Questões de Concurso Público UFSM 2024 para Técnico em Agropecuária
Foram encontradas 10 questões





A partir do trecho em que o autor esclarece a origem do termo barbeiro (ℓs. 12 a 20), assinale V (verdadeiro) ou F (falso) em cada afirmativa a seguir.
( ) profissional (ℓ. 12) está para barbeiros (ℓ. 13), assim como Brasil (ℓ. 13) está para Portugal (ℓ. 13).
( ) décadas (ℓ. 13) está para século (ℓ. 13), assim como resultado (ℓs. 14 e 15) está para punção (ℓ. 15).
( ) barbeiragem (ℓ. 17) está para incompetência (ℓ. 17), assim como sangue (ℓ. 18) está para rosto (ℓ. 18).
A sequência correta é

I → As queimadas são provocadas pela ação humana de maneira criminosa, mas não se pode desconsiderar a influência do tempo seco e quente.
II → As queimadas liberam substâncias tóxicas para a saúde humana e animal, como dioxinas, materiais pesados e gases tóxicos, todavia esses poluentes não podem se espalhar por grandes distâncias e não há risco de inalação à população.
III → As queimadas contribuem significativamente para o agravamento do efeito estufa. Assim, a floresta, que, é uma grande aliada na luta contra a crise climática por sua capacidade de guardar gás carbônico, ao ser queimada, acaba se transformando em uma gigantesca fonte de emissão desse gás. 01 05 10 15 20 25
Está(ão) correta(s)

( ) As vírgulas em “(...) conexão profunda entre nós, seres humanos, e o meio ambiente (...)” (ℓ. 04) identificam um aposto explicativo.
( ) A vírgula em “Nos últimos dias, a poluição que veio das queimadas (...)” (ℓ. 06) identifica adjunto adverbial deslocado.
( ) As vírgulas em “Os rios voadores da Amazônia, que normalmente carregam grandes quantidades de água transportadas por correntes de ar, estão alastrando (...)” (ℓs. 08-09) separam oração coordenada.
A sequência correta é

I → O pronome demonstrativo “este” no subtítulo da manchete (ℓ. 02) refere-se ao fogo criminoso.
II → O pronome demonstrativo “essa” (ℓ. 04) refere-se à destruição.
III → O pronome demonstrativo “essas” (ℓ. 13) refere-se a problemas respiratórios graves.
Está(ão) correta(s)

( ) O verbo “perceber” (ℓ. 03) é transitivo direto, apresenta objeto direto.
( ) O verbo “vir” (ℓ. 06) é transitivo indireto, apresenta objeto indireto.
( ) O verbo “alastrar” (ℓ. 09) é bitransitivo, apresenta um objeto direto e um objeto indireto.
A sequência correta é

(1) Pronome relativo
(2) Conjunção integrante
( ) “(...) é possível fazer para evitarmos que cenários como este se repitam”. (subtitulo, ℓ. 02).
( ) “Os rios voadores da Amazônia, que normalmente carregam grandes quantidades de água (..)”. (ℓs. 08-09).
( ) “Um relatório de 2021 da instituição apontou que as alterações no tempo e no clima (...)”. (ℓ. 18).
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.