Questões de Concurso Público UFSM 2015 para Técnico em Assuntos Educacionais

Foram encontradas 3 questões

Q634024 Pedagogia

" [...] Quando falo em educação como intervenção me refiro tanto à que aspira a mudanças radicais na sociedade, no campo da economia, das relações humanas, da propriedade, do direito ao trabalho, à terra, à educação, à saúde, quanto à que, pelo contrário, reacionariamente pretende imobilizar a Histó­ria e manter a ordem injusta."


Fonte: Paulo Freire, 2002, p.122-123.

Em relação ao pensamento de Paulo Freire, analise as afirmações a seguir.


I - Rara vez, por exemplo, percebemos a incoerência agressiva que existe entre as nossas afirmações "progressistas" e o nosso estilo desastrosamente elitista de ser intelectuais.

II - É possível a neutralidade da educação. A Educa­ção não vira política devido à decisão deste ou daquele educador. Ela é política.

III- Não há nada talvez que desgaste mais um professor que se diz progressista do que sua prática racista.


Está(ão) correta(s) 

Alternativas
Q634026 Pedagogia

"É neste sentido, por exemplo, que me aproximo de novo da questão da inconclusão do ser humano, de sua inserção num permanente movimento de procura, que rediscuto a curiosidade ingênua e a crítica, virando epistemológica. É nesse sentido que reinsisto em que formar é muito mais do que puramente treinar o educando no desempenho de destrezas."


Fonte: Paulo Freire, 2002, p. 9. 

Conforme o pensamento de Paulo Freire, ensinar exige:


(1) rigorosidade metódica

(2) pesquisa

(3) acriticidade

(4) reflexão crítica sobre a prática

(5) consciência do acabamento

(6) convicção de que a mudança é possível

(7) curiosidade


Assinale a alternativa que contempla as características do ensinar freireano:


Alternativas
Q634031 Pedagogia

"Quando um francês se instala no Brasil, tem um pouco de dificuldade em compreender quem controla a escola. Algumas dependem dos municípios; outras, do Estado, outras, da União. Ademais, as escolas privadas são empresas comerciais, além de pedagógicas. Quanto aos professores, eles podem trabalhar uma parte do dia em uma escola pública e uma outra em uma escola privada - o que seria impensável na França - e seu salário varia conforme os municípios e os Estados; ao passo que, na França, é o mesmo em todo o território nacional, variando somente em função do tempo de carreira e, de maneira mínima, da avaliação do trabalho que fazem. Isso tudo é surpreendente para um francês."


Fonte: Bernard Charlot, 2005, p.152.

Assinale a alternativa que melhor resume o texto:
Alternativas
Respostas
1: D
2: D
3: B