Questões de Concurso Público UFSM 2013 para Técnico em Segurança do Trabalho

Foram encontradas 3 questões

Q424295 Segurança e Saúde no Trabalho
Aos 15 anos de idade, o hoje aposentado Ivo Santos, de 76 anos, teve pela primeira vez contato com o amianto. O ano era 1952 e o adolescente conseguiu seu primeiro emprego como modelador na primeira fábrica brasileira da Eternit do Brasil, a CimentoAmianto S.A., localizada em Osasco, São Paulo. Foram 33 anos de trabalho. Destes, pelo menos, 18 expostos ao amianto sem qualquer proteção, como recorda Santos. “A empresa começou a fornecer algum equipamento de segurança a partir da década de 1970, mas nós não tínhamos conhecimento sobre os malefícios do pó branco que tomava conta da fábrica”, lembra. As mais de três décadas de exposição fizeram com que o aposentado adquirisse doença pulmonar causada pela aeração desse pó. Além disso, ele até hoje acompanha com tristeza a morte de dezenas de colegas que foram vítimas desse agente. Favoráveis e contrários ao banimento dele concordam sobre os malefícios da exposição indiscriminada, mas divergem sobre o seu uso.
               Fonte: Amianto em Debate. Disponível em:<http://www.protecao.com.br>. Acesso em 15 abr. 2013.


O “pó branco que tomava conta da fábrica” ao qual o aposentado se refere no texto é _____________, e a legislação aplicável sobre ele encontra-se na NR 15 anexo _____, sendo seu limite de tolerância de _________.

Assinale a sequência que preenche as lacunas.
Alternativas
Q424319 Segurança e Saúde no Trabalho
Na determinação do Índice de Bulbo Úmido Termômetro de Globo (IBUTG), para que as medições sejam representativas da exposição ocupacional, é importante que o período da amostragem seja adequadamente escolhido, devendo ser realizada mediante análise conjunta das seguintes variáveis:
Alternativas
Q424320 Segurança e Saúde no Trabalho
O critério de referência que embasa os limites de exposição diária adotados para ruído contínuo ou intermitente corresponde a uma dose de
Alternativas
Respostas
1: B
2: E
3: A