-se dos padrões naturalistas ao apresentar um narrador pouco objetivo e afeito à exposição do sentimentalismo de personagens.

IV. O romance evidencia práticas naturalistas, ao focalizar a temática homossexual sem abordá-la como um desejo que encontra resistência na sociedade.

Assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q3984542 Literatura
A Semana de Arte Moderna, realizada em São Paulo, em 1922, é considerada um marco do Modernismo no Brasil. Assinale a alternativa que caracteriza, corretamente, o Modernismo brasileiro.
Alternativas
Respostas
1: B
2: E
3: A
4: D
5: D